WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



08/10/06

• O que é IMS?

"O IP Multimedia Subsystem é uma plataforma para controle se serviços multimídia, que combina recursos de real-time, como voz e vídeo-telefonia, com serviços non-real time, independentemente da tecnologia de rádio empregada. A solução é padronizada internacionalmente pelo 3GPP, órgão responsável pela padronização das redes de Terceira Geração.
Ao contrário de uma nova estrutura verticalizada, onde a cada inserção de uma nova aplicação uma estrutura especial para suportar tal serviço é requisitada na rede o IMS é centrado no core da malha, com uma infra-estrutura comum ao controle de todas as aplicações." (Fonte: Promon)
 

Aqui está o que Eduardo Tude, diretor do Teleco registrou no blog do site

(...) Teleco coordena painel de IMS na Futurecom - IMS: convergindo redes, tecnologias e multi-serviços foi o tema do painel coordenado por Jose Luiz de Souza, Diretor do Teleco, ontem na Futurecom. O painel contou as presenças de Adalberto Leidenforst (Accenture), Caio Bottiglieri (Nokia), Carlos Henrique Lobão Pegurier (Telcordia), Cládio Dascal (Tekelec), Ernesto Rosselot (IBM), Francisco Pinto (Áudio Codes), Herberto Macoto (Nec), Hugo Palma (Huawei), Jesper Rhode Andersen (Ericsson) e Paulo Roberto Cabestré (CPqD).
A conclusão foi de que o IMS é uma tendência inexorável, mas que será adotado paulatinamente pelas operadoras. A nível mundial a Ericsson possui 35 contratos de IMS, a Nokia 18 e a Huawei 1. (...)
 
Neste artigo publicado no Convergência Digital, Cássio Garcia expande o conceito: Evolução da Comunicação Multimídia

Nos últimos anos assistimos à popularização da internet como forma de comunicação entre pessoas e também à padronização do protocolo IP como forma de acesso às aplicações na web. Toda essa transformação resultou num crescimento explosivo na demanda pelo acesso em banda larga.
Com o crescimento de usuários da internet e dos acessos em banda larga, começaram a se popularizar diversas formas de comunicação em tempo real sobre a rede IP, que rapidamente se tornaram ferramentas indispensáveis aos negócios e ao lazer. O processo de comunicação passou a incluir múltiplas mídias como voz (VoIP), mensagens instantâneas (messengers), vídeo (Video over IP, videoconferência), grupos de presença (que indicam o estado de disponibilidade de outros usuários), colaboração (troca de arquivos em tempo real, navegação simultânea) e compartilhamento de aplicações, entre outras.
Como resultado desta efervescência de serviços foi sendo criada no usuário final uma cultura de uso desse tipo de ferramentas e se sedimentaram as características essenciais de serviços até a pouco tempo inéditos. A situação atual, no entanto, ainda está longe do ideal.
Desafios da Comunicação Multimídia
De popularidade consagrada mas ainda complexa e pouco prática para o usuário final, a comunicação multimídia apresenta dificuldades como:

· Os serviços oferecidos por vários provedores de internet ou telefonia possuem pouca ou nenhuma interoperabilidade entre si. Os usuários de um serviço muitas vezes só se comunicam com usuários do mesmo provedor;

· O usuário tem de se inscrever em cada serviço de maneira independente. A sua conexão ao serviço também é feita de forma independente, obrigando-o a memorizar uma infinidade de logins e senhas;

· A qualidade do serviço (QoS) varia de forma drástica de um ponto de acesso a outro.

A padronização de protocolos teve um grande avanço com a definição pelo IETF-Internet Engineering Task Force do protocolo denominado Session Initiation Protocol (SIP) e do seu uso para a oferta de um grande número de aplicações multimídia. Entretanto, a questão do QoS não foi diretamente endereçada pelo IETF. A solução a esta questão começou com a definição da arquitetura IMS.

O que é IMS?
O IMS-IP Multimedia Subsystem é um modelo de rede de serviços originalmente desenvolvido pelo consórcio 3GPP-3rd Generation Mobile System para oferta de serviços multimídia em redes celulares GSM. Posteriormente, esse modelo foi incorporado, com outras denominações, em redes CDMA (Multimedia Domain - MMD), redes de acesso ADSL/Wi-Fi (consorcio TISPAN) e em redes de TV a cabo (PacketCable), constituindo-se numa padronização para todos os tipos redes de acesso em banda larga.

O modelo IMS se baseia no protocolo SIP do IETF, porém define claramente as características do seu uso em cada uma das interfaces de rede de forma a limitar um pouco a flexibilidade do protocolo IETF. Isso faz com que a segurança da rede seja aumentada e facilita a interoperabilidade entre elementos. O modelo se organiza em várias camadas (transporte, controle, aplicação) e destina especial cuidado à garantia de QoS nas várias redes de acesso e com o uso de bases de dados de assinantes padronizadas que permitam a mobilidade de acesso (roaming) entre as várias redes.

O modelo IMS garante ao usuário, portanto, a continuidade da oferta de um mesmo serviço multimídia (chamada de voz e/ou vídeo, IPTV, messaging, etc), com mesmo código de acesso e senha entre várias redes de acesso e conta única. Assegura-se a QoS adequada para o serviço em cada tipo rede de acesso (celular, ADSL, cable modem). O modelo unificado de oferta de serviços também permite a interação entre serviços bastante distintos como, por exemplo, a visualização na tela da TV do número de telefone que está chamando no telefone fixo.

O modelo IMS ainda se encontra em fase inicial de implementação (e em alguns casos de normatização), mas já se constitui num consenso da indústria e dos provedores de serviços, representando um importante avanço para a consolidação dos serviços multimídia. Cassio Garcia é diretor da Nortel Networks do Brasil

Outros artigos referenciados na Seção IMS do site WirelessBR, que contém também uma relação de notícias sobre o tema:
Fonte: WorldTelecom
[12/07/05] Os usuários móveis têm fome de quê?  de Paulo Henrique G. Souza

Fonte
: Promom 
[21/10/04]   Revolução à vista  de Jacílio Saraiva 
Fonte: Teleco   Tutorial:
[06/12/04]  Evolução das Redes de Telecomunicação: Arquitetura IMS
Samuel R. Lauretti

Fonte
: Communications by Siemens
[Fev 2005]   IMS: mais e melhores serviços na telefonia móvel

Fonte
TelecomWeb
[02/12/04]   Novos serviços móveis versus otimização dos investimentos

Fonte
: Alcatel
[2006]   Network Evolution towards IP Multimedia Subsystem de Michael Tadault e
Laurent Thiébaut 

Fonte
: Motorola    White Paper em formato pdf
[Fev 2004]   Motorola IP Multimedia Subsystem