WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


20/10/06

O que é VPN - Virtual Private Network  ou Rede Privada Virtual?

Uma das respostas está neste artigo em que a autora, Liou Kuo Chin, faz uma excelente introdução ao tema:   Rede Privada Virtual - VPN
(...) A idéia de utilizar uma rede pública como a Internet em vez de linhas privativas para implementar redes corporativas é denominada de Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual. As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos.
A segurança é a primeira e mais importante função da VPN. Uma vez que dados privados serão transmitidos pela Internet, que é um meio de transmissão inseguro, eles devem ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados.
Outro serviço oferecido pelas VPNs é a conexão entre corporações (Extranets) através da Internet, além de possibilitar conexões dial-up criptografadas que podem ser muito úteis para usuários móveis ou remotos, bem como filiais distantes de uma empresa.
Uma das grandes vantagens decorrentes do uso das VPNs é a redução de custos com comunicações corporativas, pois elimina a necessidade de links dedicados de longa distância que podem ser substituídos pela Internet. As LANs podem, através de links dedicados ou discados, conectar-se a algum provedor de acesso local e interligar-se a outras LANs, possibilitando o fluxo de dados através da Internet. Esta solução pode ser bastante interessante sob o ponto de vista econômico, sobretudo nos casos em que enlaces internacionais ou nacionais de longa distância estão envolvidos. Outro fator que simplifica a operacionalização da WAN é que a conexão LAN-Internet-LAN fica parcialmente a cargo dos provedores de acesso.(...)

Ler mais em:
Introdução / Aplicações para redes privadas virtuais / Requisitos básicos / Tunelamento / Protocolos de tunelamento / O funcionamento dos túneis /
Protocolos × Requisitos de tunelamento / Tipos de túneis / IPSEC – Internet Protocol Security / Conclusão / Referências

Outros artigos:
Conceitos Básicos de VPN - de Marco Antonio G. Rossi e Oswaldo Franzin
VPN - Conceitos- de Eduardo Rapoport
O que é VPN - Portal Chapecó
Wikipedia (em português)