WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2012 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


16/12/12

• UIT/Dubai (12) - Cristina de Luca: "ICANN independente, sim. Internet subjugada à UIT, não"

Olá, WirelessBR e Celld-group!

Recomendo fortemente a leitura deste texto da jornalista Cristina de Luca, com muita informação sobre as posições dos países e também sobre a estrutura da internet:

Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[16/12/12]  ICANN independente, sim. Internet subjugada à UIT, não - por Cristina de Luca (transcrição amanhã)

"Recortão":  :-)
(...)
“Queremos uma governança multilateral da internet, não mais o monopólio dos Estados Unidos”, disse o Ministro aos jornalistas, referindo-se à ICANN, Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, uma organização sem fins lucrativos responsável pela supervisão dos nomes de domínio na Internet. Cuida apenas de coordenar entrega de números (de alguma forma usando a NRO para isso) e do conteúdo da raíz de nomes.

É sabido e notório que o atual governo brasileiro considera a ICANN excessivamente americana. “Um controle norte-americano da internet”, costuma dizer o ministro Paulo Bernardo.

Em parte. Hoje, qualquer conflito jurídico entre países envolvendo domínios Internet seria resolvido conforme a legislação da Califórnia. O desejo do Brasil, como o da maioria dos países, incluindo aqueles integrantes da União Europeia, é o de que a ICANN tivesse um caráter mais multilateral. Mas daí a defender que o controle da internet passe para a UIT há uma grande distância.

Para começar, ninguém, nem a ICANN, controla a Internet. Basta lembrar que os que operam as máquinas servidoras são muitos e bastante independentes, em todo mundo. Há hoje dezenas de servidores espelho dos servidores-raiz, localizados em solo americano, espalhados pelo mundo. O próprio Brasil mantém mais de uma dúzia deles.  Se houver algum absurdo, certamente a coordenação da ICANN se quebrará e o tráfego internet poderá fluir por outras rotas, na América do Sul e na Europa. Mais que isso, a ICANN tem contratos com essas entidades, como é o caso do NIC.br, vinculado ao Comitê gestor da Internet, bo Brasil, mas não interfere neles. O .br criou sua árvore e a gerencia com autonomia. Não precisamos perguntar a ninguém se cobramos 30 reais anuais pelo registro de domínios ou se o registro é gratuito, se criamos o ECO.BR ou o JUS.BR, ou não…

Os servidores-raiz nada tem a ver com o tráfego da rede. Eles são a raíz da “agenda” que transforma um nome em um número IP.  Como diz o pioneiro Jon Postel, “os servidores-raiz sabem que procuramos algo pelo nome e o traduzem para um endereço IP”. Apenas isso. Roteamento é algo totalmente diferente e não administrado pela ICANN,  nem por ninguém. Um protocolo específico – o BGP – faz com que hierarquicamente as operadoras troquem em sua bordas as informações de que trecho de rede se encontra atrás de cada borda. E isso é dinâmico… (...)

Ler mais em ICANN independente, sim. Internet subjugada à UIT, não

Boa leitura!

Boas Festas e um ótimo 2013!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL