WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


02/10/06

China quer internet própria

Este é o título do novo artigo de Elis Monteiro publicado no Fórum PCs em 25 de Setembro de 2006.

O trecho inicial está aqui, para "salivação":
(...) A notícia veio da agência Reuters e pode vir a passar despercebida: a China decidiu criar uma nova internet. O motivo alegado é simples: a estrutura atual da rede mundial de computadores não estaria dando conta do número de usuários entrando na internet ao mesmo tempo, principalmente em países muito povoados. Só na China, atualmente são mais de 120 milhões de internautas, com um potencial de crescimento do tamanho de sua população de mais de 1,2 bilhão.
Os motivos políticos não custaram, claro, a aparecer: a internet estaria, segundo o governo chinês, muito “concentrada” nas mãos de empresas americanas. Assim, a China quer colocar-se no papel de “mãe” de uma segunda rede de protocolos IP chamada Cernet2 que, dentre outras novidades, será totalmente construída em cima de nova versão da rede de protocolos IPv6.
O IPV6 vem sendo defendido com unhas e dentes há alguns bons anos e dentre as características principais estão a possibilidade de um maior número de endereçamento, maior velocidade e capacidade superior de migração para dispositivos móveis, como celulares e PDAs, com suporte a transmissões em tempo real.
Há ainda outras qualidades: o IPV6 promete ser mais seguro – pela capacidade superior de autenticação e encriptação - e mais barato. Além disso, propiciaria uma transição mais suave para o novo mundo da Voz sobre IP (Voip).
É claro que, a princípio, seriam estas “qualidades” interessantes para uma grande parcela de usuários – quem não quer mais segurança, mais velocidade e mais flexibilidade de plataformas? Mas para as empresas de telecomunicações, bem, este é um outro papo.
Que também, aliás, já vem se arrastando há anos. A princípio, os Estados Unidos não teriam mostrado grande euforia em migrar para o mundo do IPV6. E, dizem as más línguas, a reboque o ICANN também não...
Bem, há alguns anos entrevistei um de nossos representantes no ICANN – o membro do Comitê Gestor da Internet Brasileira Demi Getscko. Perguntei se era verdadeiro o lobby que as operadoras estariam fazendo contra o IPV6.
A resposta de Demi, à época, foi esclarecedora: ainda não há necessidade de IPV6, mesmo que o governo da China tente usar isso como justificativa para a criação de uma nova internet: (...) 

Ler mais em China quer internet própria

Os demais artigos de Elis Monteiro estão aqui: Coluna de Elis Monteiro