WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


02/10/06

• O que é ICANN?

No site SoftwareLivre.org consultamos o artigo Direto da Argentina: Mário Teza encontrando os pais e as mães da Internet da Editoria do Comitê Gestor da Internet e recortamos este trecho:
(...) O que é ICANN? - A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN - Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet) é uma corporação organizada em nível internacional sem fins lucrativos, responsável pela alocação do espaço de endereços de Protocolos da Internet (IP), pela atribuição de identificadores de protocolo, pelo gerenciamento do sistema de nomes de domínio de alto nível genéricos (gTLDs) e com códigos de países (ccTLDs), e pela administração do sistema de servidores-raiz. Originalmente, esses serviços eram desempenhado pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA - Autoridade para Atribuição de Números na Internet) e outras entidades, segundo um contrato com o governo dos Estados Unidos. Agora ICANN executa as funções da IANA.
Sendo uma parceria entre os setores público e privado, ICANN dedica-se a preservar a estabilidade operacional da Internet, promover a concorrência, obter uma ampla participação das comunidades globais da Internet e elaborar políticas adequadas à sua missão, empregando para isso processos baseados em consenso "da base para o topo".

O que é o Sistema de Nomes de Domínio?

O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) ajuda os usuários a encontrarem seu caminho pela Internet. Cada computador conectado à Internet possui um endereço exclusivo denominado "endereço IP" (endereço de Protocolo da Internet). Como é difícil memorizar endereços IP (que são seqüências de números), o DNS permite que, ao invés do número, se utilize uma seqüência familiar de letras (o "nome de domínio"). Portanto, ao invés de digitar "192.0.34.65", você pode digitar "www.icann.org."
Qual é o papel da ICANN?
ICANN é responsável por coordenar o gerenciamento dos elementos técnicos do DNS a fim de garantir a capacidade de resolução universal, de modo que todos os usuários da Internet consigam encontrar todos os endereços válidos. Ela o faz supervisionando a distribuição dos identificadores técnicos exclusivos usados nas operações da Internet, e a delegação de nomes de Domínio de Alto Nível (como .com, .info, etc.).
Outros tópicos de interesse para os usuários da Internet, como por exemplo as normas para transações financeiras, controle do conteúdo da Internet, e-mails comerciais não-solicitados (spam) e proteção de dados, estão fora do alcance da missão de coordenação técnica da ICANN.
A garantia de resultados previsíveis de qualquer ponto da Internet é denominada "capacidade universal de resolução". Esse é um recurso essencial do Sistema de Nomes de Domínio que faz da Internet o recurso útil e global que é hoje. Sem esse recurso, o mesmo nome de domínio poderia conduzir a diferentes locais da Internet em circunstâncias diferentes, o que só causaria confusão.

Como ICANN trabalha?

Na estrutura da ICANN, governos e organizações internacionais criadas por tratados trabalham em parceria com empresas, organizações e indivíduos especializados que estão empenhados em construir e sustentar a Internet global. A inovação e o crescimento contínuo da Internet trazem consigo novos desafios para manter a estabilidade. Ao trabalharem em conjunto, os participantes da ICANN abordam essas questões que se referem diretamente à missão de coordenação técnica da ICANN. Segundo o princípio que concede o máximo de liberdade para a auto-regulamentação, ICANN talvez seja o melhor exemplo de colaboração de vários grupos constituintes da comunidade da Internet.
ICANN é dirigida por um Conselho de Diretores composto por várias nacionalidades, que supervisiona o processo de elaboração de políticas. O presidente da ICANN dirige uma equipe internacional que trabalha em três continentes e que assegura que ICANN cumpra seu compromisso operacional para com a comunidade da Internet.
Criado para responder às exigências de tecnologias e economias em rápida mutação, o processo normativo flexível, de fácil implementação, tem sua origem nas três Organizações de Apoio. Comitês consultivos formados por organizações de usuários, e comunidades técnicas trabalham com as Organizações para criar políticas apropriadas e efetivas. Mais de oitenta governos assessoram de perto o Conselho de Diretores por meio do Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais.
A Diretoria da ICANN inclui ou já incluiu cidadãos da Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, China, França, Alemanha, Gana, Japão, Quênia, Coréia, México, Holanda, Portugal, Senegal, Espanha, Reino Unido e dos Estados Unidos. (...) Ler mais em Direto da Argentina: Mário Teza encontrando os pais e as mães da Internet