BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2006               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



18/03/06

• Rádio Digital (11) - "Tudo" sobre Rádio Digital - "Anatel apresenta projeto do rádio digital no Senado"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc:
takashi@cpqd.com.br ; Alice Ramos ; Daniela Braun ; Adilson Cabral ; Juarez Quadros do Nascimento ; Antônio Rosa ; Ethevaldo Siqueira ; Jana de Paula
Sent: Saturday, March 18, 2006 11:02 AM
Subject: "Tudo" sobre Rádio Digital
 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Algumas emissoras, devidamente autorizadas, realizam testes do padrão americano de Rádio Digital  "IBOC - In-Band On-Channel  (a relação completa está em http://www.teleco.com.br/radio.asp ) e a Faculdade de Tecnologia da UNB testa o padrão "DRM - Digital Radio Mondiale", a alternativa européia.
 
O "Rádio Digital", também é polêmico como sua "irmã", a "TV Digital":  :-)
 
Vejam estes recortes do noticiário:
 
(...) a liberação de testes somente para o padrão norte-americano IBOC (In Band On Channel) em 12 capitais, a partir de setembro, provocou polêmica dentro e fora do governo Lula pela rapidez com que o debate está sendo conduzido. (...)
 
(...) A Anatel informa, no entanto, que os dois padrões (IBOC e DRM) não concorrem entre si, uma vez que cada um se aplica de acordo com o tipo de transmissão utilizada.  (...)  
 
(...) O maior problema é que os testes começaram sem a discussão ter passado pela sociedade. O  sistema americano IBOC, escolhido  causa, comprovadamente interferência nas emissoras de baixa potência, comunitárias ou comerciais. (...)
 
Assim, vamos à mais uma ambientação/"reambientação" pois o "Rádio Digital" volta ao noticiário.  :-)
 
Temos um bom conteúdo sobre o tema em nosso blog comunitário "Rádio Digital"
 
Aqui estão os novos "posts":
Artigo:
Fonte: Informativo Sete Pontos   
[Fev 2006]  
DRM é a nova onda da Rádio Digital  do por Prof. Adilson Cabral, Coordenador do Informativo Eletrônico SETE PONTOS    Vale conferir!
 
 
Olá, "3369 participantes"!!!!
Alguém "ligado" no tema para comentar?
Alguém do "público externo" deseja participar do debate?
 
Mais abaixo transcrevo a parte inicial do blog e as duas notícias citadas.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

 

 
Blog Comunitário RÁDIO DIGITAL
 
Artigos
Clique no título para ler o original

Indicamos este link como "leitura obrigatória" para uma visão geral do "Rádio" no Brasil
Site
TELECO
Seção: Rádio e TV
Página:
Rádio no Brasil
 


Informativo Sete Pontos
[Fev 2006]   DRM é a nova onda da Rádio Digital   

Informativo Sete Pontos
[Nov 2005]   Digitalização das rádios comunitárias: quem vai pagar a conta? por Prof Adilson Cabral, Coordenador do Informativo Eletrônico SETE PONTOS

Informativo Sete Pontos
[Out 2005]   HC e o padrão transgênico Iboc de Cláudia Abreu

Observatório da Imprensa
[09/10/05]   RÁDIO DIGITAL - A um passo da democracia nas ondas sonoras

Site TELECO
[04/07/05]   Rádio Digital de Juarez Quadros do Nascimento.

Informativo Sete Pontos
[Fev 2005]  ISDB-Tsb: o padrão de rádio digital no Japão  de Takashi Tome

Informativo Sete Pontos
[Dez 2004]   IBOC – Sistema de Rádio Digital nos Estados Unidos de Takashi Tome.

Informativo Sete Pontos
[Nov 2004]   DAB Eureka 147 de Takashi Tome

História do Rádio
Linha de tempo sobre a história do rádio. Produzida por Steven E. Schoenherr (em inglês)


Site WirelessBR

Seção DAB - Digital Audio Broadcasting 
Coordenada por Gilmar Gomes da Cruz Júnior


Notícias



adNEWS
[17/03/05]   Rádio Digital: Anatel autoriza teste da Record

adNEWS
[08/03/05]   Anatel apresenta projeto do rádio digital no Senado

IDG Now!
[17/02/06]   Novo padrão de rádio digital será testado

Portal UAI
[17/02/06]  
Anatel autoriza Universidade de Brasília a testar transmissão de rádio digital

Projeto Brasil
[03/10/05]  Rádio Digital já é realidade no Brasil

IDG Now!
[30/09/05]   Rádio Digital: entenda a nova era do rádio

IDG Now!
[27/09/05]   Doze emissoras de rádio testam sinal digital

IDG Now!
[21/09/05]   Brasil entra na era do rádio digital

IDG Now!
[13/09/05]   Anatel autoriza primeiros testes de rádio digital 

Observatória da Imprensa
[12/08/05]  
RÁDIO DIGITAL - Governo ainda não sabe como se dará a transição  

Revista A Rede - Momento Editorial
[11/08/05]   Rádios testam padrão digital dos EUA  
 


Transcrições das Notícias


 
adNEWS
Rádio Digital: Anatel autoriza teste da Record. 17/3/2006 14:44:00

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) concedeu ontem autorização para a Rádio Record (AM 1000 kHz - São Paulo/SP) realizar testes do Rádio Digital no sistema IBOC (In-Band On Channel).
Em um prazo de 60 dias, a Record deverá apresentar relatório inicial fornecendo detalhes sobre as transmissões e os testes.
Fonte: Rádio Agência
 

adNEWS
Anatel apresenta projeto do rádio digital no Senado. 8/3/2006 09:50:00

O conselheiro substituto da Anatel, Ara Apkar Minassian, apresentou ao Conselho de Comunicação Social (CCS) do Senado Federal um panorama da digitalização da radiodifusão sonora no Brasil. A sessão foi presidida pelo conselheiro do CCS, Arnaldo Niskier.

Durante a sessão de apresentação, Minassian afirmou que a digitalização será um salto para a revitalização da radiodifusão sonora, devido à qualidade de áudio próxima à de um CD para as emissoras de ondas médias e curtas, as quais se tornarão tão atrativas para o ouvinte e o anunciante como hoje são as emissoras FM.

O conselheiro relacionou as seis emissoras que obtiveram autorização para realizar testes com o sistema de rádio digital na faixa de freqüência modulada (FM) e outras cinco que preferiram fazer experimentos na faixa de ondas médias (OM). Todas elas optaram pelo sistema norte-americano IBOC, por ser hoje o mais desenvolvido para fazer a transmissão digital no mesmo canal da estação analógica e ter custo de implementação baixo.

Já a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) realizou testes em ondas curtas (OC) com o sistema DRM, desenvolvido por um consórcio internacional.

Minassian adiantou que a Anatel está prestes a autorizar mais uma instituição a realizar testes com sistema DRM: a emissora estatal Radiobrás (em Brasília e no Rio de Janeiro), em ondas médias (OM).
O sistema DRM acaba de desenvolver a possibilidade de utilização do mesmo canal da estação em OM, tanto para o sinal analógico como para o digital, o que representa menores custos para sua implementação.

O conselheiro informou, ainda, que até o momento não houve interesse dos radiodifusores na realização de testes com os sistemas Eureka (europeu) e NISDB-T (japonês). O europeu tem alto custo de implementação, e operação fora da faixa do canal de FM, o que por sua vez também tem encarecido o preço dos receptores. Já o segundo, pode vir a despertar interesse quando da definição do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), visto que ele é compatível com o padrão de televisão digital ISDB-T.

Cerca de 95% da população brasileira tem acesso ao rádio, conforme Minassian, o que dá uma medida da importância e alcance desse meio de comunicação no país. "Ele exerce papel fundamental no interior e na Amazônia", assegurou, destacando as transmissões em ondas médias e curtas, que têm maior alcance e cobertura.
A cada seis meses, explicou o conselheiro, as emissoras que realizam testes terão de gerar relatórios sobre a funcionalidade, vantagens e desvantagens obtidos nos seus experimentos. Esses relatórios serão disponibilizados na página da agência na internet (www.anatel.gov.br), para acesso da população em geral e em especial aos radiodifusores, para comentários e avaliação final da Anatel.

Por enquanto, a falta de oferta de receptores de rádio digital no país é uma barreira que torna os testes com sinal digital inacessíveis à população, mas Minassian acredita que, em breve, essa questão será superada com a entrada inicial de produtos importados e o progressivo crescimento da produção pela indústria nacional. "Não cabe aqui pensarmos em um sistema que promova a exclusão social; o modelo terá de atender também à população de baixa renda", afirmou. "Para massificar o rádio digital acredita-se que o processo deve se iniciar por receptores instalados em automóveis; sendo que nas residências acontecerá num segundo momento."

De acordo com Minassian, haverá um período no processo de digitalização em que o ouvinte terá ao seu dispor tanto o sinal analógico quanto o digital (simulcasting), para não prejudicar os que ainda possuam aparelhos analógicos. Durante o período de simulcasting poderão ocorrer interferências entre transmissões analógicas e digitais. Isso deixará de ocorrer no momento em que seja desligado o sinal analógico, quando será possível perceber as melhores características do sinal digital - robustez, baixo nível de ruídos e eficiência no uso do espectro.

O conselheiro esclareceu que a Anatel se limitará a analisar o processo de digitalização pelo ponto de vista técnico. Eventuais desdobramentos de caráter político, como fixação de políticas públicas, política industrial e outros, estão fora do âmbito dos experimentos atuais. O objetivo da agência é colocar à disposição da sociedade e das autoridades envolvidas o resultado dos testes alcançados após avaliação procedida por 13 instituições privadas e públicas, radiodifusores e universidade. 

 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil