BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade
WirelessBrasil
Julho 2007 Índice Geral do BLOCO
O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão Celld-group e WirelessBR. Participe!
04/07/07
O projeto do senador mineiro foi debatido nesta quarta-feira, 04/07, na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça do Senado Federal. Várias sugestões foram apontadas ao substitutivo, que é polêmico e provoca bastante discussão, tanto que já está na Casa há meses.
O senador Eduardo Suplicy, do PT/SP, por exemplo, sugeriu aos participantes do debate desta quarta-feira, 04/07 - Marcelo Bechara, do Minicom, Fernando Botelho, da Justiça de Minas Gerais, Paulo Quintiliano, da Polícia Federal e Eduardo Parajo, da Abranet, que encaminhem, o quanto antes, sugestões de emendas ao substitutivo do senador Eduardo Azeredo.
O senador mineiro acatou a sugestão do colega petista, mas foi firme. "Temos que votar uma legislação. Aceito críticas e sugestões, mas não podemos perder mais tempo", afirmou. Uma das maiores polêmicas do projeto é a questão que envolve as regras exigidas para os provedores de acesso à Internet.
Na sua apresentação, o presidente da Associação Brasileira de Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), Eduardo Fumes Parajo, informou que as empresas do setor investirão R$ 13,2 milhões por ano para armazenar os logs, informações de cadastro dos usuários, conforme estabelece o artigo 21 do projeto, que trata das responsabilidades dos provedores de acesso.
Artigo, aliás, contestado pelo consultor jurídico Marcelo Bechara, o artigo 21 do projeto. segundo o representante do Minicom, os provedores não podem ser punidos por ações não cometidas por eles. A punição, frisou Bechara, deve ser exclusiva do agente do crime.
Apesar de o debate no Senado ter sido bastante rico em informação sobre o tema, a questão da legislação para crimes na Internet não tem prazo para ser aprovada no Congresso Nacional. O projeto do Senador Eduardo Azeredo permanece tramitando nas comissões do Senado Federal, já que nesta quarta-feira, 04/07, houve tão somente uma Audiência Pública. Como o Senado entra em recesso no próximo dia 18, qualquer votação só acontecerá a partir de agosto, quando o Congresso Nacional retoma suas atividades.
--------------------------------------
[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]