BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


21/04/09

• Rádio Digital (40) - Ressurreição à vista? - A ABERT faz apresentação nos EUA sobre a "experiência brasileira" com o padrão IBOC de Rádio Digital!

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, April 21, 2009 7:18 PM
Subject: Rádio Digital (40) - Ressurreição à vista? - A ABERT faz apresentação nos EUA sobre a "experiência brasileira" com o padrão IBOC de Rádio Digital!

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Recebi esta notícia sobre "Rádio Digital" via "Alerta" do Google:
Fonte: Rádio Fandango
[19/04/29]   Sistema Fandango Comunicação presente em feira de radiodifusão em Las Vegas

Como é muito estranha a referência ao Rádio Digital, me fez pensar em reativar uma antiga Seção site WirelessBR.
E já vou recortando:
(...) A Abert, convidada pela organização do evento, será representada por seu presidente, Daniel Pimentel Slaviero, e pelo assessor técnico da entidade, Ronald Siqueira Barbosa.
No painel Relatório sobre os resultados dos testes em estações AM e FM que utilizam o padrão IBOC, será apresentado o resultado de nove meses de trabalho de campo e de análise de especialistas da Abert e do Laboratório de TV e Rádio Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Segundo Barbosa, a exposição será importante para que outros países conheçam a experiência brasileira com o padrão digital. (...).

Para tanto, pesquisei em nossos arquivos (meus e dos Grupos) e resgatei mensagens desde 2005 (o nosso BLOCO nasceu em agosto de 2006).
E estou abrindo um "Índice" de 2005 no BLOCO para tal.

Isto apenas para registro histórico pois considero que "Rádio Digital" está enquadrado na categoria de "enorme escândalo, que foi sem ter sido", seja lá qual a for a interpretação desse bordão novelesco. :-)

Mesmo sem precisar ler o conteúdo dos "posts", somente um voo panorâmico sobre os títulos ou assuntos dá uma boa ideia, tanto do nível do acompanhamento que fizemos quanto do escândalo do interesse e empenho pessoal do Ministro das Comunicações no assunto. A relação completa está no final da mensagem.

Nas vésperas do Ano Novo o Ministro veio à publico e, em artigo do próprio punho, desistiu do Rádio Digital.
O período era de "Férias e Festas" e a desistência não rendeu muitas manchetes...

Claro, como sempre, a mídia não se interessou em "aprofundar" mas provavelmente as emissoras que adquiriram transmissores digitais IBOC micaram um bom prejuízo. Espero que não tenham sido financiadas com dinheiro público...
Mas não dá pra ter pena pois certamente contavam com as favas contadas da aprovação do padrão para sair na frente da concorrência.
Mas é especulação da minha parte. A relação das emissoras está nesta página especial do Teleco.

Pelo que tenho lido, há questionamentos sobre o futuro do "Rádio Digital" que seria atropelado pelo "Rádio sobre IP". A conferir no porvir. :-)

De qualquer modo, nosso Ministro, enquanto estiver no cargo (é outro "candidato a candidato") poderia se redimir um pouco do que tentou aprontar convocando a nossa reconhecidamente competente Academia para estudar o assunto, de modo independente e isento.
Claro, são necessários recursos mas isto sabemos que não falta nestegoverno.
 
Mas voltemos à citada notícia.
Recorto um trecho do artigo do Ministro:
(...) Os mais recentes testes do rádio digital, realizados na cidade de São Paulo pela Universidade Mackenzie, concluíram, em julho último, que o IBOC, em ondas médias, apresenta sérios problemas de propagação, com áreas de sombra maiores do que as que são observadas no sistema analógico. (...)

Então que tipo de exposição a ABERT está fazendo no NAB Show 2009?  Mostrando as deficiências do IBOC?
Creio que deveria ter feito primeiro aqui no Brasil!
Se fez, não me informaram...  :-)  :-)

A ABERT não desistiu como o Ministro?

Olá, D. Mídia!
Vamos aprofundar?

Transcrevo mais abaixo uma das poucas matérias veiculadas após a discreta "desistência" do ministro:
Fonte: Observatório do Direito à Comunicação
[13/01/09]   Abandono do Iboc pode significar abertura dos debates por Ana Rita Marini - e-Fórum/FNDC
 
Para ficar na esfera da "ressurreição" será que este tema seria selecionado para a Confecom, assim como a Telebrás?

Mais informações?
Ao debate!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-----------------------------------------
 
Fonte: Rádio Fandango
[19/04/29]   Sistema Fandango Comunicação presente em feira de radiodifusão em Las Vegas
 
O NAB Show 2009, maior feira de radiodifusão do mundo, que começa neste domingo, em Las Vegas (EUA), inclui na sua programação uma apresentação da experiência brasileira com testes de rádio digital. A Abert, convidada pela organização do evento, será representada por seu presidente, Daniel Pimentel Slaviero, e pelo assessor técnico da entidade, Ronald Siqueira Barbosa.
 
O Sistema Fandango de Comunicação também estará presente no evento através do diretor da divisão de Radio Pedro Ricardo Germano que também é vice-presidente da AGERT
 
No painel Relatório sobre os resultados dos testes em estações AM e FM que utilizam o padrão IBOC, será apresentado o resultado de nove meses de trabalho de campo e de análise de especialistas da Abert e do Laboratório de TV e Rádio Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Segundo Barbosa, a exposição será importante para que outros países conheçam a experiência brasileira com o padrão digital. Os testes foram realizados em emissoras AM e FM de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo. Foram analisadas as condições de transmissão e recepção e a robustez do sinal, com acompanhamento de engenheiros do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 
 
Evento organizado pela National Association of Broadcasters, o NAB Show, é voltado para as diversas formas de produção e distribuição de conteúdo, com ênfase na convergência das mídias. A delegação brasileira, tradicionalmente expressiva no evento, incluirá radiodifusores, empresários do setor de telecomunicações, autoridades e representantes do governo.
 

 
Fonte: Observatório do Direito à Comunicação
[13/01/09]   Abandono do Iboc pode significar abertura dos debates por Ana Rita Marini - e-Fórum/FNDC
 
 
Encerrando o ano de 2008, a notícia do ministro das Comunicações, Hélio Costa, de retirar seu apoio à tecnologia americana Iboc para o rádio digital brasileiro surpreendeu de forma positiva o movimento pela democratização da comunicação que há alguns anos vem pedindo tempo para debater o novo sistema. Poderá se iniciar agora um processo de discussões acerca do novo rádio?
 
A tecnologia In Band on Channel (Iboc), criada pela empresa norte-americana Ibiquity, defendida há pelo menos três anos por Hélio Costa – em consonância com a escolha dos radiodifusores – foi descartada no final de dezembro pelo próprio ministro da seguinte forma: "Os mais recentes testes do rádio digital, realizados na cidade de São Paulo pela Universidade Mackenzie, concluíram, em julho último, que o Iboc, em ondas médias, apresenta sérios problemas de propagação, com áreas de sombra maiores do que as que são observadas no sistema analógico" (leia aqui).
 
Mais do que ampliar o tempo de testes para observar certas limitações tecnológicas, entidades relacionadas ao movimento pela democratização da comunicação defendem que seja criado um espaço para pensar o rádio digital com a dimensão que a digitalização oferece – que vai muito além da qualidade de som, uma vez que pode incorporar dados, voz, interatividade, além de abrir espaço para maior número de rádios, democratizando ainda mais o espaço.
 
De acordo com o coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), jornalista Celso Schröder, para haver nexo com a convergência, esse ambiente de debates deveria existir nos mesmos moldes do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), pois ambas as tecnologias não diferem da rede digital proposta pelo FNDC (clique aqui para ler Comentários e proposições do Fórum sobre as propostas de Política de TV Digital a serem implementadas pelo Ministério das Comunicações).
 
“Participação histórica”
 
A retirada da defesa do ministro Hélio Costa sobre o padrão Iboc pode significar um fôlego, uma brecha para que se implante um processo de debates sobre a digitalização do rádio no Brasil. “Temos que insistir na rede pública e única, na idéia da convergência, do controle público. Qualquer outra saída não é inteligente, assim como as características do Iboc, porque são medíocres, corporativas, de segmentos que não dão conta da dimensão dessa tecnologia”, destaca Schröder.
 
José Luiz Sóter, coordenador-executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), enfatiza que o recuo de Hélio Costa, porém, não foi político, mas um recuo técnico. “Ele embarcou em uma versão que lhe foi apresentada, sobre as vantagens de um padrão que, quando foi experimentado, mostrou que elas não existiam”, constatou Sóter. Segundo ele, agora é a oportunidade de aproveitar as restrições técnicas apresentadas no Iboc para defender inclusive um padrão que atenda as deficiências que foram constatadas. “Cabe a nós pautar uma política para o rádio digital, uma definição que atenda os interesses nacionais na questão da comunicação radiofônica”, manifesta.
 
Schröder salienta que o debate do rádio digital nunca existiu, a não ser sobre sua tecnologia. Sóter justifica ainda que para esse novo rádio atender às necessidades de um país com as dimensões continentais, como é o Brasil – onde existe diferenças demográficas, topográficas, culturais – há necessidade de um amplo debate sobre um novo modelo. “Esse debate tem que ter a participação dos acadêmicos, pesquisadores, da indústria desses equipamentos e também dos movimentos sociais organizados que têm participação histórica sobre a questão do desenvolvimento da comunicação no país”, assegura Sóter.
 


Relação de "posts" no BLOCO
 
29/12/08
Rádio Digital (39) - Enfim, uma boa notícia: "Hélio Costa abandona projeto de rádio digital"

26/09/08
Rádio Digital (38) - Ainda a mídia "pautada" + "Ethevaldo registra a opinião do Instituto Mackenzie" + Comentário técnico sobre o IBOC


24/09/08
Rádio Digital (37) - A mídia "pautada" + "Vôo panorâmico"

25/06/08
Série sobre Rádio Digital (36) - "Vôo panorâmico" + O ministro é persistente: "Implantação em 2008"

03/06/08
Finlândia + TV Digital + Rádio Digital (35) + Unbundling + Ministro Competente

17/01/08
Série sobre Rádio Digital (34) - "Vôo panorâmico"

28/10/07
Série sobre Rádio Digital (33) - Artigo do Ethevaldo + "Os testes"

19/09/07
Série sobre Rádio Digital (32) - Preocupação dos pesquisadores e da indústria

16/09/07
Série sobre Rádio Digital (31) - Comentários de Silvio Meira e outra matérias

Série sobre Rádio Digital (30) - Audiência na Câmara + Artigos e notícias

08/09/07
Série sobre Rádio Digital (29) - Resumo e "Congresso de Tecnologia e Televisão" - Mensagem aos Grupos vinculados expedida em 22 agosto 07

01/08/07
Série sobre Rádio Digital (28) - "Governo pode definir rádio digital sem testes"

Série sobre Rádio Digital (27) - Silvio Meira + "reunião com o IBOC"

13/07/07
Serie sobre Rádio Digital (26) - Amanhã tem audiência pública...pra quê?

27/06/07
Série sobre "Rádio Digital" (25) - UnB testa o sistema DRM - Digital Radio Mondiale

26/06/07
• Série sobre "Rádio Digital" (24) - Ministro muda a fala: Brasil pode ter dois padrões

03/06/07
Série sobre "Rádio Digital" (23) - Helio Costa: "A intenção do governo é optar pelo IBOC"

30/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (22) - "Ecos" do seminário do dia 29 na Câmara

28/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (21) - Câmara promove seminário amanhã (29/05)

27/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (20) - Artigos Técnicos do "Informativo Sete Pontos": DAB Eureka 147, IBOC, ISDB-Tsb e DRM

26/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (19) - "O ministro disse que nos próximos 60 dias deverá encaminhar uma proposta ao presidente"

25/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (18) - FNDC: "Digitalização deve servir ao povo brasileiro e não ao oligopólio da mídia"

24/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (17) - Rádio digital avança sem debate público

23/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (16) - Os padrões - 1ª parte

22/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (15) - Entidades manifestam preocupação quanto ao padrão americano

20/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (14) - Subcomissão da Câmara discutirá implantação

Rádio Digital (13) - Resumo

19/03/06
Rádio Digital (12) - Artigo de Bruno Zornitta e Raquel Junia: "Rádio Digital - Democratização ou 'cala-boca tecnológico'"

18/03/06
Rádio Digital (11) - "Tudo" sobre Rádio Digital - "Anatel apresenta projeto do rádio digital no Senado"

20/02/06
Rádio Digital (10) - Nova ambientação

03/01/06
Rádio Digital (09) - Artigo da Veja "A nova era do rádio" não aborda a polêmica

08/11/05
Rádio Digital (08) - Artigo da jornalista
Cláudia Abreu: "Helio Costa e o padrão transgênico Iboc"

06/10/05
Rádio Digital (07) - Artigo Técnico de Takashi Tome: DAB Eureka 147

29/09/05
Rádio Digital (06) - Artigo Técnico de Takashi Tome: ISDB-Tsb: o padrão japonês

28/09/05
Rádio Digital (05) - Apesar de protestos de parte do governo e da sociedade, 12 emissoras começam a testar o padrão americano

27/09/05
Rádio Digital (04) - Artigo Técnico de Takashi Tome: IBOC – Sistema de Rádio Digital nos Estados Unidos

25/09/05
Rádio Digital (03) - Site Teleco: Tutorial de Juarez Quadros do Nascimento

23/09/05
Rádio Digital (02) - O engenheiro Higino Germani mostra como o Brasil pode definir de forma açodada...

22/09/05
Rádio Digital (01) - Anatel autoriza primeiros testes

 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil