WirelessBRASIL - Bloco TECNOLOGIA

Fevereiro 2012             


07/02/12

• "Espectro": "O controle absoluto do ar" - por Mariana Mazza

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
Em eras hiper-jurássicas, meu primeiro contato com a eletrônica foi através do curso por correspondência do Instituto Radiotécnico Monitor. Eram os chamados "bons tempos" e as poucas "ondas radioelétricas" saracoteavam alegremente por aí pelo "éter", que hoje Mariana Mazza simplifica para "ar".   :-)

Em coluna recente, Mariana trata do tema "espectro de radiofrequência", (lembro que a palavra "espectro" é sinônimo de fantasma!), que assombra as telecomunicações: :-)

Leia na Fonte: Portal da Band - Colunas
[31/01/12]   O controle absoluto do ar - por Mariana Mazza   (transcrição mais abaixo)

02.
"Espectro" é um tema recorrente em nossos fóruns e permito-me listar os "posts" dos últimos anos que trataram do assunto.

Lá no final desta página, coleciono os 50 primeiros resultados de uma pesquisa de matérias feita no e-Thesis, com base no termo "espectro".

Coleção de "posts":
05/05/11
• O espectro de 700 MHz (1) - Coleção de matérias para ambientação
05/03/11
• Frequência e backhaul, dois desafios da LTE - por Miriam Aquino [Entrevista com Ken Wirth, presidente de Redes 4G/LTE da Alcatel-Lucent]
09/12/10
"Dezembro com 4G" (5) - e-Thesis: "Brasil precisa harmonizar espectro" + "Espectro no Brasil: como atender os novos serviços? – Parte I e II"
17/03/10
"Março com 4G" (23) - "Espectro" (2)
16/03/10
"Março com 4G" (22) - "Espectro" (1)
18/02/09
Espectro: MMDS + "2.5 GHz" (3) - Anatel prorroga licenças MMDS + Decisão sobre "2.5 GHz" desagrada mercado + Associação GSM acusa Anatel
16/02/09
Espectro: MMDS + "2.5 GHz" (2) - Comentários de Rubens Kuhl
14/02/09
Espectro: MMDS + "2.5 GHz" (1)
14/10/09
Telebrás e Eletronet: de novo... (81) - Plano de Banda Larga + "Espectro de 2,5 GHz" + Helio Costa "enquadrado" pelo Presidente
30/05/09
Espectro de frequências (1) : Ambientação
10/05/09
"Espectro de 2,5 GHz" - Mais uma "aula" - TelecomOnline: "2,5 GHz: os caminhos mais adequados" por Newton Scartezini"
06/05/09
"Espectro de 2,5 GHz": "Espectro para mobilidade: quem dá mais? por Jana de Paula" + Notícia: "Empresas de MMDS temem ser prejudicadas"
23/03/09
WiMAX de Março (14) - 2009 - "OLPC com WiMAX + "Criticas na Câmara" + WiMAX e LTE + "Necessidade de espectro"
17/03/09
WiMAX de Março (06) - 2009 - "A semana na Anatel" + "WiMAX da Clearwire" + "LTE e WiMAX: cobertura ou banda?" + "Escassez de espectro"
18/02/09
Espectro: MMDS + "2.5 GHz" (3) - Anatel prorroga licenças MMDS + Decisão sobre "2.5 GHz" desagrada mercado + Associação GSM acusa Anatel
16/02/09
Espectro: MMDS + "2.5 GHz" (2) - Comentários de Rubens Kuhl
14/02/09
Espectro: MMDS + "2.5 GHz" (1)

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL

--------------------------------------

Leia na Fonte: Portal da Band - Colunas
[31/01/12]   O controle absoluto do ar - por Mariana Mazza

Uma das áreas mais obscuras do setor de telecomunicações é a gestão do espectro de radiofrequência. Não é à toa. Pouca gente entende como a distribuição dessas fatias de ar funciona e a importância dessas vias para a comunicação moderna. Basicamente, só quem é engenheiro acaba ficando confortável com o emaranhado de bandas, faixas, subfaixas, destinações e atribuições que compõem essa fatia tão importante (senão a mais importante) do ramo das telecomunicações.

Talvez seja por isso que tantas coisas estranhas acontecem nesse nicho regulatório. Coisas que rompem a lógica e contradizem políticas antes anunciadas como a "salvação da lavoura" por empresas e autoridades públicas. Nesta terça-feira, a Anatel fez uma audiência pública sobre o edital para o leilão do 4G, quarta geração da telefonia móvel. Na língua do setor, o documento se chama "Edital de licitação de 2,5 GHz e 450 MHz". Com esse título, não é surpresa alguma apenas empresas terem participado do evento.

Algumas coisas estranhas aconteceram na audiência. Antes de tudo, vale frisar que, enfim, alguém explicou um pouco melhor a proposta de leilão da Anatel. O primeiro anúncio, feito pelo conselheiro Rodrigo Zerbone há duas semanas, gerou mais dúvidas do que esclarecimentos. Hoje, o superintendente de Serviços Privados, Bruno Ramos, foi um pouco mais feliz na missão hercúlea de traduzir o documento.

Mas vamos às esquisitices. O ponto alto do evento foi a participação do SindiTelebrasil, sindicato patronal que representa as teles móveis e fixas que atuam no Brasil. Para surpresa geral da Nação, o SindiTelebrasil parece não ter gostado nada do edital - desenhado exatamente para atrair o interesse das teles, segundo Zerbone e Ramos.

O diretor do sindicato, Sérgio Kern, listou três itens mais inconvenientes na proposta da Anatel. O primeiro é a vinculação da venda da faixa de 2,5 GHz - radiofrequência de alta capacidade, antes usada por empresas de TV por assinatura - à negociação da faixa de 450 MHz - faixa de alta abrangência, que era usada para serviços limitados, especialmente para a comunicação da Polícia Federal. A segunda reclamação é com relação às metas de abrangência, compromissos de expansão da oferta de 4G em todo o país. Por fim, Kern reclamou que a Anatel ainda não destinou para as móveis a faixa de 700 MHz, chamada de "dividendo digital" pelas teles. Essa faixa está em uso por empresas de radiodifusão e, em princípio, só pode ser renegociada a partir de 2016.

Que as teles sempre estão interessadas nas faixas que elas ainda não têm, não é novidade nenhuma. As operadoras de telefonia móvel são as únicas que jamais devolveram espectro sem uso. Se sentem donas do ar e, com esse pensamento, acham que todas as frequências têm que ser, obrigatoriamente, destinadas para elas. Vale até exigir que a polícia saia do caminho, em um movimento que custará aos cofres públicos pelo menos US$ 40 milhões.

Na época em que a Anatel "limpou" a faixa de 450 MHz, fechando o acordo de realocação dos terminais da PF, essa faixa era considerada essencial para levar banda larga ao interior do país. Essa fatia do espectro é mesmo muito nobre, por atingir longas distâncias de cobertura, com custos reduzidos. A Telebrás se interessou pela faixa e chegou a solicitar o uso público prioritário ao Ministério das Comunicações. Ouviu um solene "não". A solicitação custou a cabeça do presidente da estatal, Rogério Santanna, acusado de tumultuar o setor com seus pedidos de verba e insumos para colocar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) de pé. Se era para entregar a faixa de graça a alguém, que fosse para as teles. O comando do setor passou meses analisando a possibilidade de ceder, sem custo, a faixa para a Oi.

O governo acabou mudando de ideia e colocando a faixa à venda por um preço mínimo no leilão que acontecerá neste ano. Mas vejam que interessante: agora as teles não querem mais a faixa. Dizem que o futuro da banda larga rural só pode ser resolvido com a negociação dos 700 MHz e que os custos de utilização dos 450 MHz são proibitivos. Se o 450 MHz é uma faixa tão ruim, porque não deixaram a Telebrás ficar com ela?

Mais um aspecto interessante, para dizer o mínimo, é o ódio súbito pelos compromissos de abrangência fixados pela Anatel. Nos últimos anos, um lobby fortíssimo atingiu o setor de telecomunicações para convencer que o futuro da telefonia móvel era a tecnologia Long Term Evolution (LTE). E, por isso, valia à pena desalojar o tímido serviço de TV por assinatura via MMDS, que utilizava a faixa onde o LTE iria florescer, o 2,5 GHz. O lobby funcionou. A faixa está sendo limpa com uma estratégia de indenização frágil e que pode deixar muitos empresários a ver navios. Caminho aberto para termos o que há de mais moderno em telefonia móvel em todo o Brasil, correto? Não.

As teles querem que a Anatel exija a instalação de 4G apenas nas sedes e subsedes da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Ou seja, o 4G será, literalmente, "para inglês ver". O resto do país continuará no 3G, com sorte, se os argumentos das teles forem aceitos.

No tabuleiro técnico das destinações de radiofrequência, no fim, o que prevalece é a política. Inevitável a impressão de que as faixas de radiofrequência estão caindo nas mãos das operadoras móveis apenas para tirar concorrentes do mercado e não para fazer o setor avançar, como propagam as autoridades. O resultado do leilão do 4G continua um mistério por conta das confusas regras criadas pela Anatel. Mas hoje, as teles mostraram que nada é tão ruim que não possa piorar.

------------------------------------------------------

Pesquisa e-Thesis com o termo "espectro"

1. Amdocs encara com otimismo a Era da Inteligência
(Tecnologia/Artigos)
...a a modernização e atualização de seus sistemas, para migração ao espectro de 4G e de forma que a atualização de seus sistemas OSS/BSS se anteci...
03-Fev-2012
 
2. GSMA indica regulamentação como crucial para banda larga na A. Latina
(Tecnologia/White-paper)
...sp;inclusão digital na América Latina, o que depende de como os governos utilizam o espectro do Dividendo Digital de 700MHz. A alocação deste espectro no curto pr...
03-Fev-2012

3.
Fragmentação de espectro pode atrapalhar lançamento da LTE
(Tecnologia/White-paper)
...roperabilidade dos dispositivos, a não ser que os planos de harmonização das bandas do espectro se concretizem. O novo relatório -- "Global LTE Network Forecasts and A...
16-Dez-2011
 
4. Roubo de aparelhos e necessidade de mais espectro dominam plenária da GSMA na A.Latina
(Tecnologia/O que se fala...)
A necessidade de obter mais espectro para  a banda larga móvel, que se consolida como principal meio de acesso dos latino-americanos à internet, o alarmante aumento do roubo de tele
07-Dez-2011

5.
TD-LTE, a arma secreta da China para uso mundial
(Tecnologia/O que se fala...)
...peradoras tanto na China quanto na Europa Ocidental. O ponto chave neste caso é a disponibilidade de espectro, já que o 3GPP identificou várias bandas adequadas à LTE basea...
21-Nov-2011

6. Ainda este ano, haverá 6 bilhões de conexões móveis no mundo
(Tecnologia/White-paper)

... um crescimento dos mercados, eles demonstram também como os principais obstáculos, tais como espectro insuficiente, política de regulação ineficaz e tributaç...
16-Nov-2011

7.
TV por assinatura acumula crescimento de 21,7% em 2011
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
...e;o e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH) e por utilização de canais de espectro radioelétrico (Serviço Especial de Televisão por Assinatura - ...
27-Out-2011

8.
Inmarsat vê forte crescimento do M2M no Brasil
(e-thesisat/Artigos)
...família' os minutos foram reduzidos para segundos. Os serviços M2M da Inmarsat operam no espectro da banda L, altamente resistente em ambientes extremos (ou seja, chuva, neve, cober...
24-Out-2011

9.
MVNO: um mercado a ser explorado no Brasil
(Tecnologia/White-paper)
...eacute;cada passada, na Europa. Naquela época, o contexto era de excesso de infraestrutura e de espectro, baixos níveis de competição, pouco uso de dados e terminais l...
03-Out-2011

10.
700 MHz podem injetar US$ 15 bi na A. Latina
(Tecnologia/White-paper)
A alocação de espectro para inclusão nos 700 MHz - no caso de implantação de serviços de comunicações móveis - pode contribuir com q
22-Set-2011
 
11. Hotsite Futurecom 2011
(Futurecom/Hotsite Futurecom 2011)
...o das femtocells; a necessidade de terminais multímodo e multibanda; a harmonização do espectro em LTE - de modo a reduzir os problemas de roaming e a dívida digital, entre...
19-Set-2011

12.
Os desafios da LTE-Advanced
(Futurecom/Futurecom 2011 - Cobertura Analítica)
...o das femtocells; a necessidade de terminais multímodo e multibanda; a harmonização do espectro em LTE - de modo a reduzir os problemas de roaming e a dívida digital, entre...
17-Set-2011

13.
Pode a LTE matar a necessidade do Wi-Fi offload?
(Tecnologia/4G)
...o que se torne um padrão global, o maior problema com a LTE é a fragmentação do espectro. Nos Estados Unidos, a LTE utiliza 700 MHz, na Europa ela é implantada em 80...
01-Set-2011
...a América do Norte, de 20 vezes entre 2010 e 2015. Sem a harmonização internacional de espectro, a liderança dos EUA no mercado no setor de banda larga móvel ser&aac...
31-Ago-2011
 
15. Mais banda larga vai gerar ganho social na Índia
(Tecnologia/O que se fala...)
...s, deve aumentar para 12,5% até 2015. Entretanto, para chegar a esse ponto, é essencial que o espectro adicional seja liberado rapidamente, mais notadamente as bandas de 700MHz e 2,6GHz,...
10-Ago-2011

16.
Anatel define preços de uso do espectro para MMDS
(Tecnologia/O que se fala...)
O Conselho Diretor da Anatel aprovou, em sua reunião de hoje, Proposta de Definição do Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofrequência a ser cobrado
21-Jul-2011
...prova o futuro do nosso negócio e, também, nos dá flexibilidade para tirar proveito do espectro de outras tecnologias, como e quando isso chegar ao mercado". O CTO da Sprint...
20-Jul-2011

18.
Os possíveis benefícios da LTE SON
(Tecnologia/White-paper)
...ON é apenas uma parte da solução e a solução ainda precisa de muito mais espectro". O relatório descreve os principais recursos do padrão 3GPP e d...
20-Jul-2011

19.
Banda larga móvel: US$ 11,6 bi na economia de Taiwan
(Tecnologia/White-paper)
...É essencial que o governo de Taiwan atue com rapidez para dar suporte às fabricantes e alocar espectro para LTE. Isso inclui liberar espectro de dividendo digital na banda de 700 MHz, em...
13-Jul-2011
 
20. Velhos dilemas sob nova direção
(Global/Artigos)
...l;ão indicar que o FMI sempre seja gerido por um europeu e o Banco Mundial por um norte-americano, o espectro da recente crise, que ainda afeta seriamente o Velo Continente, sirva para demonstr...
30-Jun-2011
 
21. WiMAX Forum comemora dez anos
(e-serie WiMAX/O que se fala... na Web)
... os equipamentos que asseguram a interoperabilidade; trabalhar com agências do governo para liberar o espectro; estabelecer e desenvolver um ecossistema, nutrindo de inovação ...
08-Jun-2011

22.
Transição de WiMAX para LTE e WiMAX 2
(Tecnologia/4G)
...tida a passar para o FDD LTE - que se trata de uma transição mais difícil, pois requer espectro emparelhado, ao contrário do WiMAX, que usa TDD. A Yota entrou num acordo am...
07-Jun-2011

23.
Anatel realiza audiência dos 3,5 GHz
(Jurídico e Regulatório/O que se fala...)
...;ão desses serviços já detida pela proponente. Saiba mais: Novas datas de refarming do espectro de BWA agitam mercado brasileiro 4G Americas propõe um 'plano nacional...
06-Jun-2011

24.
Brasil precisa harmonizar os 700 MHz, diz GSMA
(Tecnologia/Artigos)
... avançados sem fio, em junho de 2006, durante a conferência CMR-07 da UIT, a carência de espectro para serviços móveis se agravou. A explosão do uso de dados no...
06-Mai-2011

25.
Novas datas de refarming do espectro de BWA agitam mercado brasileiro
(Tecnologia/4G)
...acute;vel alinhamento da agência reguladora local com a tendência mundial de oferecer blocos de espectro por tipos de serviço. Outro interesse seria quanto ao WiMAX que, embora assi...
02-Mai-2011

26. Carrier-Ethernet da Ciena visa evolução à 4G
(Tecnologia/O que se fala...)

...racionais enquanto ao mesmo tempo em que suprem a necessidade adicional de largura de banda, tudo dentro do espectro existente. No entanto, como resultado, as operadoras enfrentam pressão maior...
27-Abr-2011

27.
4G Americas propõe um 'plano nacional de espectro' para agilizar a LTE
(Tecnologia/Artigos)
Um ‘plano nacional de espectro', a exemplo do Plano Nacional de Banda Larga levado adiante pelo governo federal. Esta é uma das sugestões de Erasmo Rojas, diretor para Am&eacut
18-Abr-2011
 
28. Inmarsat quer fabricar IsatPhone no Brasil
(e-thesisat/Artigos)
...ezes mais rápida. A nova constelação vai atuar em banda Ka, onde ainda há muito espectro disponível. "A banda Ka é o futuro", aponta Nemes. Para se ...
18-Abr-2011

29.
Oi: testes em 4G no primeiro semestre de 2011
(Tecnologia/O que se fala...)
...em 2,5Hz (usadas para os serviços de MMDS) para os testes da operadora. A licitação do espectro, no entanto, continua na pauta. A operadora não informou as cidades onde ser...
30-Mar-2011

30.
Vodafone Espanha implanta Dual Carrier-HSPA +
(Tecnologia/O que se fala...)
... ser atualizadas com a tecnologia 3G, uma vez que o governo havia aprovado a reorganização do espectro na banda de 900MHz. Em termos de futuro, a operadora móvel espanhola afirmou...
15-Fev-2011

31.
Conexões de banda larga móvel superam o marco de 400 milhões
(Global/Mobile World Congress)
...e; a inovação. A LTE começa a ganhar espaço, mas as operadoras precisam de mais espectro. O espectro mais adequado para a LTE inclui a banda 2,5-2,6GHz, que foi identificad...
14-Fev-2011

32.
MVNO no país: oportunidade não imediata, mas real
(Tecnologia/Artigos)
...candidatos, lista esta a que foi acrescida a Nextel que, especula-se, deve se interessar em vender parte do espectro recém adquirido (banda H) para operadores virtuais móveis. Mas, esta ...
07-Fev-2011

33.
Anatel destina faixa de frequências para satélites ambientais
(e-thesisat/O que se fala... na web)
...to de Comércio do governo dos Estados Unidos. O receptor no Brasil será operado pela Raytheon Espectro Serviços de Telecomunicações Ltda em colaboração...
03-Fev-2011
 
34. Oito tendências em mobilidade para a América Latina
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
...tando 19% da receita mensal por usuário, o objetivo é atingir 25." Saiba mais: Sem mais espectro de 3G, operadoras devem acelerar HSPA+ no Brasil ...
Ao vencer o leilão da banda da H, a Nextel criou escassez de espectro para as operadoras filiadas à 4G Américas. Assim, uma das prioridades na lista da associação pa
21-Dez-2010

36.
4G: uma luz no fim do túnel
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
...gia LTE tem essencialmente duas configurações para o canal duplex, dependendo dos recursos de espectro de rádio que são usados. No canal duplex é necessário s...
21-Dez-2010

37.
Prá frente Brasil
(Tecnologia/3G)
...; levada a cabo em toda a região latino americana, embora em ritmo diverso de acordo com a oferta de espectro dos países. Na Argentina, a Nextel planeja o mesmo, a pesar de seus planos e...
17-Dez-2010

38.
França projeta obter 2 bilhões de euros com leilão da 4G
(Tecnologia/4G)
O governo francês pretende arrecadar 2 bilhões de euros no leilão de espectro para LTE, previsto para o próximo ano. De acordo com o que o ministro da Indústria, Eric
07-Dez-2010

39.
Satélite: 'on-the-move' rumo a novos mercados
(e-thesisat/O que se fala... na web)
...questão crucial é saber o que estas empresas podem oferecer para o consumidor, além de espectro. Assim, as operadoras de satélite lançam novos serviços, cujo ...
06-Dez-2010
 
40. França libera uso temporário dos 800MHz e 2,8GHz para redes 4G
(Tecnologia/4G)
...tar redes de "ultra móveis de alta velocidade", ou seja, de 4G, usando 800MHz e 2,6 GHz do espectro, antes dos leilões previstos para o próximo ano. "Com o intuito ...
03-Dez-2010
 
41. Na 4G, operadoras devem abandonar debate tecnológico
(Tecnologia/4G)
...;vel. A experiência do WiMAX também é maior em termos de Time Division Duplex (TDD), ou espectro não emparelhado. O espectro em TDD é cada vez mais visto com ideal pa...
25-Nov-2010
 
42. Regulamentação das MVNO no Brasil: está bom ou quer mais?
(Tecnologia/Artigos)
... das MVNO é reduzida. O mercado agora deve acompanhar o anúncio da licitação de espectro da Banda H da 3G para ver se também aí a Anatel vai permitir que as a...
19-Nov-2010
... embutida para comunicações móveis afetarão também a forma como usam seu espectro. Se as operadoras adiarem a decisão de implementar módulos 3G, escolh...
17-Nov-2010

44. Até 2015, haverá mais de 1 mlhão de assinantes de MVNO na A.Latina
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))

...eradoras continuam em processo de capacitação para atendimento da demanda. Mas, na verdade, o espectro atribuído a cada operadora, em alguns mercados latino-americanos, é i...
16-Nov-2010

45. GSMA defende 700MHz para banda larga móvel na região Ásia-Pacífico
(Tecnologia/White-paper)

A GSMA divulgou hoje nova pesquisa independente sobre o impacto que a alocação de espectro harmonizado para dispositivos móveis pode ter na região da Ásia-Pac&i
16-Nov-2010

46.
Afinal, o que é 4G?
(Tecnologia/4G)
...porque o WiMAX Forum também pensasse ser esta uma tecnologia 3G. Pelo contrário, o motivo foi espectro. O WiMAX Forum queria que as possibilidades e o potencial do WiMAX tivessem acesso ...
11-Nov-2010
 
47. Anatel aprova Regulamento para Avaliação da Eficiência de Uso do Espectro
(Jurídico e Regulatório/O que se fala...)
...ho Diretor da Anatel aprovou ontem o Regulamento para Avaliação da Eficiência de Uso do Espectro de Radiofrequências, cuja elaboração levou em conta a expe...
05-Nov-2010
 
48. O Maravilhoso País da Copa do Mundo de 2014
(Futurecom/Futurecom 2010 - Cobertura Analítica)
...nçar LTE em dois anos. É sadia a discussão de se adiantar a licitação de espectro para que as operadoras definam suas estratégias nas grandes cidades brasilei...
02-Nov-2010
 
49. GSMA comemora 1º leilão multibanda do país
(Futurecom/Futurecom 2010 - Cobertura Analítica)
... Tavares, destacou a importância da licitação da banda H da 3G e da oferta de sobras de espectro, marcadas para dezembro próximo. O executivo da GSMA lembrou que se trata da...
27-Out-2010
 
50. HOTSITE FUTURECOM 2010
(Futurecom/Hotsite Futurecom 2010)
...dil;ão GSM, Ricardo Tavares, destacou a importância do leilão da banda H e de sobras de espectro que será realizado no Brasil, em 14 de dezembro próximo. Ler mais... ...
2-Out-2010