WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


08/12/06

O Laptop de 100 dólares... e a conexão, sô? (2)

Mensagem de Helio Rosa para os Grupos Celld-group e WirelessBR:

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL! 

Olá, Rogerio Gonçalves, da ABUSAR, grato pela repercussão.

Em tempo:
"A ABUSAR (Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido) é uma entidade civil sem fins lucrativos que surgiu em 1º de Junho de 2001, a partir de um movimento espontâneo dos usuários de internet — intitulado Velocidade Justa, esse fundado em 30 de julho de 2000 — que busca a melhoria da qualidade dos serviços de acesso à internet por banda larga (conexões de alta velocidade).
Ler mais sobre a ABUSAR aqui.

Rogério, fique à vontade para falar mais da ABUSAR, seus objetivos e atuação hoje.
 
Sobre a "Inclusão".
Recebi também repercussões interessantes no "particular".
Algumas explicações adicionais foram solicitadas.
A dita "falta de vontade política" é herança do governo passado e vale lembrar que o "fundão" chamado FUST, com quase 5 bilhões de reais imobilizados, foi criado para a "inclusão".
 
O GESAC (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) é um programa de inclusão digital do governo atual para implantar "pontos de presença" de acesso à internet em todos os municípios a começar pelos de mais baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
Faço uma nova visita à página oficial do GESAC e colho estes dados:
Em março de 2004 havia 3200 postos de presença.
O quadro de pontos de presença em operação, atualizado em novembro de 2006, relaciona hoje 3293.
Ou seja, nos últimos dois e meio anos foram criados apenas 93 novos postos. Pode ser coincidência mas 53 depois do nosso "post" sobre o assunto em 02 de novembro 2006 (O "post" foi encaminhado aos órgãos responsáveis). Como informação adicional, o Brasil possui um total de 5564 municípios.
E o atendimento aos municiípios não seguiu rigorosamente o IDH.
 
O antigo programa "PC Conectado", hoje "Computador para Todos", está "incluindo" mais e mais pessoas da classe média: nada contra mas... e as classes mais baixas?
 
Na próxima mensagem vamos comentar o projeto da Intel (que está voltando à mídia) chamado "Classmate PC", aparentemente também "desconectado".
 
De volta à simplicidade simplista e simplória.  (sorry, é a idade...)  :-)
Na atual situação de avanço tecnológico, no meu entender, "inclusão digital é acesso liberado ou facilitado à Internet".
Qualquer programa diferente disto não é inclusão em larga escala e sim algo muito preocupante pois, em última análise, parece ser uma restrição de acesso e controle de conteúdo. Alguém já viu este filme, ou melhor, tentativa de exibição deste filme?

Brincando para dizer uma coisa séria:
Estou lançando a candidatura do "prefeitão" (não sei o nome nem o partido) da cidade de Sud Mennucci para o "Ministério da Inclusão Digital".
Este, sim, "sabe das coisas" - e faz: na sua cidade toda a população tem acesso wireless grátis à internet, sem Fust, sem Intel, sem Negroponte...só com a vontade de fazer.
Sei não, mas acho que precisamos de menos "governo central" nesta história de inclusão.  :-)
 
Meu "sonho dourado" é fazer um enorme "brain storming" com nossos 3800 participantes, não para malhar o governo, mas para encontrar realmente uma solução criativa, viável, barata e brasileira para a "inclusão digital".
E - por que não - para tentar fiscalizar o governo e cobrar da mídia mais empenho, menos "pauta" e mais "repórter em campo". :-)

O primeiro problema a ser equacionado, nestes termos, é a "conexão à web". Como viabilizá-la "para Todos"?
E dou a partida nas "idéias enlouquecidas": que tal um programa SRCT ou  "Smartphone Realmente Conectado para Todos"?   :-)
 
Mais uma utopia? O site WirelessBR e a Comunidade WirelessBRASIL também já foram considerados utopia...  :-)
Tema para meditação... :-)
 
Lembro: a ComUnidade e os Grupos não atuam como "sindicato" ou "clube", não produzem documentos formais ou abaixo-assinados.
Nossos debates visam o compartilhamento do conhecimento e a formação de opinião do participante.
Nossa atuação junto à mídia e aos governos é essencialmente individual.

Boa oportunidade para lembrar: 
Democracia Digital Direta - Use e abuse!!!
• Mensagem para o Presidente da República: Formulário em "Fale com o Presidente"
• Mensagem para todos os Deputados e Senadores: formulário no site "Um Brasil Melhor"
• Ministério das Comunicações - Link para o "Fale Conosco"  na home page
 
Em frente!
Um abraço cordial
Helio Rosa