WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


04/10/06

DTH (Direct To Home) ou TV via Satélite

Definição da Anatel para "DTH": Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite.

O Ministro Helio Costa "ataca" novamente e vem aí mais polêmica: Costa diz que está pronta portaria para regulamentar DTH (Portal TIInside).
Então fazer uma ambientação em DTH é preciso.

Anotamos no site da ABTA - Associação Brasileira de TV por Assinatura este tópico sobre DTH:

(...) O DTH (Direct to Home) é um sistema de TV paga no qual o assinante instala em casa uma antena parabólica e um receptor/decodificador, chamado IRD (Integrated Receiver/Decoder), e recebe os canais diretamente de um satélite geoestacionário. Entre suas vantagens está a cobertura nacional ou mesmo continental, com mais de 180 canais digitais, e a rápida implantação.
Contrariamente às tecnologias de cabo e MMDS, o DTH não viabiliza a inserção de programas de conteúdo local, pois a programação é a mesma para todos os assinantes, em toda a área de cobertura.

O headend de um sistema de DTH é chamado de uplink center porque é de lá que os sinais recebidos pela operadora sobem para o satélite (uplink). O custo inicial do sistema é elevado, pois envolve o aluguel de espaço em satélites e montagem de uma rede nacional de distribuição e de venda. Em compensação, o serviço cobre praticamente todo o território nacional, variando um pouco de acordo com a pegada (footprint) de cada satélite.
Todos os serviços de DTH no Brasil - DirecTV, Sky e Tecsat na banda KU, e Digisat na banda C - , usam sinais digitais, o que permite, além de excelente qualidade de som e de imagem, melhor aproveitamento do caro espaço que ocupam nos satélites.

Os primeiros serviços de DTH no Brasil usavam a banda C, a mesma faixa de freqüências usada pelas emissoras de TV aberta para levarem seu sinal às afiliadas em todo o País, com o mesmo tipo de antena parabólica. Hoje se calcula que haja mais de 5 cinco milhões de parabólicas instaladas no País para captar estes sinais.

A maioria dos assinantes usa o sistema de banda KU, com antena parabólica bem menor, que pode ser instalada com facilidade mesmo dentro das residências. Serviços de acesso à Internet via satélite já existem nos EUA, mas sempre com o canal de retorno por telefone. Serviços de acesso bidirecional via satélite ainda estão em teste (...)

A polêmica
:
A redação da TIInside faz esta Análise no texto da notícia já citada:
"A iniciativa de Hélio Costa é, no mínimo, polêmica. Primeiro, porque não faz o menor sentido tratar o DTH de forma separada dos demais serviços de TV por assinatura. Depois, porque todos os meios de comunicação social estão vinculados à Constituição. O que falta é definir o que são meios de comunicação social e regulamentar os artigos 221 e 222 da Contituição, o que é justamente a proposta da Lei de Comunicação em elaboração (lenta) na Casa Civil. Não existem, para nenhum serviço, salvo a radiodifusão aberta, regras que determinem a qualidade do conteúdo. Mas já existem regras, colocadas pela legislação e regulamentação da Ancine que precisam ser seguidas por qualquer tipo de programação no Brasil. A iniciativa de Costa precisará ser certamente muito bem discutida." Ler mais em Costa diz que está pronta portaria para regulamentar DTH