WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2005 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


22/09/05

• Rádio Digital (01) - Anatel autoriza primeiros testes

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, September 22, 2005 7:25 PM
Subject: Rádio Digital (1)
 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.

Está na mídia e na "boca do povo técnico" o "Rádio Digital".  :-)
E já chega polêmico.
 
De um artigo:
(...)
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou esta semana que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberará em breve a implantação do rádio digital em 12 capitais brasileiras, em caráter experimental. "Nós já temos condições técnicas para fazer a rádio digital funcionar", disse o ministro, que também é proprietário de emissora de rádio.
O anúncio surpreendeu as entidades e organizações ligadas à democratização da comunicação pelo fato de não ter havido, até hoje, um chamamento à discussão pública sobre como deverá se dar esta transição tecnológica no Brasil.(...)
 
Assim... todos já sabem que lá vem "ambientação"...para formação de opinião...  :-)
 
Começamos com duas notícias recentes nesta primeira mensagem.
 
Na segunda teremos um artigo sobre o tema contendo uma entrevista como o Eng. Higino Germani, diretor técnico da Fundação Cultural Piratini Rádio e Televisão.
 
E na terceira, um excelente artigo técnico de Takashi Tome, engenheiro e pesquisador na área de telecomunicações.
 
No Giga Site WirelessBR temos uma Seção DAB - Digital Audio Broadcasting com dois trabalhos do nosso Gilmar Gomes da Cruz Júnior.
A sigla DAB vai aparecer nas notícias e nos artigos...  :-)
 
Então, abaixo:
- Anatel autoriza primeiros testes de rádio digital  [13/09/05]
- Brasil entra na era do rádio digital [21/09/05]
 
Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-groupWirelessBr
Coordenador da ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini
 

 
Anatel autoriza primeiros testes de rádio digital
 
IDG Now!

Terça-feira, 13 de setembro de 2005 - 10h18  

SÃO PAULO – A Rádio Excelsior de São Paulo e a Rádio Tiradentes de Minas Gerais receberam autorização da Anatel para fazerem os primeiros testes de rádio digital no Brasil.
 
As duas emissoras vão testar o sistema de radiodifusão sonora digital Iboc (In-Band On-Channel), padrão aprovado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e que utiliza a mesma freqüência da transmissão analógica.
 
Durante o experimento serão avaliados o desempenho do sistema de rádio digital em FM e AM, considerando aspectos como qualidade do áudio, área de cobertura e robustez com relação a ruídos, interferências e efeitos dos múltiplos percursos.
 
A Anatel deverá conceder nesta semana autorizações para outras emissoras. O objetivo do teste é avaliar qual sistema é mais adequado às características de cada localidade, como edificações e topografia.
 
As rádios deverão apresentar no prazo de 30 dias resultados da transmissão digital. No final dos experimentos, entregarão outro relatório acompanhado de laudo conclusivo e considerações finais abrangendo todas as atividades desenvolvidas.
 


Brasil entra na era do rádio digital

Quarta-feira, 21 setembro de 2005 - 19:09
Daniela Braun - IDG Now!

A partir de segunda-feira (26/09), o Brasil começa a experimentar uma nova era do rádio, a transmissão digital.
 
A nova tecnologia, que promete transmissões AM de melhor qualidade, sem interferências, e FM com som de CD, começa a funcionar, em caráter experimental, nas emissoras do Sistema Globo de Rádio, Bandeirantes, Jovem Pan, RBS e Eldorado para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.
 
A transmissão experimental foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 12 de setembro e terá um prazo inicial de seis meses, que pode ser prorrogado.
 
Segundo Antonio Rosa, diretor da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), a novidade transformará o rádio em um veículo multimídia.
 
"No máximo em cinco anos, o ouvinte poderá ler textos sobre a programação ou acompanhar imagens de um show transmitido ao vivo na tela do próprio aparelho digital", prevê.
 
Outra possibilidade do rádio digital é a transmissão de até três programas simultâneos, na mesma freqüência, para públicos diferentes. "O rádio é o meio que vai experimentar toda a interatividade da internet aliada à mídia de massa", avalia Rosa.
 
Atualmente, a tecnologia já é aplicada nos Estados Unidos, México e Canadá. O padrão tecnológico escolhido pelos empresários brasileiros é norte-americano - In band on channel (Iboc) - por funcionar tanto no modelo digital como no analógico, que atualmente os brasileiros utilizam.
 
Outros padrões de rádio digital são o europeu -  DAB (Digital Audio Broadcasting) para FM e DRM (Digital Radio Mondiale) para AM - e o japonês - ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting) ou ISDB-T (Terrestrial).
 
Segundo a AESP, o lançamento do rádio digital também marca os 83 anos do rádio no Brasil, criado oficialmente em 7 de setembro de 1922.