WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


04/10/06

Futurecom 2006 (1)

(...) O Futurecom, é um empreendimento, cujos alicerces de sustentação são baseados na participação das empresas operadoras nacionais e internacionais, dos clientes corporativos, dos distribuidores e dos fornecedores de bens e de serviços de Telecom e TI, formando um círculo virtuoso que conta também com a fundamental participação da Anatel e do Ministério das Comunicações.
O Futurecom é um evento mercadológico, empresarial e regulatório, focado essencialmente em desenvolvimento de negócios, no qual participam os mais destacados dirigentes e profissionais de Telecomunicações e de Tecnologia da Informação. O Motivo da realização do Evento em Florianópolis, mesmo contando com 70% do público advindo de São Paulo e Rio de Janeiro é a permanência durante os dias do evento destes profissionais, potencializando oportunidades de negócios, especialmente num momento em que cada vez mais, o poder de Networking é parte integrante da qualificação das empresas que querem continuamente melhorar as suas posições no mercado competitivo em que vivemos.
Fato de destaque é a presença no Futurecom dos principais jornais da mídia geral brasileira, e de conceituados jornalistas, que participam de todo o evento, em 2005 foram 346, proporcionando assim, as melhores oportunidades de divulgação para as empresas patrocinadoras do Futurecom.(...)

A jornalista Jana de Paula, diretora de conteúdo do Thesis, participante da nossa ComUnidade, escreve diretamente da Futurecom.
Futurecom 2006 - Presença Virtual

- Estranhamento por Jana de Paula  -  03-Out-2006 - "O Ministério das Comunicações não está em lua-de-mel com as operadoras de telecomunicações. Isto ficou claro nestas primeiras 24 horas do Futurecom 2006, inaugurado ontem no Centro de Convenções de Florianópolis (SC). Em sua palestra na cerimônia de abertura do evento, o ministro Hélio Costa se ressentiu das críticas feitas à escolha da tecnologia japonesa para o padrão de TV Digital; criticou o índice de penetração em domicílios da telefonia fixa; e disse que, no país, quem formula a política do setor é o Minicom." Ler mais: Estranhamento

- Moto Q: veloz - 03-Out-2006 - "Vivo e Motorola lançaram hoje o Moto Q, smartpohone para múltiplas tarefas. O novo aparelho - com 11,9 mm de espessura - é o garoto propaganda da mais agressiva campanha da Vivo, que cobrará R$ 599 pelo aparelho, e R$ 69,90 pela assinatura do serviço de conexão sem fio à internet em banda larga. De acordo com Enrique Ussher, presidente da Motorola Brasil, o device é voltado a aplicações que requerem produtividade para o mercado corporativo e atua como ferramenta de entretenimento ao cliente final." Ler mais: Moto Q: veloz

Eduardo Tude, diretor do Teleco também está na Futurecom e relata no Blog do Teleco: A Convergência foi o tema principal do 1º dia da Futurecom
Para Fernando Xavier Ferreira, Presidente do Grupo Telefônica a convergência é hoje uma realidade a apresentou dados de vários países onde a opção por soluções do tipo “triple play” (Telefonia, Banda Larga e TV por Assinatura) já atinge mais de 20% dos clientes.
Fernando Xavier defendeu o acesso das concessionárias de telefonia fixa às freqüências para Wimax em suas áreas de concessão apresentando exemplos de que isto acontece em vários países do mundo.
Esta posição foi contestada por Mario Cesar de Araújo, Presidente da Tim, que defendeu a posição da Anatel importante para evitar o monopólio da Banda Larga no Brasil.
Aluízio Byrro, Vice-Presidente da Siemens, também tratou de convergência. Para Byrro a concorrência na telefonia fixa em todo o mundo não existe vem de novas operadoras de telefonia fixa mas de outros serviços como o celular.
Roberto Oliveira Lima, Presidente da Vivo, defendeu a proposta de união das operadoras de celular para implantar uma infra-estrutura única com tecnologia UMTS/WCDMA a ser compartilhada por todas as operadoras. A baixa rentabilidade das operadoras seria a justificativa maior para esta opção. Neste 1º dia da Futurecom foi possível ouvir importantes executivos do setor e verificar que a convergência, depois de muita discussão, está saindo do papel.

IDGNow!  - Cobertura especial da Futurecom: Hélio Costa rebate críticas a padrão de TV digital / SMS é usado por 49% de donos de celulares / Telefônica prepara terreno para TV em banda larga / Entidades sugerem políticas de telecom / Anatel reforça apoio à competição no mercado / Intel: parcerias para fabricação de WiMax / Definição sobre set-top box sai nesta gestão / Portaria regulamenta TV e áudio via satélite