WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


09/12/06

"Cowboy" - O notebook de U$ 250 do pesquisador da UNESP - Mensagem de Helio Rosa para os Grupos Celld-group e WirelessBR
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Mais um "post" do Silvio Meira,  presidente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).
 
Silvio mantém uma página em http://www.meira.com/ pra "coisas maiores" e também um blog em http://www.meira.com/ onde "tem inserido comentários quase diários sobre as tecnologias da informação e seus impactos na sociedade."
 
O "post": (...) O professor Eduardo Morgado e seu time, da Unesp de Bauru, desenharam e produziram um "laptop de 100 dólares", cujo protótipo custou uns 250 dólares pra montar [o que é muito bom, pois o preço de produção em volume seria muito mais baixo] e que atende pelo apelido de Cowboy.
A história está contada no bites de hoje [link para o .pdf].

Na descrição do projeto, o time de Morgado anuncia um dispositivo computacional de uso genérico capaz de rodar quaisquer softwares compatíveis, e que possua baixo custo de produção e comercialização para o usuário final e seja capaz de oferecer acesso a internet, leitura de arquivos em formatos de mercado bem como permitir a comunicação em rede entre outros computadores para, entre outros fins favorecer as camadas da população com acesso restrito à Tecnologia da Informação.
O grupo do professor Morgado está de parabéns pela iniciativa, uma das muitas que poderia estar em curso, no país, como parte de programas nacionais de inclusão digital e política industrial, coisas que andam elementarmente juntas em qualquer civilização minimamente organizada. Aqui, parece que a carruagem está passando em outra trilha e que o país, parecendo acreditar que possa vender tecnologia ao estrangeiro, não tem tanta fé em seus próprios aviões, hardware, software, técnicos, criadores, inventores, cientistas e engenheiros. e muito menos em uma indústria nacional - ou mesmo baseada no Brasil - de tecnologia.
Acabou de sair:
O governo brasileiro deverá definir, até o fim de fevereiro de 2007, como será a estratégia de compra de um milhão de laptops educacionais de cem dólares (OLPC) destinados às escolas brasileiras. Santo de casa não faz milagre mesmo, por aqui. (...)
 
Aqui está um artigo sobre assunto:
Fonte: IDG Now!
[07/12/06]   Pesquisador da UNESP propõe notebook educacional nacional de US$ 250

E a página página da UNESP sobre o Projeto Cowboy.

Boa leitura!
Um abraço cordial

Helio Rosa