WirelessBRASIL - Bloco TECNOLOGIA

Fevereiro 2012             


08/02/12

• Portal "telecomHall BR"

Nota de Helio Rosa
Particípio há mais de 10 anos dos Grupos WirelessBR e Celld-group.
Em várias oportunidades fui honrado com convites para participar da equipe de moderadores destes Grupos.
Hoje sou o moderador do WirelessBR e o Leonardo Pedrini (foto nesta página0 é o moderador e proprietário do Celld-group.
Leonardo criou, em 2008, o Portal "telecomHall BR" e transcrevo abaixo um texto da página "Sobre".
HR

------------------------------------------------

Olá pessoal,

Meu nome é Leonardo Zanoni Pedrini, e trabalho há mais de 15 anos com Telecom & TI. A vasta experiência adquirida nesses anos, aliada ao meu empreendedorismo me levou a criar há alguns meses atrás o Portal telecomHall.

Embora o portal tenha começado como um hobby (hobby: atividade feita por prazer ou relax, tipicamente durante as horas vagas), teve um considerável sucesso num curto espaço de tempo - atualmente possui mais 1.000 membros em mais de 150 países!

Meu objetivo principal era ensinar as minhas melhores práticas e procedimentos que um Consultor de Telecom e TI deve ter. Apenas para que fosse dada a devida importância aos ensinamentos - que contemplavam o recebimento de programas e códigos fontes, eu cobrava uma pequena taxa (3 dólares por mês). Quem conhece a suite customizada que eu criei sabe que o valor é praticamente simbólico. Mas isso não vem mais ao caso.

Isso porque cheguei a conclusão que não estava bom, não estava atingindo meu objetivo inicial, além de estar me "consumindo" mais do que um hobby se propõe. Então, encerrei a parte "cobrada" do site.

Mas isso não quer dizer que o site acabou - muito pelo contrário: continuo o meu hobby, e cada vez mais colocarei novas seções e conteúdos. O site já é um local de referência, indiscutivelmente, por ser um local onde os profissionais da área encontram exatamente aquilo que usam em seu dia-a-dia. E na linguagem informal, como a que estou usando para me comunicar com vocês.

Citando apenas alguns dos problemas que finalizaram temporariamente a parte paga:

• Problemas de comunicação: Não havia comunicação e interação entre os membros (no chat ou nos comentários do blog). Por outro lado, eu recebia dezenas de e-mails por dia, com inúmeros assuntos, e precisava responder a cada um especificamente. Além de serem em diversos idiomas.
• Recebimento de muitas críticas destrutivas. É claro que recebi inúmeras críticas construtivas, e as usei para melhorar o portal. Mas por motivos desconhecidos, algumas pessoas simplesmente passaram a atacar a metodologia do portal, como se eu estivesse sendo uma espécie de aproveitador. Outras, simplesmente pediam que eu enviasse todos os códigos e programas relacionados a cada tutorial gratuitamente.
• Problemas com o pagamento via PayPal, que para minha surpresa, não é permitido em uma série de países! (Egito, Marrocos, Líbano, índia, entre outros). E muitas pessoas desses países me escreviam, querendo fazer a assinatura, mas não podiam. E eu não sabia o que fazer. Pensei em formas alternativas, como o site moneybookers.com, mas tudo estava tomando uma dimensão maior que a planejada.
• Informação x Aproveitamento: como não havia feedback nem dos assinantes, percebi que realmente o site estava sendo apenas um site comum, como os inúmeros existentes, com toneladas de informação, mas que a mesma não estava sendo aproveitada como deveria. É claro que sei que nossa área demanda muito tempo nos trabalhos do dia-a-dia, mas de qualquer forma, a metodologia não estava boa.
• Problemas de tradução. Para manter um alcance global, o site deve ter no mínimo as 3 linguagens atuais. Só que a tradução me consume bastante tempo, além de acabar ficando diversos problemas de revisão.
• Divulgação: para atingir o objetivo, o site precisava de divulgação. Mesmo tendo um ótimo conteúdo, se alguém não sabe que ele existe, ele não visita! E até com os membros era difícil manter a comunicação: quando você envia um e-mail para mais de mil pessoas, o seu e-mail automaticamente fica marcado com SPAM!
• Tempo: sozinho eu era responsável pela criação, desenvolvimento e manutenção WEB, criação de conteúdo (tente fazer um simples tutorial qualquer de 15 páginas e veja quanto tempo você leva), edição de imagens, tradução, revisão, divulgação, implementação de novas seções como o novo Fórum, etc, etc, etc. Isso não era mais um hobby. :)

Bom, é isso. Infelizmente, como não tinha tempo suficiente para me dedicar a uma estrutura que só cresce, decidi diminuir o ritmo, e suspender, pelo menos temporariamente, qualquer parte cobrada.

E resolvi escrever essa nota apenas como forma de transparência com você, que participa do telecomHall.

Continuo com a minha suite de ferramentas customizadas, com a minha experiência em todas as áreas de telecom, desde o projeto a otimização, padronização de práticas e processos exclusivos que tenho, etc. E continuarei a escrever os artigos.

Além é claro, da seção de Dicas, que continua cada vez com as melhores. Reserve um tempo, visite cada uma e você entenderá o que eu estou dizendo.

Como se não bastasse, ainda estou encontrando tempo em meu fim de semana para elaborar um Curso Completo, com uma Metodologia também Diferenciada. :) Estou com os rascunhos - tópicos prontos. Muito em breve falarei sobre o mesmo.

Finalizando, qualquer ajuda, crítica ou sugestão será muito bem vinda!

Um Grande Abraço!
Leonardo Zanoni Pedrini