WirelessBRASIL - Bloco TECNOLOGIA

Fevereiro 2012             


12/02/12

• "Percepção e realidade" - José Smolka continua comentando a velocidade da banda larga na Campus Party

de J. R. Smolka smolka@terra.com.br por yahoogrupos.com.br
para "wirelessbr@yahoogrupos.com.br" , "Celld-group@yahoogrupos.com.br"
data 12 de fevereiro de 2012 13:19
assunto [wireless.br] Percepção e realidade

Senhores e senhoras,

Aqui um exemplo pronto e acabado de como a percepção do usuário não está alinhada com a realidade do serviço.

Em uma mensagem de ontem comentei o desalinhamento entre discurso e realidade tecnológica (e financeira e comercial) desta matéria. Pois bem. Um dos comentários a respeito da propalada velocidade de 20 Gbps do uplink instalado na Campus Party diz o seguinte:

"Eu sinceramente tenho dúvidas dessa velocidade anunciada, o máximo que consegui registrar aqui na Campus Party 2012 foi uma velocidade de 40mb, sem contar que ela oscila demais, chegando ate cair por alguns instantes !!"

Não sei qual o grau de conhecimento técnico sobre a Internet que o autor da frase tem. Sendo um frequentador da Campus Party eu esperava um pouco mais, mas pode ser apenas um amador curioso. Pontos-chave observados: velocidade instantânea máxima observada de 40 Mbps; velocidade média abaixo disso, e oscilante. Ou seja, absolutamente normal!

Porque normal? Comecemos entendendo a estrutura lá instalada. Não tenho dados objetivos, mas acho que posso dar um bom "chute":

a) Queremos um serviço de alta disponibilidade, então o uplink deve  ter sido feito pela instalação de um MUX interligado à rede de transporte DWDM da Telefónica através de duas fibras ópticas. Em cada fibra foram reservados 2 lambdas (TX + RX) para o transporte dos dados da Campus Party por rotas físicas distintas até um dos roteadores de borda da rede da Telefónica que fazem peering Internet (em São Paulo deve haver mais de um deles);

b) Aparentemente cada um destes circuitos tem interfaces 10 Gbps Ethernet nos MUXes DWDM, para interligação com o roteador de borda em uma ponta e na switch L3 de backbone da Campus Party. É possível que um dos circuitos de 10 Gbbps tenha sido mantido em reserva, para o caso de falha do circuito principal;

c) A distribuição interna da Campus Party deve ter sido feita com várias switches L2 (Ethernet e WiFi), interligadas com a switch L3 do backbone por uma ou duas interfaces 1 Gbps Ethernet sobre fibra óptica;

d) O acesso dos usuários deve ter sido 10/100/1000 Mbps Ethernet nas conexões com fio (cabeamento UTP cat. 6, tomadas RJ45), e IEEE 802.11g/n (até 54 Mbps e 600 Mbps, respectivamente, em circunstâncias ideais - que dificilmente seriam atingidas na área do evento).

Nada muito diferente de uma boa rede IP corporativa. Então o nosso usuário, possivelmente usando uma interface Ethernet com fio, conseguiu picos de 40 Mbps, e isso compartilhando acesso com outros usuários, todos tão "fominhas" de banda quanto ele, e está achando ruim? E achou estranho que a velocidade média fosse mais baixa (quanto? isso ele não diz) e variável? Isso é apenas o comportamento NORMAL de uma rede Ethernet com um volume razoável de tráfego. E isso sem considerar quais aplicações ele tentou acessar, e onde estavam os servidores destas aplicações. Nenhuma surpresa aqui. Servidores dentro da própria Campus Party devem ter dado o melhor throughput, e servidores na Internet devem ter apresentado um desempenho não tão bom, porque isso depende do tráfego nos enlaces ao longo de toda a rota (que vai bem além do que a Telefónica pode influenciar), e das características de desempenho do próprio servidor acessado (tráfego agregado, características do enlace e da interface de acesso, utilização de memória e CPU, e características do próprio programa servidor, acesso a bancos de dados, etc. - tudo isso fora do alcance da Telefónica).

Mas, no vácuo de uma reportagem, cujo objetivo é apenas usar o provimento de conectividade à Internet para a Campus Party como contraponto da volta à monomania da crítica à qualidade do serviço de acesso residencial de acesso à Internet via modems DSL, este usuário vem e apresenta uma descrição de serviço absolutamente normal como prova do que se afirma sobre os acessos DSL - sem comprovação, porque a reclamação de alguns, embora merecedora de atenção, não cria, necessariamente, significado estatístico.

E, apesar disso tudo, o comentário deste usuário da Campus Party ainda é mais significativo do que muitas das "manifestações espontâneas" de cidadãos na consulta pública sobre o pedido de anulação das ILEGALIDADES que existem no RGQ-SCM e no RGQ-SMP. A que ponto chegamos...

[ ]'s

J. R. Smolka