WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


19/09/06

O que é CIO (Chief Information Officer)?

O jurássico "Chefe de CPD" (quem se lembra?)  deu origem ao moderno CIO - Chief Information Officer.
O CIO ("ci-ai-ou") precisa saber muito sobre TI e "business"... mas é pouco!!!
Hoje precisa também conhecer "telecom"!  Ufa! 
E até criamos uma página sobre o CIO.
Mas hoje há uma excelente revista destinada ao CIO.

A mídia fala normalmente sobre outras siglas de "Chiefs" sem maiores explicações.
Recorto de um interessante artigo - A Insondável Língua do C - uma pequena coleção de siglas:

- CEO - Chief Executive Officer - Facilmente identificado, é o cara que manda em todo mundo - menos no chairmam (ou presidente do conselho) a menos que ele seja poderosíssimo e acumule as duas funções. Pode ser chamado de principal executivo, presidente, superintendente, diretor-geral... As pessoas costumam fazer confusão quando a empresa tem os dois, CEO e presidente. Nesse caso a função do segundo é mais representativa.

- COO - Chief Operating Officer - Seu nome é executivo-chefe de operações, mas você pode chamá-lo de braço direito do CEO. Enquanto o chefe pensa a estratégia, o COO cuida mais de perto da rotina do negócio.

- CFO - Chief Financial Officer - Principal executivo de finanças

- CHRO - Chief Human Resources Officer - Principal executivo de recursos humanos


- CIO - Chief Information Officer - Era mais fácil identificá-lo quando ele era o único executivo responsável pelo planejamento e pela implementação da tecnologia no pedaço. Mas aí surgiu .....

- CTO - Chief Technology officer - ...e hoje há muita confusão. Em linhas gerais, o CIO cuida da estratégia por trás da tecnologia – como ele pode mudar a forma como a empresa faz negócios, enquanto o CTO comanda a arquitetura e a infra-estrutura dos sistemas. Há empresas com os dois profissionais.

- CKO - Chief Knowledge Officer - Também chamado de Chief Learning Officer (CLO), é quem administra o capital intelectual da empresa, reúne e gerencia todo o conhecimento da organização. Entende tanto de tecnologia e processos quanto de pessoas. É um sujeito-chave, por exemplo, nas consultorias. 

- CRO - Chief Risk Officer - O cargo surgiu quando empresas de todas as áreas, e não somente bancos passaram a se preocupar com a administração de riscos. Além de questões financeiras, o CRO avalia itens como estratégia do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais.
- Chief Marketing Officer - Executivo-chefe de marketing, certo? Na subsidiaria brasileira do Bank Boston não é tão simples assim. Lá ele cuida também de novos negócios e Internet.