WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


08/12/06

• Sala de aula digital

Mensagem de Helio Rosa para os Grupos Celld-group e WirelessBR:

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
Transcrevo abaixo, parcialmente, o artigo "Sala de aula digital" da diretora de conteúdo do Portal Thesis, jornalista Jana de Paula, nossa participante.
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

Sala de aula digital  - 05-Dez-2006      
Jana de Paula    

 
Cinqüenta e cinco milhões de alunos e professores do ensino básico (médio e fundamental).
Este é o mercado potencial do programa de instalação de um micro por pessoa nas escolas brasileiras, levado adiante pelo Governo Federal.
O pontapé inicial para provimento deste mercado foi dado hoje, durante a terceira edição do Intel Developer Fórum (IDF), em São Paulo.
A Intel comemorou o convite do governo para ser uma das provedoras do projeto piloto, que se pretende implantar já no próximo ano letivo (2007).
Para o piloto, a Intel fornecerá entre 700 e 800 laptops Classmate PC que, juntos aos mil da Fundação OLCP (One Laptop per Child) e mais algumas unidades da fabricante indiana Encore Software, comporão os cerca de 2 mil PCs entregues às primeiras turmas escolares que testarão o conceito.
Este ambiente local se insere num universo maior, mundial. Segundo lembrou o VP corporativo da Intel, John Davies (foto), o projeto anunciado hoje, no país, visa o próximo bilhão de usuários móveis globais. A chave deste mercado são os 1,2 bilhão de crianças, no mundo - sobretudo de países como Índia, Paquistão, Nigéria, Brasil e China, já que os analistas inserem inclusão digital e popularização do ensino à distância como algumas das principais demandas deste road map.
Apesar de ser uma mega-corporação, o feeling da Intel é que este mundo seja provido, principalmente, pelas pequenas e médias empresas. "As PME são um ponto importante para disseminação no mercado local de cada país, pois trazem treinamento e cultura", acrescenta Davies. A China, por exemplo, estima investimentos de US$ 6 bilhões nos próximos cinco anos em projetos de educação básica digital. Ler mais