BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade
WirelessBrasil
Novembro 2010 Índice Geral do BLOCO
O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão Celld-group e WirelessBR. Participe!
24/11/10
• Mobile Banking / Mobile Payment (11) - "NFC - Near Field Communications": Os bancos "acordaram" para ele! - por Eduardo Prado
Olá, WirelessBR e Celld-group!
Conforme combinado nos "posts"
anteriores, transcrevo mais abaixo esta matéria:
Fonte: Convergência
Digital
[19/10/10]
NFC: Os bancos "acordaram" para ele! - por Eduardo Prado
Eduardo
Prado, M. Sc., 1979 – COPPE/UFRJ e Engenheiro Eletrônico, 1977 – UFRJ, tem mais
de 30 anos de experiência na área de engenharia.
Atualmente é desenvolvedor de novos negócios e consultor de tecnologia com foco
principal em inovação, mobilidade, convergência e tecnologia em eventos
esportivos. Tem sólida experiência em ajudar Corporações na exploração de novas
oportunidades de negócios.
Trabalhou também em organizações como DBA Engenharia de Sistemas, Proceda
Systemhouse, Promon Eletrônica, Promon Engenharia e COPPE/UFRJ. Nos últimos anos
tem trabalhado como consultor no ramo de Clearing House, Operadoras de
Telecomunicações, Vendors de Equipamentos de Telecomunicações, Integração de
Sistemas, Óleo & Gás, Empresas de Chips, Aviação e Analistas de Indústria.
Adicionalmente, ministra seminários e palestras nestes segmentos de negócios.
Email: eprado.sc@gmail.com
Outros artigos de Eduardo Prado no Convergência Digital:
[19/10/10]
NFC: Os bancos "acordaram" para ele!
O pagamento móvel com tecnologia de proximidade (NFC)
entrou no radar de gigantes de TIC. No Brasil, os movimentos na área ainda
'engatinham', mas prometem forte impulso, aponta o especialista Eduardo Prado.
[16/08/10]
Guinada no pagamento online
O celular será uma opção para enfrentar as grandes
bandeiras de cartões de crédito? Em artigo para o
Convergência Digital, o especialista
Eduardo Prado analisa como o Brasil se posiciona nessa nova era.
[01/07/10]
O Tablet vai revolucionar a mídia impressa?
Mídia social, notícias, jogos e televisão se recombinam em
um novo mundo onde também se inserem as plataformas móveis, observa Eduardo
Prado, em artigo para o Convergência Digital.
[21/12/09]
E se faltar espectro para os Jogos Olímpicos de 2016?
Pode ser uma pergunta inofensiva faltando seis anos para
os jogos no Rio de Janeiro, mas estamos cuidando do bem público espectro de
freqüências como deveríamos?O questionamento é feito pelo analista Eduardo
Prado.
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL
BLOCOs
Tecnologia e
Cidadania
------------------
Fonte: Convergência Digital
Hoje em dia existe uma quase unanimidade de que o mobile payment (pagamento através do aparelho celular) está finalmente conseguindo “seu dia de sol” devido ao crescimento dos smartphones, plataformas de aplicações móveis e tamanho do mercado de telefonia móvel (ver 5 Billion Mobile Subscribers, Dailywireless, 11.jul.2010). A previsão do forte crescimento dos smartphones no mundo já é uma realidade palpável (ver Analyst Raises Smartphone Growth Predictions To 55.4 Percent In 2010, MoCo News, 08.sep.2010 e Smartphone Share Keeps Growing, Dailywireless, 07.may.2010). No Brasil a evolução dos smartphones também está acontecendo. As vendas de smartphones subiram 170% apenas este ano no país (Celular, o novo passaporte para o consumo, O Globo, 02.out.2010).
Uma tecnologia atualmente bastante citada no cenário mundial para mobile payment é o NFC (Near Field Communication). O mobile payment via tecnologia NFC é conhecido como pagamento online com tecnologia de proximidade (Contactless Payment). Os sistemas de pagamento com tecnologia de proximidade utilizam a etiqueta RFID para fazer pagamentos seguros. O chip embarcado e a antena permitem os consumidores aproximarem o cartão ou aparelho celular de um leitor no ponto de venda para efetuar o pagamento.
Os cartões inteligentes com tecnologia de proximidade incorporam um chip que se comunica com a leitora do cartão utilizando etiqueta RFID para assegurar a identidade. A tecnologia NFC de pagamento é baseada no padrão ISO/IEC 14443, que ao invés de inserir o cartão em um POS (Point of Sale), a transação é efetuada ao aproximar-se o cartão (ou aparelho celular) do POS (é daí que vem o nomenclatura de proximidade ou contactless). A tecnologia utiliza um PIN (Personal Identification Number) e algoritmos de criptografia tais como DES, Tripe-DES, RSA e SHA para proporcionar a autenticação segura do cartão.
Embora seja um fato que o mobile payment vai decolar existem discordâncias de como ele será feito e, especialmente, quem vencerá nessa arena. Uma tensão chave existe em torno da tecnologia NFC - utilizando a transmissão sem fio (wireless) de curto alcance para a troca de dados – que até agora não ganhou tração. Geoff Iddison (Global E-Commerce Chief, MasterCard) é um grande proponente do NFC, considerando que esta tecnologia substituirá os cartões de crédito (vindo de um executivo da MasterCard é algo para pestar atenção, não?).
Ele destaca que a Nokia incluirá a tecnologia NFC em todos os seus smartphones a partir de 2011 (ver referências do NFC World: All new Nokia smartphones to come with NFC from 2011, 17.jun.2010; Nokia: MeeGo will include NFC too, 02.jul.2010; e Nokia C7 to support NFC, 11.oct.2010). Indicações de mercado apontam que os peso-pesados Google e Apple querem também entrar na festa do NFC (ver referências da NFC World: Apple planning role as mobile Trusted Service Manager?, 18.mar.2010 e Apple hires NFC expert as mobile commerce product manager, 13.aug.2010; e Apple Buying Vivotech? When Rumors Get Out of Hand, NFC Times, 06.may.2010).
Em relação ao Google, recentemente, foi anunciado que este mamute da Internet está conversando com o PayPal (da eBay) para utilizar seu sistema de pagamento no handset Android (ver PayPal Talking With Google About Handling Android Payments, Bloomberg, 13.aug.2010). Manifestações recentes de fabricantes de handsets apontam que eles já possuem backlog de pedidos de aparelhos celulares com tecnologia NFC (ver aqui Lista de Aparelhos com NFC).
A MasterCard vem trabalhado ativamente nos padrões de NFC, segundo Iddison, adicionando que uma forte tendência na utilização da tecnologia acontecerá nos próximos seis a nove meses. O benefício que a tecnologia NFC estará trazendo a redenção dos coupons e a segurança aos POSs (pontos de venda), coisas que os cartões de crédito não podem fazer, também segundo Iddison. A MasterCard está investindo pesado na sua plataforma de mobile payment mundial chamada Mobile Payments Gateway (ver Referências do Google sobre esta plataforma). O MasterCard anunciou em 2009 uma parceria com a Vivo, Itaú Unibanco e Redecard para utilizar a plataforma MPG (ver MasterCard Launches MasterCard Mobile Payments Gateway, Payments News, 16.nov.2009).
Aproximar um aparelho celular de um POS para pagar algum produto é duramente mais conveniente do que utilizar um cartão de crédito, diz Osama Bedier (VP of Plataform, Mobile and New Ventures, PayPal). Enquanto o NFC deve ser útil para coisas como checar um serviço social a la Foursquare, um dos grandes benefícios dos mobile payments é o espalhamento do gargalo das transações nos POSs, diz Bedier. Dessa forma, o PayPal está trabalhando em diferentes maneiras de tornar o dinheiro digital, tais como, permitir que os clientes deposite um cheque tirando uma foto dele, e dessa forma bypassando os bancos. Veja estas referências do NFC World sobre alguns movimento do PayPal no segmento de NFC: PayPal begins move into retail store payments with Bling Nation pilot, 14.jul.2010 e ‘Mobile wallet solutions are our top priority’ says PayPal boss, 17.aug.2010, e também, Building A Bling Nation: Progress Remains Promising–But Slow, NFC Times, 03.sep.2010). PayPal anunciou agora em outubro de 2010 seu serviço de captura de cheque através do aparelho iPhone. Ver aqui: More than $100,000 in First 36 Hours via PayPal’s New Add Money from Checks Feature, PayPal Blog, 07.oct.2010 e BankServ's NetDeposit Mobile Check Capture Technology in PayPal's Newest iPhone Application, MarketWire, 07.oct.2010.
David Marcus (CEO, Zong) é ambivalente sobre NFC, dizendo que já é uma boa experiência pagar um café na rede Starbucks com um cartão de crédito. A oportunidade é para inovar em torno do gerenciamento de relacionamento com o cliente, oferecendo outras funções associadas com os pagamentos, ele diz. Zong oferece primariamente mobile payments para mercadorias virtuais, mas Marcus vê que tem sido difícil familiarizar os usuários com a função online de mobile payment e movê-lo do mundo offline.
Um forte player no cenário de NFC mundial é a bandeira de cartão de crédito Visa. A Visa fez parceria com a DeviceFidelity em Fevereiro deste ano deste ano, com o objetivo de auxiliar o lançamento de uma série de trials utilizando MicroSDs com tecnologia NFC antes do final de 2010. O produto In2Pay da DeviceFidelity inclui duplamente uma antena e um chip de cartão inteligente com um padrão de indústria de interface dual com tecnologia de proximidade que pode ser carregado com um aplicação de pagamento certificada – como aquelas da Visa ou MarterCard – utilizando a personalização padrão do cartão do banco e de sistemas emissores de cartão. Isto permite os bancos e outros provedores de serviços ofertarem serviços NFC para seus clientes, com o mínimo de aditivos às suas infraestruturas já existentes. A Visa utiliza microSD In2Pay em um handset iPhone, para levar vantagem das potencialidades seguras da tecnologia de proximidade In2Pay (ver vídeo no You Tube sobre o cartão da DeviceFidelity: In2Pay Case for iPhone from DeviceFidelity). A tecnologia da Visa de NFC é chamada de payWave. O serviço de NFC da bandeira MasterCard é conhecido como PayPass.
Um grande movimento ocorreu recentemente nos meios de pagamento online nos EUA que vai estabelecer um novo marco mundial na tecnologia NFC. O que ocorreu? As três cellcos americanas – AT&T (2ª maior operadora móvel no mercado americano), Verizon Wireless (1ª) e T-Mobile (4ª) - anunciaram no início de agosto corrente que estão planejando montar projetos pilotos de mobile payment com a tecnologia NFC. As três operadoras móveis informaram que fizeram parceria com o banco inglês Barclays e a firma de cartões Discover para testar o seu sistema de mobile payment no segmento varejista americano. Este novo sistema de pagamento via telefone celular já tem nome! Chama-se Mercury (ver AT&T, Verizon May Pick Texas, Utah for `Mercury' Payments Pilot, Bloomberg, 06.aug.2010). Ver mais detalhes desse movimento aqui: Referências do Google e Guinada no pagamento online, Convergência Digital, 16.ago.2010).
O movimento das telcos AT&T, Verizon Wireless e T-Mobile colocou na “parede” os grandes bancos americanos e as grandes bandeiras de cartões de crédito (Visa e MasterCard) que começaram a mexer-se rapidamente.
Este marco provocou uma corrida as “compras” – maneira de dizer - dos bancos e dos cartões de crédito (e até de telcos) apressando-se para viabilizar as suas redes de mobile payment via NFC. Quem deve está “rindo à toa” são os fornecedores mundiais de tecnologia NFC que agora – depois de muitas “trovoadas” quando ficaram “calejados” de tantos Projetos Pilotos – começam a ver boas oportunidades futuras (e concretas) de negócios.
Em termos de implementação de NFC em um handset existem duas maneiras de implementação: (a) ter o chip de NFC embutido (embedded) no celular ou (b) ter o chip de NFC incluso no SIM Card do celular. No primeiro caso, os principais fornecedores são: NXP Semicondutors, Inside Contactless e Infineon Technologies. No caso da tecnologia NFC inclusa no SIM Card, os principais fornecedores são: Giesecke & Devrient (GD Burti), Gemalto e Oberthur Technologies.
Em termos de Provisionamento Over the Air (OTA), Software de Emissão OTA e Carteira Eletrônica no celular, os principais fornecedores são: Vivotech, Gemalto e Venyon (Joint Venture entre a GD Burti e a Nokia)
Existe também alguns fornecedores que estão focando na solução de NFC
“embarcado” em Cartões
MicroSDs: os principais são a
produto
DeviceFidelity (tendo como seu “carro chefe” o produto
In2Pay que está sendo “bombado”
pela Visa) e Tyfone
(News
about Tyfone em NFC World).
Apesar da maioria dos players do ecosistema financeiro de mobile payment (p. ex., bancos, cartões de crédito, redes de captura e telcos móveis) acreditarem que o momento da tecnologia NFC é agora, esta tecnologia ainda precisa “quebrar” a síndrome do “ovo e da galinha” como diz o executive Jason Rees da joint-venture Everything Everywhere Ltd da France Telecom-Orange e da T-Mobile (ver UK Telco: 'We Want to Break the Chicken and the Egg', NFC Times, 01.oct.2010). Atualmente, várias telcos européias (e em outras países) já não têm dúvida sobre a oportunidade de ofertar serviços de “mobile payment” sem os grandes bancos ou esquemas de cartão de crédito (ver Telcos and M-Payment: Vendors See a Market, NFC Times, 11.oct.2010).
Um dos primeiros exemplos de bancos utilizando a tecnologia NFC no cenário internacional – e diga de passagem, de forma bastante inovadora e criativa – vem de uma MVNO bancária na Holanda. É o caso do Rabobank holandês com sua MVNO chamada Rabo Mobiel que foi lançada em 2006. Em 2007, a Rabo Mobiel lançou um serviço de NFC para escolas como também para seus clientes. Os principais serviços do Rabo Mobiel são: serviços de contato, pagamentos e mobile bank (ver referências do Slideshare: Rabobank and Rabo Mobiel: The bank in your pocket, Singapore, 26.may.2009; Future of Web 2.0, 22.sep.2009; e Rabo Mobiel: the bank in your pocket, 09.sep.2009).
Movimentos de NFC nos Bancos
Uma característica preponderante na utilização recente de NFC nos bancos está baseada na utilização de NFC em cartões microSDs. Este movimento deve estar sendo provocado pela falta de uma disponibilidade adequada de aparelhos celulares com a tecnologia NFC nativamente embarcada nos handsets. Ver o que está acontecendo com a telco Etisalat em Dubai: Lack of handsets continues to delay Etisalat’s commercial NFC service, NFC World, 06.oct.2010. Acreditamos que esta indisponibilidade de handsets com NFC será resolvida em curto prazo. Money talks, always!
Um dos primeiros anúncios de bancos apostando na tecnologia vem do banco Americano U.S. Bank, a saber:
U.S. Bank (EUA)
O banco Americano U.S. Bank, com sede em Minneapolis (estado do Kansas) foi um dos primeiros bancos a anunciar um trial para testar cartões microSDs de com tecnologia de proximidade carregados com aplicações payWave da Visa.
O banco acredita que a combinação da tecnologia de proximidade NFC com os telefones móveis pode ser um caminho para revigorar a experiência de pagamentos com esta tecnologia nos EUA.
Entre os handsets escolhidos para o teste da tacnologia está o IPhone da Apple que utlizará o microSD In2Pay de NFC do fornecedor DeviceFidelity (ver U.S. Bank To Test microSD Cards with the iPhone, NFC Times, 24.jun.2010).
Após o anúncio da rede Mercury das cellcos móveis americanas no início de agosto corrente, os principais movimentos dos bancos no mundo apostando na tecnologia NFC são os seguintes:
Akbank (Turquia)
O banco turco Akbank anunciou sua parceria com a Visa Europe que está conduzindo um projeto piloto com o microSD In2Pay de NFC do fornecedor DeviceFidelity. O movimento segue um acordo assinado entre a Visa e DeviceFidelity em Fevereiro deste ano que era esperado liderar um número de trials acontecendo ao redor do mundo desde o 2o trimestre de 2010. Ver Turkish Bank Seeks to Launch microSDs with Visa payWave, NFC Times, 05.aug.2010 e Turkey’s Akbank and Visa Europe to test microSD NFC device, NFC World, 09.aug.2010.
Bank of America (EUA)
Bank of America (BofA), um dos maiores bancos dos EUA, informou recentemente que utilizará cartões microSDs em seu projeto piloto de mobile payment a partir de setembro deste ano na cidade de Nova Iorque. O trial será realizado até o final deste ano, e envolverá um número não informado de funcionários e clientes, que utilizarão os cartões MicroSDs com aplicações payWave da Visa nos seus smartphones. Os modelos dos smartphones incluirão o iPhone da Apple e o BlackBerry. Ver BofA + Visa: Mobile Payments via NFC, Dailywireless, 20.aug.2010 e Bank of America to Test Contactless microSD Cards with Visa, NFC Times, 19.aug.2010.
Wells Fargo (EUA)
O banco Wells Fargo & Co, um dos cinco maiores bancos americanos, tornou-se mais um grande banco americano a manifestar interesse pela tecnologia NFC para mobile payment. De forma similar aos outros bancos, o Wells Fargo fez parceria com a Visa utilizará cartões microSDs com aplicações payWave. Ver Wells Fargo to run NFC field trial, NFC World, 02.sep.2010 e Another U.S. Bank Plans to Test Payment with Contactless microSDs, NFC Times, 03.sep.2010.
ING, Rabobank e ABN Amro (Holanda)
Depois da vários meses de conversa, os três maiores bancos holandeses (ING, Rabobank e ABN Amro) juntamente com as três maiores telcos móveis holandesas (KPN, T-Mobile Netherlands e Vodafone Netherlands) anunciaram recentemente a intenção de formar uma joint venture (JV) para lancer um serviço de mobile payment baseado em aparelhos celulares com NFC completo. Dois pontos a destacar aqui: (a) os bancos vão trabalhar conjuntamente no empreendimento o que pode ser muito interessante pela economia de escala e abrangência dos produtos; e (b) diferentemente dos movimentos nos EUA - onde os bancos buscaram a Visa para reduzirem o “time to market” – os bancos holandeses resolveram fazer parceria com grandes telcos móveis. Interessante!
Os bancos holandeses não informaram a data precisa de lançamento do serviço, mas disseram que pretendem lançá-lo em torno de 2012. Os parceiros estão fazendo o ajuste fino das apliacações de pagamento que eles fornecerão e, como sera o roll-out nos terminais contactless nos pontos de vendas. A MVNO Rabo Mobiel do Rabobank deverá se juntar a JV posteriormente. Ver Dutch Banks and Telcos to Move Forward on M-Payment Project, NFC Times, 08.jul.2010 e Dutch Banks and Telcos Announce Plans for NFC Mobile-Payment JV, NFC Times, 09.sep.2010.
JP Morgan Chase Bank (EUA)
O banco JPMorgan Chase planeja também testar o esquema de mobile payment utilizando a tecnologia de proximidade NFC via cartões microSDs e a aplicação payWave da Visa. Ver Chase Joins Other Big U.S. Banks in Plans to Test microSDs, NFC Times, 15.sep.2010.
Bankinter (Espanha)
O banco espanhol Bankinter planeja lançar um pequeno trial de NFC neste mês juntamente com sua MVNO Bankinter Móvil. Interessante este movimento (um banco e sua MVNO sem depender de uma cellco!). Se um banco quer lançar um serviço de NFC, e ele não quer ter parceria com uma telco móvel, ele poderia apostar na criação de uma MVNO. Este momento pode ser interessante para o cenário brasileiro pois o mercado nacional está aguardando – com ansiedade - o lançamento da resolução de MVNO da ANATEL em curto prazo. Última notícia de Dna Emília: Conselheira da Anatel quer MVNO obrigatório em áreas onde não há telefonia, Telesíntese, 28.set.2010.
Os planos do banco espanhol para testar o mobile payment na sua sede em Madrid, colocando a aplicação payWave da Visa em cartões SIM inseridos nos aparelhos celulares Samsung Star. O trial será conduzido entre um pequeno número de empregados dos bancos e, talvez mais tarde, envolva alguns membros das famílias dos empregados. O projeto piloto também engloba 10 lojas varejistas as quais serão equipadas com terminais payWave nos três prédios da sede do Bankiter, principalmente lanconhetes e algumas pequenas lojas. Ver Spanish Bank and Virtual Operator to Launch NFC Trial, NFC Times, 29.sep.2010.
Notas! 1) Apesar de todos os movimentos acima da Visa com os bancos não existe um cronograma claro quando estes experimentos de mobile payment serão homologados e definitivamente liberados para os clientes dos bancos: Visa microSD Now in Testing, but When Will it be Certified?, NFC Times, 27.sep.2010;
2)
Uma pergunta que não quer “calar”: Por que os bancos americanos optaram
em lançar o mobile payment com NFC utilizando a Visa hein?
Será por causa do do “time to market” provocado pela rede
Mercury
das cellcos? Na verdade eles poderiam lançar seus serviços de
mobile payment sozinhos ou em “pool” bancário sem ter que pagar
“pedágio” para a Visa. Não acham? Falta de visão inovadora! |
E NFC no Brasil hein?
Os movimentos com a tecnologia NFC ainda são inexpressivos no Brasil.
Em meados de 2009 a Visa, o Banco do Brasil, o Bradesco e a Visanet (hoje Cielo) empreenderam um projeto piloto de NFC baseado no handset Nokia 6212 que não “decolou” ... está no estágio de “ninguém fala e ninguém viu”! (ver Referências do Google).
Menos de cinco meses atrás o provedor de serviços de mobile payment Oi Paggo da telco Oi anunciou que estava fazendo um trial de NFC no Brasil em parceria com a francesa Gemalto (ver Oi Paggo to run NFC field trial in Brazil using Gemalto NFC add-on, NFC World, 28.may.2010 e Brazilian Mobile Phone Operator Oi to Begin NFC Payments Trial, RFID Journal, 03.jun.2010). No final de stembro, a Oi anunciou duas iniciativas de grande porte.
De um lado, seu braço de cartões de crédito e de fidelidade da Oi, o sistema Oi Paggo, criará com a Cielo uma joint venture para administrar o seu negócio de pagamentos via celular. A operadora anunciou, ainda, que fechou simultaneamente um contrato de exclusividade por 20 anos com o Banco do Brasil, para oferecer à sua base de clientes Oi Paggo cartões de crédito virtuais (embarcados em seus chips de celular) do Banco do Brasil.
Os novos cartões do Banco do Brasil, inicialmente, ostentarão a bandeira Elo, e poderão contar no futuro, também, com cartões de crédito espelhos, de plástico, para o uso no exterior ou em estabelecimentos que não contem com o sistema de pagamento móvel (ver Oi anuncia parcerias para alavancar seu sistema de pagamento móvel, Telesíntese, 29.set.2010 e Banco do Brasil e Cielo anunciam parceria com a Oi para operar o serviço de mobile payment, Sala de Imprensa do Banco do Brasil). Este é um primeiro movimento que pode alavancar a tecnologia NFC no Brasil mas, na nossa opinião, estes movimentos têm que “sair da fronteira” da Oi e alcançar as outras três grandes cellcos no Brasil para florescer!!!
De uma forma geral o mobile payment ainda “engatinha” no Brasil. Temos alguns poucos movimentos isolados mas nada que tenha uma grande “traction” capturando uma grande parcela da base de assinantes pré-pagos (ver O futuro do mobile money no Brasil, Telesíntese, 23.jun.2010 e Banco Central alerta que mobile payment não pode ter exclusividade, Telesíntese, 23.jun.2010). Nesse cenário brasileiro, o NFC pode ser uma opção para massificar o mobile payment desde que sejam resolvidas algumas barreiras de entrada à esta tecnologia, tais como: (1) baixa disponibilidade de handsets com NFC no mercado; (2) custo do handset com NFC e, que “trabalhemos” em serviços e/ou modelos de negócios diferenciados, a saber: (1) uma forte aposta de uma marca bem popular e de abrangência nacional lançando um serviço de MVNO (ou em parceria com um cellco forte) apostando no NFC; (2) operação envolvendo diferentes players do ecosistema financeiro (p. ex., redes de captura); (3) estímulo de governo em operações de massificação de NFC como o transporte público; e (4) um ponto que não podemos perder de vista: em 2014 teremos a Copa do Mundo no Brasil e em 2016 teremos as Olimpíadas no Rio de Janeiro que devem estimular a implantação de NFC em nosso país. Vejam vocês: os turistas vão chegar com seus handsets com NFC e, vão querer pagar no varejo e nos estádios esportivos com seus aparelhos celulares. O que estamos falando nem devaneio nem “piração”. As Olimpíadas de 2012 em Londres serão uma fartura de NFC: London to lead way in NFC mobile payments, Mobile Europe, 17.sep.2010 e London’s transport network could be NFC-ready for the Olympics, NFC World, 01.oct.2010.
Veja as frases abaixo de matéria recente (11.out.2010) de um especialista de telecom (Jon Beber, ex-Head of AT&T Mobility) nos EUA mostrando como vai ser a disputa nos próximos anos pela “mobile wallet”, a saber:
1) "The mobile wallet is essential to the long-term strategy of what the carriers are going to do"
2) “The mobile wallet is a gateway to personalization - looking at establishing all of the information in ... the mobile cloud is holding all of credit card information, all of your ACH information and perhaps even into your identity, driver’s license and any sort of telecommunications aspect you could put into a phone."
3)
“I
believe the long-term strategy could be really to create a boxing
match, get your partners, get all of your friends in one corner, and
perhaps Visa and MasterCard are going to be in another, and let’s see if
Visa and MasterCard’s power in the marketplace from a payment
perspective can compete with the power in the marketplace (of the
carriers) from a communications perspective" |
E como o mercado pode se acomodar no futuro? Não temos dúvida que o celular no futuro se tornarão cartões de débito e de crédito seguros! A Nokia – como vimos acima - já sinalizou seu interesse em “embarcar” NFC em todos os seus smartphones a partir de 2011. Os outros vendors de handsets devem seguir a idéia. Em médio prazo todos os smartphones terão NFC ofuscando as ofertas de NFC em MicroSDs. A tecnologia NFC massificada nos aparelhos celulares vai criar um grande potencial para o e-ticketing com aplicação em diversos setores da indústria!
Esperemos para ver o que vem por aí!
Referências:
Smart Card Alliance - Contactless and Mobile Payments
Everyone is talking NFC
http://3g4g.blogspot.com/2010/08/everyone-is-talking-nfc.html
NFC In Mobile Commerce (Slishare, January 2008) http://www.slideshare.net/c.enrique.ortiz/nfc-in-mobile-commerce-presentation
Emitido por Eduardo Prado
Data: 10.out.2010
[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO] ComUnidade WirelessBrasil