WirelessBRASIL - Bloco TECNOLOGIA

Fevereiro 2012             


08/02/12

• Artigo de José Smolka no Portal telecomHall BR: "Comutação de Pacotes IP em Telecom"

de Leonardo Pedrini leopedrini@live.com por yahoogrupos.com.br
para GROUP telecomHall BR WirelessBR GROUP <wirelessbr@yahoogrupos.com.br>
data 30 de janeiro de 2012 15:51
assunto [Celld-group] Comutação de Pacotes IP em Telecom

Boa tarde amigos,

É com muita satisfação que comunico a vocês um enorme ganho para a Comunidade telecomHall: os excelentes artigos do J. R. Smolka.
O Smolka é o tipo de pessoa que dispensa qualquer comentário: basta ler algum de seus artigo no seu blog e agora também no telecomHall para entender o que estou falando.

E o seu primeiro artigo (série) já aborda um tema indiscutivelmente cada vez mais importante na área de Telecom:
Comutação de Pacotes IP em Telecom

Em nome da Comunidade dou as boas vindas ao Smolka, já agradecendo pela enorme contribuição a todos.

Não esqueçam de deixar os seus comentários no final do artigo, participando desse assunto tão interessante.

Blog do Smolka: http://smolkaetcaterva.blogspot.com/

Leonardo Pedrini

---------------------------------------

de J. R. Smolka smolka@terra.com.br por yahoogrupos.com.br
para wirelessbr@yahoogrupos.com.br, Celld-group@yahoogrupos.com.br"
data 31 de janeiro de 2012

Leonardo,
Muito obrigado pelas suas palavras. Espero manter o conteúdo à altura dos elogios. :-)

E uma curiosidade para os eventuais leitores. Como os artigos do TelecomHall são publicados de forma trilíngue (português, inglês e espanhol) me deu uma vontade de experimentar algo diferente. Então resolvi fazer o texto inicial em inglês, e depois fazer a tradução para o português e para o espanhol. Então, para os que assim quiserem, dá pra conferir o meu estilo de escrever em inglês. :-)

Mais artigos da série em breve... Insh'allah

[ ]'s
J. R. Smolka

-----------------------------------

Comutação de Pacotes IP em Telecom - Parte 1 - por José Smolka

É melhor eu avisar desde já que vocês vão achar meu estilo de escrita diferente do Leonardo. Enquanto ele enfatiza a simplicidade eu gosto mais do rigor. Vou fazer um esforço sincero para ficar mais perto do estilo dele que do meu. Mas haverão alguns trechos difíceis ao longo do caminho, e eu espero que isto não desanime vocês.

Muito bem... Você provavelmente já ouviu dizer que as redes de telecom são baseadas no paradigma de comutação de circuitos. E isso era correto até cerca de 15 anos atrás. Desde então começou um movimento para mudar o paradigma das redes para comutação de pacotes. Este tem sido um caminho bem longo, que vai estar praticamente completo com a implantação das redes móveis 4G. Nosso primeiro passo é entender porque esta mudança de paradigma foi considerada como necessária.

Comutação de circuitos significa que os canais de comunicação entre pares de usuários são rigidamente alocados durante toda a sessão de comunicação. Embora existam fórmulas estatísticas para o planejamento de capacidade das redes de comutação de circuitos – veja este artigo da Wikipedia sobre a unidade de tráfego Erlang – existe um desperdício de capacidade sempre que uma das partes não está usando o seu canal de comunicação (que geralmente é full-duplex).
(figura não reproduzida aqui)

A comutação de pacotes, por outro lado, não aloca circuitos por toda a duração das sessões. A capacidade de transmissão em qualquer direção é concedida aos usuários apenas pelo tempo necessário para transmitir um único pacote de dados único. Este entrelaçamento de pacotes permite que haja mínimo desperdício da capacidade dos meios de transmissão.
(figura não reproduzida aqui)

Infelizmente não existe almoço grátis. A adoção da comutação de pacotes tem suas dificuldades. A principal delas é aceitar a possibilidade da ocorrência de congestionamento, pois qualquer nó da rede pode, repentinamente, ter mais pacotes para enviar através de uma interface do que permite sua capacidade de transmissão. Normalmente isso é resolvido com o uso de buffers de transmissão, o que nos coloca no reino da estatística dos sistemas com enfileiramento (Erlang C) em vez da estatística mais familiar dos sistemas com bloqueio (Erlang B). Este e alguns outros detalhes do comportamento das redes de comutação de pacotes serviram de base para noções erradas sobre a inviabilidade de serviços de telecom carrier-class – especialmente telefonia – sobre redes de comutação de pacotes sobre a comutação. E, com estes artigos, espero enterrá-los de vez. Ler mais no TelecomHall