WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



19/12/06

• Reprise: Bumba-meu-Wimax - Mensagem de Helio Rosa para os Grupos Celld-group e WirelessBR
 

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Olá, Márcio, obrigado pela participação (mensagem lá embaixo)!
Você citou o "Projeto WiMAX" da cidade de Belo Horizonte.
Lembrei-me de outro "post" muito interessante da Profa. Thienne Johnson que citava BH e outras cidades com projetos sobre WiMAX.
Por favor, se alguém tiver mais detalhes sobre estes "casos", fique à vontade para garimpar e postar.  :-))

Aqui está o trecho lembrado:  :-)
(...) O projeto (WiMAX em Parintins) integra o Programa World Ahead e foi criado em parceria com CPqD, Embratel, Cisco, Proxim, Fundação Bradesco, Universidade Estadual do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas e Universidade de São Paulo.
As outras cidades brasileiras contempladas com o programa são:
- Ouro Preto (MG),
- Brasília (DF),
- Mangaratiba (RJ) e
- Belo Horizonte (MG).

Combinando Wi-Fi e WiMAX, a solução em Parintins inclui comunicação via satélite, infovia municipal e telemedicina. (...)
Olá, D. Mídia! Vamos botar os repórteres para entrevistar esse "povo"?  :-)
Abaixo está a "experiência" realizada pela Intel em Parintins, capital mundial do "Bumba-Meu-Boi".
Aparentemente o Governo Federal não tomou conhecimento, tanto que a Profa. Thienne comentou, criativamente:
(...) Também interessante, vale ressaltar: nosso ministro Helio "WiMAX" Costa nem foi na inauguração (ele se sente “garantido” ou está só “caprichoso”?). (...)
Vale conferir! 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

• Bumba-meu-WiMAX - Mensagem de Thienne Johnson postada nos Grupos vinculados à ComUnidade:

From: Thienne M Johnson
To: wirelessbr ; celld-group Sent: Thursday, September 28, 2006 4:12 PM
Subject:Bumba-meu-Wimax

Olá ComUnidade!
Um fato muito interessante que aconteceu por esses dias e a mídia especializada não entrou muito em detalhes.
Saiu até na
ABC News australiana:
Remote Amazon town to get wireless Internet - US computer chip giant Intel has unveiled a plan to build a wireless network in the Brazil town of Parintins to give the Amazon rainforest community high-speed Internet access.
Isso mesmo!
Parintins, no Amazonas, ganhou uma rede WiMax!
Também interessante, vale ressaltar: nosso ministro Helio "WiMAX" Costa nem foi na inauguração (ele se sente “garantido” ou está só “caprichoso”?).
O trabalho de implantação durou 6 semanas e foi feito por 50 técnicos da Intel e de empresas aliadas do Vale do Silício.
Foi instalada uma antena WiMax de 100 metros de altura. Em quatro locais de Parintins - duas escolas, um centro comunitário e um centro médico - os receptores irão traduzir os sinais de rede para o protocolo padrão de rede Ethernet. Aproximadamente 70 computadores foram doados como parte do projeto.
Mas nenhuma residência foi incluída no programa. Como dizem que “
Banda larga sem fio não prevê inclusão digital”.... !

Vamos à um resumo do acontecimento (e mais abaixo, à uma coleção de notícias sobre o tema):

No dia 20/09 o chairman da Intel Corp., Craig Barret, inaugurou uma rede sem fio em banda larga na cidade de Parintins, na Amazônia, conhecida por seu Festival Folclórico do Boi-Bumbá (ou Bumba-Meu-Boi como é conhecido no nordeste). Veja fotos do dia aqui.
Por meio da rede sem fio em banda larga, os 114 mil moradores de Parintins, cidade localizada em uma ilha no Rio Amazonas, terão melhor acesso a serviços de saúde e educação, informa a Intel.
O projeto integra o
Programa World Ahead e foi criado em parceria com CPqD, Embratel, Cisco, Proxim, Fundação Bradesco, Universidade Estadual do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas e Universidade de São Paulo. As outras cidades brasileiras contempladas com o programa são Ouro Preto (MG), Brasília (DF), Mangaratiba (RJ) e Belo Horizonte (MG).
Combinando Wi-Fi e WiMAX, a solução em Parintins inclui comunicação via satélite, infovia municipal e telemedicina.
A Cisco forneceu seis access points Cisco AIR-AP1121G, um roteador de serviços integrados Cisco 1841 ISR Series e dois switches Cisco Catalyst 2940 Series. 
O CPqD, parceiro da Intel na implementação de infovias municipais, foi responsável pelo planejamento, projeto, especificação e instalação da infovia de Parintins e da rede WLAN (rede local sem fio) nas escolas e posto de saúde, bem como pela integração de todos os recursos e atividades relacionadas ao projeto.
A Embratel participa com o serviço Business Link, através de um segmento espacial entre Parintins e Manaus.
A Universidade da Amazônia também iniciou um programa de Telemedicina em conjunto com a Escola de Medicina da Universidade de São Paulo.
A Universidade Estadual do Amazonas colabora com o treinamento dos alunos via videoconferência, pesquisas na área de saúde e tele-consultas.  
A Proxim forneceu as estações rádio-base Tsunami MP.16 e as licenças de uso.

Antes, a cidade era atendida somente com um ponto de internet via satélite do Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), programa do governo federal, com um único computador. A velocidade era de 64 quilobits por segundo, pouco mais do que um acesso discado. Com a conexão da Embratel, a velocidade chegará a 1 megabit por segundo, dezesseis vezes maior.
Há somente um provedor de internet (acesso discado) na cidade. Em Parintins, a Intel e a Fundação Bradesco treinaram 24 professores por meio de suas iniciativas educacionais: o 'Programa Intel Educação para o Futuro', que ensina os professores como usar a tecnologia para melhorar a maneira com que os alunos aprendem; e o 'Programa Intel Aprender' prepara estudantes menos privilegiados, com idades entre 10 e 18 anos, para o mercado de trabalho. O posto de saúde conta com um sistema de videoconferência, para permitir que os médicos locais possam se comunicar com especialistas em Manaus e outras cidades.

As notícias da web: 
Intel cria rede de banda larga wireless WiMax em Parintins, na Amazônia
Intel inaugura ‘cidade digital’ no município de Parintins Serviços  
Parintins digital  
Inclusão digital no meio da selva 
Intel monta rede WiMAX em ilha do Amazonas
Intel transforma Parintins em Cidade Digital
Amazonas ganha cidade digital
Intel e Unicamp vão criar laboratório para pesquisas em multicore
Intel leva Internet sem fios a ilha da Amazônia 
Inaugurada a Cidade Digital de Parintins

Profa. Thienne Mesquita Johnson
Moderadora do
Grupo WirelessBR
Coordenadora do
Site WirelessBR
Coordenadora Adjunta da
ComUnidade WirelessBRASIL
Home Page (Universidade da Amazônia)

 
---------------------------------------------------

----- Original Message -----

From: Marcio
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, December 10, 2006 8:13 AM
Subject: Re: [Celld-group] Inclusão Digital (7) - "Classmate PC" da Intel ... e a conexão, sô?
 
* Evandro wrote:

[Mas fico na dúvida se uma criança poderá ter acesso sem limites à  Internet.]

Estamos hoje com todas as 207 escolas municipais de BH conectadas à Internet, e a discussão sobre limitar ou não o acesso gera brigas homericas entre professores, pior do que assembléia de campanha salarial!
Existem escolas que nem falam "sala de informática", falam "sala de orkut". Particularmente sou contra bloqueios eletrônicos, mas sou a favor de limites que devem ser colocados inclusive por força da legislação vigente, especialmente o ECA. Estes "limites" devem servir como forma de educação, o aluno deve aprender a usar sua liberdade de
forma responsável.

[Também já há quem diga que: como o governo não consegue transpor a barreira da mídia, faria um atalho via servidores educacionais até as redes mesh].

Aqui em Belo Horizonte somos piloto do projeto wimax Brasil, e uma das empresas que está trabalhando aqui tem uma TV que roda conteudo educacional. Ainda não tem nada definido no nível de execussão, mas o escopo é esse mesmo: veicular conteudo fora do esquemão de mercado tradicional de radio-teledifusão.

[Isso vai dar muito que falar...]

Certamente!
Márcio