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Fonte: Porto
Digital
[30/05/07]
Linguagem de programação brasileira faz sucesso
no exterior
A linguagem Lua - criada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de
janeiro (PUC-Rio) em 1993 - está prestes a entrar para a História da
Computação. No próximo dia 9 de junho, em San Diego, na Califórnia (EUA), o
professor Roberto Ierusalimschy, arquiteto-chefe da linguagem, vai
apresentar uma palestra sobre a evolução de Lua na HOPL III, a terceira
conferência sobre a história das linguagens de programação, que é promovida
pela Association for Computing Machinery (ACM) somente a cada 15 anos.
A primeira HOPL (History of Programming Languages Conference) aconteceu em
1978 e a segunda, em 1993. O encontro apresenta poucas linguagens em suas
raras edições e Lua estar entre as eleitas atesta seu reconhecimento como a
mais importante contribuição brasileira para a pesquisa internacional de
Ciência de Computação.
"A escolha para a HOPL III é um importante reconhecimento do impacto mundial
de Lua, que é a única linguagem de programação de impacto desenvolvida fora
do 'Primeiro Mundo'", diz Luiz Henrique de Figueiredo, pesquisador do
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que desenvolve Lua
junto com Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, professores do
Departamento de Informática da PUC-Rio.
Linguagem de programação projetada e desenvolvida no Brasil, Lua tem 90% de
seus usuários no exterior e atualmente está entre as 25 mais populares na
Internet, segundo o índice Tiobe. Lua foi desenvolvida em código aberto e
tem distribuição gratuita. A versão mais recente (5.1.2) foi lançada no
início de abril de 2007.
Número 1 dos games - A linguagem de programação Lua hoje é largamente
utilizada no mundo todo e está presente em vários tipos de aplicações
industriais, nas áreas de robótica, logística, bioinformática, programação
web, processamento de imagem, editores de texto, dentre várias outras. Lua é
usada por grandes companhias, como Adobe, Intel, Microsoft, NASA, Bombardier,
Olivetti, Philips, Disney e LucasArts. Entre os produtos que usam Lua,
destacam-se: Adobe Lightroom, que é 40% escrito em Lua; as ferramentas para
internet Nmap e Wireshark; e a plataforma web Kepler.
Embora não tenha sido desenvolvida com este objetivo, a linguagem Lua é uma
das mais utilizadas em jogos. Duas votações informais do gamedev.net
(importante espaço para programadores de jogos) elegeram Lua como a mais
popular para scripting de jogos. Vários jogos famosos usam Lua: Baldur's
Gate, Escape from Monkey Island, FarCry, Grim Fandango, Homeworld 2,
Illarion, Impossible Creatures, Psychonauts, The Sims, World of Warcraft e
Multi Theft Auto.
"Lua foi especialmente bem-sucedida nos jogos e está rapidamente se
transformando na linguagem padrão desta indústria", comenta Luiz Henrique,
lembrando que a PUC-Rio, por vocação, desenvolve softwares científicos. Mas,
como diz o artigo que vai ser apresentado na HOPL III, "o sucesso é
compreensível porque todas as características da linguagem que fazem Lua
especial - simplicidade, eficiência, portabilidade e baixo impacto de
inclusão em aplicações - são importantes no desenvolvimento de jogos
eletrônicos".
Lua no Inpe - Em outro tipo de aplicação, a linguagem está se popularizando
também no Brasil. No Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT),
por exemplo, Lua dá suporte aos estudos de Modelagem Ambiental, como as
projeções da evolução do desmatamento na Amazônia. A linguagem está no
TerraME, ambiente computacional desenvolvido no Inpe para modelar aspectos
temporais e espaciais da área de estudo, combinando múltiplas escalas,
atores e eventos.
"Lua tem características ideais para o TerraME, nosso ambiente de modelagem
para projeção de cenários para políticas públicas e ordenamento
territorial", enfatiza Gilberto Câmara, diretor do Inpe. Ele afirma que "Lua
é muito flexível, e permitiu uma rápida adaptação para ser usada nos
ambiente de modelagem de uso da terra do Inpe. Considero que seja a maior
contribuição da Computação brasileira para o mundo."
O TerraME apresenta ferramentas computacionais que possibilitam a construção
de modelos ambientais como os hidrológicos e de dinâmica de uso e cobertura
da terra. E a linguagem Lua é utilizada para dar suporte aos procedimentos
gerais de programação com ferramentas para descrição de dados. Para o Inpe,
contar com uma linguagem aberta é fundamental.
Mais informações nos sites:
Lua -
http://www.lua.org/
HOPL III -
http://www.acm.org/sigs/sigplan/hopl
Com informações do MCT.
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Fonte:
LUA
A
Linguagem de Programação
Lua é uma linguagem de programação poderosa e
leve, projetada para estender aplicações. Lua também é frequentemente usada
como uma linguagem de propósito geral. Lua é
software livre de
código aberto.
Lua combina sintaxe simples para programação
procedural com poderosas construções para descrição de dados, baseadas em
tabelas associativas e semântica extensível. Lua é tipada dinamicamente, é
interpretada a partir de bytecodes para uma máquina virtual, e tem
gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental. Essas
características fazem de Lua uma linguagem ideal para configuração,
automação (scripting) e prototipagem rápida.
Um conceito fundamental no projeto de Lua é
fornecer meta-mecanismos para a implementação de construções, em
vez de fornecer uma multidão de construções diretamente na linguagem. Por
exemplo, embora Lua não seja uma linguagem puramente orientada a objetos,
ela fornece meta-mecanismos para a implementação de classes e herança. Os
meta-mecanismos de Lua trazem uma economia de conceitos e mantêm a linguagem
pequena, ao mesmo tempo que permitem que a semântica seja estendida de
maneiras não convencionais. Ter uma semântica extensível é uma das
características mais marcantes de Lua.
Lua é uma engine que você pode acoplar
à sua aplicação. Isso significa que, além de sintaxe e semântica, Lua
fornece uma API que permite a aplicação trocar dados com programas Lua e
estender Lua com funções C. Nesse sentido, Lua pode ser vista como um
framework para construção de linguagens dedicadas a domínos específicos.
Lua está implementada como uma pequena
biblioteca de funções C, escritas em ANSI C, que compila sem modificações em
todas as plataformas conhecidas. Os objetivos da implementação são
simplicidade, eficiência, portabilidade e baixo impacto de inclusão em
aplicações.
A
distribuição de Lua é
gratuita: Lua pode ser usada para
quaisquer propósitos, tanto acadêmicos quanto comerciais, sem nenhum custo.
Os detalhes legais estão na
licença. A versão corrente é
Lua 5.1.2,
lançada em 02 Apr 2007.
Estão disponíveis o
código fonte
e a
documentação de todas as
versões públicas em
vários
sites e também binários
prontos para várias plataformas em
lua-users e em
LuaForge.
Se você usar Lua, por favor dê crédito. Uma
maneira simpática de fazer isso é incluir um
logo de Lua
na página web do seu produto ou projeto. Considere também enviar uma
descrição do seu projeto para ser
incluída na nossa
lista de projetos que usam Lua.
Isso ajuda a garantir apoio para o desenvolvimento de Lua. Ajude-nos a
conhecer melhor a
comunidade
de Lua, respondendo a nossa
pesquisa sobre usuários.
Finalmente, considere
apoiar o
desenvolvimento de Lua
adquirindo uma cópia do manual
ou
fazendo uma doação.