WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



04/12/06

• A Grande Inclusão - Editorial do Portal Alice Ramos

Como já citamos em outros"posts", temos acompanhado ao longo do tempo alguns programas dos "governos de plantão" relacionados de algum modo à "inclusão digital".
Assim, o site comunitário WirelessBR possui Seções dedicadas ao FUST, "PC Conectado" e GESAC.

Transcrevemos abaixo o trecho inicial do novo Editorial da jornalista Alice Ramos que também se preocupa com estes problemas (ver coleção dos editoriais).

 A Grande Inclusão
Alice Ramos
No país da exclusão, 80 milhões de pessoas nunca tiveram acesso ao computador, segundo o último levantamento do IBGE. Taí uma boa discussão. A análise fria dos números do IBGE nos dá uma noção exata do quanto ainda precisamos evoluir. Aliás, é preciso evoluir sempre. Principalmente um país que está há décadas em desenvolvimento e patinando na duríssima missão de se tornar um país, se não desenvolvido como as grandes potencias mundiais, pelo menos um pouco melhor de se viver.
Por outro lado, diz o levantamento, que se 80 estão de fora, 100 estão do lado de dentro. Do lado do acesso à informação. Vale dizer então que estamos no caminho certo? Talvez! É uma questão de ponto de vista. Ou não?
A palavra exclusão se tornou uma bandeira ideológica. Uma religião. Um jargão mais do que usado, exaurido e pisoteado. As discussões acerca do acesso a serviços e insumos básicos por parte da população carente recebe, e historicamente sempre recebeu, uma carga de viés ideológico muito pesada. Embora o “grito dos excluídos” seja legítimo e altamente louvável, muitas vezes as discussões acerca de temas como o viés ideológico com que são discutidas as carências, cultura e necessidades no Brasil acabam totalmente distorcidas. Isso praticamente impede ou mascara uma compreensão das reais necessidades e, conseqüentemente, compromete seriamente as decisões referentes às políticas de Estado. Ler mais