BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


02/07/09

• "BLOCO RESISTÊNCIA" + Editorial de Alice Ramos: "Caos da Telefônica ou da Telefonia no Brasil?"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, July 02, 2009 6:30 PM
Subject: "BLOCO RESISTÊNCIA" + Editorial de Alice Ramos: "Caos da Telefônica ou da Telefonia no Brasil?"

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Acompanhando a moda governamental de lançar "balões de ensaio" (vide "reativação da Telebrás") andei comentando a intenção de criar um novo blog comunitário, desvinculado dos Grupos WirelessBR e Celld-group, para dar vazão às angustias e indignações represadas dos nossos participantes, em relação aos problemas que assolam "este país", fora das áreas de TI e Telecom, que são os focos dos nossos fóruns.

Estive esperando "bom tempo" (leia-se tempo disponível) mas como não há e não haverá, comecemos discretamente (no bom e velho estilo comunitário): como quem não quer nada mas querendo, e vamos ver no que vai dar. :-)
Se "não der", enfiamos a viola no saco, desativamos e fica o dito pelo não dito.
Mas há de "dar", ora se!  :-)

Por falar em estilo comunitário, começamos com "zero regras" - estas virão com o tempo, com a jurisprudência... -   :-)  mas não podemos deixar de ressaltar as recomendações de sempre: cordialidade, cortesia, cavalheirismo, tolerância, bons modos, educação, sem palavras chulas e de baixo calão, com foco no debate de idéias, sem ataques pessoais.
Estes desejáveis atributos servirão para que nossos "posts" abram (e não fechem) portas e canais com a mídia, empresas, autoridades e parlamentares.

Inicialmente este novo espaço virtual estará disponível apenas para os participantes dos Grupos vinculados à ComUnidade.
Mas há uma grande diferença: os nossos fóruns são ambientes de acesso restrito, "estamos em casa", podemos debater e atuar com descontração e informalidade.
No novo BLOCO teremos que ter mais atenção e cuidado pois estará totalmente acessível ao "público externo".

Não objetivamos polêmicas que atraiam visitação, pois não temos patrocinadores que exigem relatórios de "page view".
Almejamos um ambiente democrático em que possamos exercitar nossa liberdade de pensamento e expressão sem atrair processos por calúnia ou difamação, onde possamos treinar nossos textos e perder a inibição de participar direta e ostensivamente dos assuntos que interessam ao povo brasileiro.

O "velho" Blog ComUnitário passa a chamar-se BLOCO TECNOLOGIA.
O novo será o BLOCO CIDADANIA com o subtítulo "RESISTÊNCIA".

A nossa idéia (minha e dos participantes que têm debatido nos bastidores")  é resistir aos desmandos de toda ordem, estimulando a participação individual, incentivando a conhecida "boca no trombone" (nada contra a corneta vuvuzela!).  :-)

Muitos dirão como já disseram: "Mais um blog? Ufa!"
Sim, por que não? Não vem aí o "Blog do Lula"? Nós também somos filhos de Deus, uai!  :-))

Para participar do novo BLOCO CIDADANIA não devem ser enviadas mensagens para os Grupos e sim para Helio Rosa (
rosahelio@gmail.com), até segunda ordem, com Assunto: "Resistência" - Título do "post"
Em particular, vamos combinar novas participações e eventuais ajustes nos textos.
 
Estão todos convidados! Vamos RESISTIR!

02.
Quando falamos em "Resistência" não há como não deixar de lembrar da nossa participante jornalista Alice Ramos, meio sumida, preparando um livro.... :-)

Numa homenagem à ela, sua luta e sua coragem, esta mensagem será o "post" inaugural do blog "RESISTÊNCIA".

Muitas vezes citamos que nosso objetivo, ao acompanhar programas governamentais, não é "detonar", mas ajudar a "dar certo".

A Alice, em seu Editorial, amplia a idéia do "patomanquismo" que lancei aqui em duas mensagens anteriores.

(...) Pato manco" (lame duck) é o apelido que os norte-americanos dão aos governantes em fim de mandado.
Até a próxima eleição - preparem seus corações... e estômagos - vamos assistir ao "patomanquismo" da forma de governo batizada de "lulopetismo".
Talvez o termo mais apropriado para o patomanquismo "deste país" seja "estertores do moribundo".
Vamos acompanhar um grande esforço para aparelhar o que ainda não está aparelhado e concluir e iniciar novas intermediações de negócios. 
Se o lulopetismo continuar no poder, "ótimo"; caso contrário, os lucros estarão realizados, e estará preparada a ingovernabilidade da próxima gestão.
É um escândalo, para não falar em "crime". (...)

Alice faz a alquimia para um conceito positivo, pragmático e proativo:

(...) Estamos em vias do inicio da campanha para a sucessão presidencial, e o que não consigo entender, e acreditem que me esforço, é como e apesar do estado de saúde porque passa a ministra Dilma Rousseff, candidata a candidata ao cargo majoritário pelo PT, ainda não percebeu o enorme potencial que tem nas mãos.

Autoridade e competência, para desaparelhar as agências o que se faz necessário e urgente, e até mesmo todo o governo, ela certamente tem. Porque então, não tomar a frente dessa história que é do maior interesse da sociedade e de todo o País, e fazer um resto de gestão governando realmente para o povo?
 
E com dupla finalidade: já que isto vai facilitar a transição para um novo governo, mesmo que não seja do PT, e vai permitir ainda que ela mesma, se vencer, faça uma gestão verdadeiramente profissional. 
Não vale a pena pensar no assunto, ministra Dilma?  (...)

03.
No seu Editorial Alice cita também a Anatel.
Mais abaixo estão duas notícias recentes, com bons augúrios. Fazemos coro com a Alice: Alvíssaras!  :-)

Fonte: Telecom Online
[26/06/09]  
Conselho consultivo quer mais transparência nas reuniões da Anatel por Rodrigo Sales

Fonte: Convergência Digital
[01/07/09]  
Depois de nove anos, Anatel reativa Comitê de Defesa dos Usuários por Luís Osvaldo Grossmann

04.
Na fila de espera do BLOCO CIDADANIA, há algum tempo, estão duas mensagens:
- "Assumindo a culpa - Desabafo", enviada de Norberto
- "Estou Velho!!!! (Reflexão)", enviada por Marques

Ao debate!
 
Boa leitura de Caos da Telefônica ou da Telefonia no Brasil? por Alice Ramos
 
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
------------------------------------------------

Fonte: AliceRamos.com - Editorial
[01/07/09]  
Caos da Telefônica ou da Telefonia no Brasil? por Alice Ramos
 
Apesar de mais um escândalo no País e dessa vez envolvendo o Senado Federal, continuamos a ler e ouvir todos os dias ecos do “caladão” (mais um) da Telefônica.
 
Muito se falou sobre o ocorrido, experts no assunto foram ouvidos, Associações de Classes tomaram posição a favor dos consumidores, ou seja, seria o caso de pensar que nada mais existe a dizer sobre o assunto, tendo em vista que pela primeira vez até a ANATEL foi obrigada pelo clamor popular e da imprensa, a tomar uma atitude suspendendo a comercialização do Speed. Alvíssaras!
 
Aplaudimos a atitude da Agência Reguladora que sempre foi considerada, e com razão, o Sindicato das Operadoras e onde o consumidor é o vilão da história, quando se atreve a reclamar os seus direitos. Muito bem vinda também, a intervenção do ministro Helio Costa, quando junto ao presidente da Telefônica, impediu a demissão de pessoas, que, no fundo, seriam usadas como moeda de troca pela empresa, para pressionar o governo a recuar.
 
A Telefônica apresentou no último dia 26, o plano de aprimoramento do serviço de Internet Speedy, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em Brasília, com o compromisso de investir até o final do ano o valor de 750 milhões, bem como, se dispôs a cumprir as exigências da Agência dentro do prazo de 30 dias. Mas aqui vale, perguntar:
Qual a razão da Telefônica não ter sido multada por esse último “caladão”? É bom lembrar, que a  Telefônica sofreu cinco panes nos últimos 12 meses, sendo quatro do Speedy, seu serviço de banda larga, e uma da telefonia fixa.
Qual o valor da indenização que a empresa vai pagar aos seus consumidores, pelos danos causados?
 
Com a palavra a ANATEL e Telefônica. Afinal, não é mais possível que os usuários da empresa, a exemplo do que acontece também com as demais operadoras de telefonia brasileira, continuem a penalizar o consumidor, cobrando por serviços que não são realmente prestados, e quando são, a qualidade é baixa, enviando suas faturas religiosamente, e que se não forem pagas, o serviço será cortado.
 
O que esse tipo de atitude demonstra, é que essas empresas e sua Agência Reguladora, pensam como aquele ex – deputado que disse querer que a população se danasse. Ele perdeu o mandato, e aqui o que vai acontecer?
 
A grande verdade é que já passou da hora da ANATEL se posicionar e endurecer o jogo, não apenas com a Telefônica que está na berlinda, mas com todas as empresas que prestam serviços de telecomunicações no Brasil.
Respeito ao consumidor, senhores. É o mínimo que se pode exigir.
 
A colunista não gosta de se envolver em política, e é apartidária, mas num momento como esse, e diante de tanta omissão e desrespeito total com o consumidor, não posso me furtar a um exercício que envolve política sim.
 
Estamos em vias do inicio da campanha para a sucessão presidencial, e o que não consigo entender, e acreditem que me esforço, é como e apesar do estado de saúde porque passa a ministra Dilma Rousseff, candidata a candidata ao cargo majoritário pelo PT, ainda não percebeu o enorme potencial que tem nas mãos.
 
Autoridade e competência, para desaparelhar as agências o que se faz necessário e urgente, e até mesmo todo o governo, ela certamente tem. Porque então, não tomar a frente dessa história que é do maior interesse da sociedade e de todo o País, e fazer um resto de gestão governando realmente para o povo?
 
E com dupla finalidade:já que isto vai facilitar a transição para um novo governo, mesmo que não seja do PT, e vai permitir ainda que ela mesma, se vencer, faça uma gestão verdadeiramente profissional.
 
Não vale a pena pensar no assunto, ministra Dilma? 
 
----------------------------------
 
Duas referências no BLOCO TECNOLOGIA:

Telebrás e Eletronet: de novo... (32) - Governo pede à Anatel devolução de 50 funcionários para reativar Telebrás"
PGO e BrOI - Leitura obrigatória - Editorial do Estadão: "Casuísmo sacramentado" + Coleção de "posts" sobre PGO
 
"Patomanquismo"
 
"Pato manco" (lame duck) é o apelido que os norte-americanos dão aos governantes em fim de mandado.
Até a próxima eleição - preparem seus corações... e estômagos - vamos assistir ao "patomanquismo" da forma de governo batizada de "lulopetismo".
Talvez o termo mais apropriado para o patomanquismo "deste país" seja "estertores do moribundo".
Vamos acompanhar um grande esforço para aparelhar o que ainda não está aparelhado e concluir e iniciar novas intermediações de negócios. 
Se o lulopetismo continuar no poder, "ótimo"; caso contrário, os lucros estarão realizados, e estará preparada a ingovernabilidade da próxima gestão.
É um escândalo, para não falar em "crime".
Ou o escândalo maior será a passividade e anestesiamento da sociedade?
O que podemos individualmente fazer além de chiar e espernear?
Precisamos acompanhar o noticiário, temos que formar opinião, precisamos fortalecer os órgãos de defesa da sociedade, precisamos interagir com as autoridades de todos os escalões e precisamos incentivar a mídia a fazer trabalho isento e investigativo. No mínimo.
No mínimo, temos que, na ComUnidade, por todos os meios, em alto nível e sem fazer política partidária, perseverar na vigilância - e cobrança - para que o governo do Brasil governe para o Brasil. (...)

--------------------------------------------

Fonte: Telecom Online
[26/06/09]  
Conselho consultivo quer mais transparência nas reuniões da Anatel por Rodrigo Sales
 
Sugestão é de que sejam realizadas coletivas de imprensa logo após a tomada de decisões
 
O conselho consultivo da Anatel quer mais transparência para as decisões da Anatel. Na reunião realizada hoje foi aprovado, por unanimidade, o requerimento do conselheiro José Dunga que suge que as decisões do conselho diretor sejam divulgadas após as reuniões por meio de coletivas de imprensa. Esse sistema era usual há alguns anos mas acabou não sendo mais praticado.
 
Zunga, que representa a sociedade civil no conselho, havia sugerido no ano passado que as reuniões da direção da agência deveriam ser de fácil acesso, de portas abertas, como acontece com outras agências.
 
No requerimento, Zunga argumenta, que como as reuniões do conselho diretor já são fechadas, a melhor forma de dar visibilidade às decisões da agência deveria acontecer por meio de uma grande divulgação por parte da imprensa
 
------------------------------------
 
Fonte: Convergência Digital
[01/07/09]  
Depois de nove anos, Anatel reativa Comitê de Defesa dos Usuários por Luís Osvaldo Grossmann
 
Depois de nove anos, a Anatel retomou as reuniões do Comitê de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações. No primeiro encontro após o longo intervalo, houve forte presença dos integrantes, mas as discussões foram tão abrangentes que será preciso sistematizar os mais de 30 temas sugeridos, desde a participação social e a transparência da agência até os problemas na oferta dos serviços.
 
“Foi um encontro tão rico em temas que precisamos organizar os temas em quatro ou cinco blocos para garantir alguma objetividade nas reuniões do comitê”, festejou a chefe da assessoria de relações com os usuários, Rubia de Araújo, que também atua como secretária do comitê.
 
Segundo Rubia, foram apresentadas 33 sugestões de assuntos que devem ser discutidos pelo comitê, que funciona como um órgão consultivo do Conselho Diretor da agência. “Foi muito abrangente, em parte porque resolvemos chamar os titulares e os suplentes, para que todos se sintam em condições de participar a qualquer momento”, explicou a chefe da assessoria de relações com usuários.
 
A última reunião do Comitê de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações aconteceu em julho de 2000. Agora, porém, deve ser mantida com maior regularidade. O próximo encontro, onde já serão apresentados os grandes temas de debate, está marcada para 16 de setembro.
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil