WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



29/10/06

A VIVO e o GSM

No mês de agosto publicamos este "post": Eduardo Tude, diretor do Portal TELECO,  avalia as razões pelas quais a Vivo decidiu construir uma rede de celular GSM no artigo  O GSM da Vivo.
O site WirelessBR possui uma Seção sobre o tema: "O Dilema da VIVO" com ênfase nas mensagens veiculadas nos Grupos de Debates  WirelessBR e Celld-group com preciosas informações e argumentações.

O Portal Convergência Digital publicou em 27/10/2006  este artigo da jornalista Ana Paula Lobo: Vivo programa lançamento da rede GSM para novembro e negocia com Itautec para EV-DO .

Vejamos o trecho inicial:
" O presidente da Vivo Roberto Lima, informou que o lançamento da rede GSM - prevista para novembro - será feita de forma "suave" para evitar erros estratégicos. Segundo o executivo, nos próximos quatro meses serão instaladas 7600 ERBs, contratadas junto à Ericsson e à Huawei.
Por semana, adianta Lima, estão sendo instaladas 255 ERBs. A idéia é que em cada ponto da cobertura da operadora - 2272 municípios com CDMA - tenha também uma ERB GSM. Lima assegurou que apesar dos investimentos no GSM, os aportes no CDMA estão mantidos e preservados.
"A idéia é fazer um lançamento suave para evitar as expectativas", disse Lima. Segundo o executivo, a migração para o GSM é explicada como um modelo de negócio. "Não adianta discutir tecnologia, se uma é melhor do que a outra, se há uma tendência de mercado. Queriam que a Vivo resolvesse o problema do preço do aparelho e do roaming nacional e internacional. Pois bem, o GSM resolve esses problemas", observou o presidente da Vivo.
Inicialmente a oferta GSM acontecerá em 850 MHz, mas Lima repetiu que tem toda a intenção de comprar 10 Mhz na faixa de 1,9GHz. "A consulta pública já acabou. Acreditamos numa solução rápida e queremos comprar", declarou Lima.
Mas sem querer esperar pela decisão da Anatel, o presidente da Vivo admitiu que já negociou acordo de roaming com todas as operadoras GSM no país. A idéia, num primeiro momento, é o de atender GSM em 850 Mhz e 1.8GHz. A única forma possível, completa o executivo, é com os equipamentos quadriband." (...) Ler mais.

Aqui está uma coleção de notícias e artigos sobre o tema:

[27/10/06]   Vivo encerra terceiro trimestre com prejuízo de R$ 197 milhões
[27/10/06]   Vivo: investimento do 3tri06 já tem R$ 120 mi de orçamento GSM
[27/10/06]   Prejuízo da Vivo sobe, mas empresa mostra melhora
[27/10/06]   Vivo fecha o trimestre com 28,73 milhões de clientes
[26/10/06]   Oi/Telemar acredita que irá "capturar" clientes Vivo com migração da operadora para o GSM
[16/10/06]   O forte, o popular e o cliente
[03/10/06]   3G: plataforma para uma rede nacional de banda larga?
[03/10/06]   Vivo propõe a criação de uma empresa para redes móveis
[03/10/06] 
 Telefonia móvel: Vivo é líder, mas TIM cresce e se aproxima
[04/10/06]  
Presidente da Vivo propõe criação de S/A para 3G
[20/09/06]   Claro admite compartilhar infra-estrutura com Vivo