WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


19/12/06

Justiça Eleitoral + Urnas Eletrônicas (1)

Este ano - eleitoral - tivemos oportunidade de trazer ao debate o tema da segurança da Urna Eletrônica.
No processo, organizamos também uma página especial "A Urna Eletrônica" é segura?" com uma coleção de sites, artigos e notícias sobre o tema.  
A notícia Justiça Eleitoral tem confiança de 88% dos eleitores (abaixo) registra a confiança dos eleitores neste processo de votação.
O nosso participante juiz Fernando Botelho presidiu a Comissão do TRE/MG responsável pelo  processo de votação paralela ao pleito oficial para comprovar a segurança e a eficácia do método das urnas eletrônicas e comentou em nossos fóruns esta atividade.  
Lembramos que mantemos na ComUnidade uma página especial com uma coleção dos trabalhos e mensagens do juiz Fernando Botelho e ficamos "salivando" mais um comentário sobre esta notícia e desde já agradecemos sua participação. 
 O BLOCO - Blog dos Coordenadores da ComUnidade tem registrados 06 "posts" sobre o tema.

----------------------------------------------------------------

Fonte: Consultor Jurídico
Justiça Eleitoral tem confiança de 88% dos eleitores

A Justiça Eleitoral é a instituição na qual a população brasileira mais confia. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Nexus – Centro de Informação Estratégica, a pedido da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, a Justiça Eleitoral tem avaliação positiva por 88,7% dos entrevistados. Cerca de 88% confiam nos resultados da eleição.
No ranking das instituições, depois da Justiça Eleitoral, os mais confiáveis são o Poder Judiciário e o Governo Federal.
A instituição também é vista como eficiente por 76,3% dos eleitores e ágil na apuração segundo outros 87,9% dos entrevistados. Para 71,9% dos entrevistados, a instituição presta serviços de qualidade.
A pesquisa foi feita em 25 estados e no Distrito Federal entre eleitores homens e mulheres, com mais 16 anos, no período de 28 de novembro a 3 de dezembro. Foram ouvidos 2001 eleitores e a margem de erro é de 2,2%. A pesquisa verificou também que 97,7% dos entrevistados aprovam a utilização da urna eletrônica nas eleições.
Outros 88% dos entrevistados afirmaram não ter enfrentado dificuldades na hora de votar. A maior parte dos entrevistados ficou na faixa etária entre 20 e 29 anos (26,6%). Entre 16 e 19 anos foram 12%, entre 30 a 39 anos, 22,3%, entre 40 e 49 anos, 17,9%, de 50 a 59 anos, 11,6%, de 60 a 69 anos, 7,2%, e de 70 a 75 anos, 2,2%.
A maioria do eleitorado brasileiro pesquisado concluiu o ensino fundamental (45,3%) e ganha menos de cinco salários mínimos (81,2%). O meio pelo qual esses eleitores se informam sobre política e eleições é a televisão (76,3%). A fonte de informação para decisão de voto no segundo turno das eleições foi o debate entre os candidatos no rádio e na televisão (33,2%), seguido dos programas dos candidatos no horário eleitoral gratuito na TV (28,5%).
Revista Consultor Jurídico, 14 de dezembro de 2006