WirelessBRASIL - Bloco TECNOLOGIA

Janeiro 2012             


17/01/12

• Inauguração do Microsoft Technology Center (MTC) em S.Paulo + "ProDeaf", tecnologia que permite a comunicação entre surdos e não-surdos

Olá, WirelessBR e Celld-group!

"Recortes" como introdução:

"A Microsoft escolheu São Paulo para estabelecer seu maior centro de tecnologia e inovação na América Latina, inaugurado nesta terça-feira, 17 de janeiro, na zona sul da cidade. Em uma área de 1,3 mil metros quadrados, o Microsoft Technology Center (MTC) tem ambientes para desenvolvimento de projetos, laboratórios e salas interativas em que a empresa mostra como seus produtos e invenções apoiadas por ela podem ser transformadas em ideias úteis.

Um exemplo de utilidade, que a multinacional apresenta no MTC do Brasil, é o ProDeaf, tecnologia criada por jovens pernambucanos que permite a comunicação entre surdos e não-surdos por celular com o sistema da Microsoft, Windows Phone. Com ela, surdos podem, por exemplo, fazer ligação para não-surdos – a linguagem dos sinais é convertida em voz e vice-versa. A ideia foi premiada na nona edição da Imagine Cup, competição de computação conduzida pela Microsoft entre estudantes de mais de cem países." [Fonte: Radar Tecnológico]

"O Pró-Deaf é um aplicativo para tablets e smartphones com câmeras de vídeo. O programa capta os sinais manuais da Libras e os traduz com uma voz eletrônica. O interlocutor pode responder oralmente, pois sua voz será gravada pelo celular e reproduzida na Libras por um boneco virtual. Tudo graças a um mecanismo de reconhecimento de gestos e um banco de dados com mais de 40 mil palavras codificadas." [Fonte: Portal Libras]

Transcrevo abaixo estas duas matérias:

Leia na Fonte: Portal Libras
[09/08/11]  Pró-Deaf por um Gênio Brasileiro de 2011

Leia e veja vídeo na Fonte: Radar Tecnológico
[17/01/12]   Microsoft inaugura centro de tecnologia no Brasil - por Nayara Fraga

Mais informações?
Comentários?

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

----------------------------------------------------------------

Leia e veja vídeo na Fonte: Radar Tecnológico
[17/01/12]   Microsoft inaugura centro de tecnologia no Brasil - por Nayara Fraga

Veja na fonte: Vídeo sobre ProDeaf, tecnologia criada por jovens pernambucanos que permite a comunicação entre surdos e não-surdos por celular com o sistema da Microsoft, Windows Phone (também no YouTube)

Transcrição:
A Microsoft escolheu São Paulo para estabelecer seu maior centro de tecnologia e inovação na América Latina, inaugurado nesta terça-feira, 17 de janeiro, na zona sul da cidade. Em uma área de 1,3 mil metros quadrados, o Microsoft Technology Center (MTC) tem ambientes para desenvolvimento de projetos, laboratórios e salas interativas em que a empresa mostra como seus produtos e invenções apoiadas por ela podem ser transformadas em ideias úteis.

Um exemplo de utilidade, que a multinacional apresenta no MTC do Brasil, é o ProDeaf, tecnologia criada por jovens pernambucanos que permite a comunicação entre surdos e não-surdos por celular com o sistema da Microsoft, Windows Phone. Com ela, surdos podem, por exemplo, fazer ligação para não-surdos – a linguagem dos sinais é convertida em voz e vice-versa. A ideia foi premiada na nona edição da Imagine Cup, competição de computação conduzida pela Microsoft entre estudantes de mais de cem países.

Trazer esse tipo de iniciativa ao centro – ao lado de um portfólio de produtos empresariais, que incluem a plataforma em nuvem Windows Azure e o Microsoft Office 365 – sinaliza a intenção da multinacional de propagandear suas criações e vendê-las, em um mercado global cada vez mais competitivo. Mas, segundo o diretor do MTC Brasil, Fabio Souto, o centro de tecnologia busca mais que audiência. “O objetivo é trazer as discussões do uso de certas tecnologias para cá, combinando nossa rede de parceiros com as nossas soluções”.

A infraestrutura do centro em São Paulo foi montada em parceria com 15 nomes fortes do setor de tecnologia, entre os quais estão HP, Intel, Nokia e Dell. Há no local um datacenter com 360 processadores, cuja capacidade de armazenamento é de 700 terabytes. O valor investido pela Microsoft no centro foi de US$ 10 milhões.

O ambiente será conduzido por oito pessoas com profundo conhecimento das plataformas da Microsoft e dará continuidade ao trabalho que a empresa desenvolve em outros 17 países, onde também existem os centros de tecnologia da Microsoft. Na América Latina, o MTC também está presente no México.

A atividade nos centros já em funcionamento considera a conexão com clientes e parceiros o ponto-chave. A Microsoft recebe demandas, como uma nuvem privada, e discute com o cliente suas necessidades e viabilidade do negócio. Tudo na pretensão de operar como um hub de inovação e teste, segundo a empresa. Nenhum produto é comercializado em um MTC. As negociações ocorrem nos canais tradicionais da empresa.

----------------------------------

Leia na Fonte: Portal Libras
[09/08/11]  Pró-Deaf por um Gênio Brasileiro de 2011

Perfil de Paulo Henrique Soares, proprietário do Portal Libras (phsitapage@gmail.com)
Pedagogo, Tradutor Intérprete de LIBRAS, Professor de LIBRAS aprovado pelo PROLIBRAS e militante da causa surda em minha cidade. Dono do blog PAULO HENRIQUE LIBRAS que tem como objetivo a divulgação de informações sobre este mundo tão movimentado que é o mundo dos surdos.
Veja vídeo de apresentação do Porta LIBRAs no YouTube

No início de julho, o piauiense Lucas Mello Soares desembarcou em Nova York para disputar as finais da Imagine Cup, uma das principais competições de tecnologia do mundo para estudantes. A participação não era uma novidade para esse recém-formado cientista da computação, que já carregava na bagagem um primeiro e um segundo lugares no evento organizado pela Microsoft. Desta vez, foi novamente vice-campeão. Mas a viagem teve um gosto especial. Lucas se reuniu a portas fechadas com Steve Ballmer, presidente mundial da gigante de tecnologia americana. O sucessor de Bill Gates se interessou pessoalmente pelo projeto de Lucas, que permite a comunicação entre surdos e pessoas que não entendem a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em geral, as que não têm problema de audição.

O Pró-Deaf é um aplicativo para tablets e smartphones com câmeras de vídeo. O programa capta os sinais manuais da Libras e os traduz com uma voz eletrônica. O interlocutor pode responder oralmente, pois sua voz será gravada pelo celular e reproduzida na Libras por um boneco virtual. Tudo graças a um mecanismo de reconhecimento de gestos e um banco de dados com mais de 40 mil palavras codificadas. “Com sua abrangência e apelo social, podemos colocar o produto no mercado em 2012”, diz Lucas.

O cientista da computação não tem parente ou amigo com problemas de audição. Sua motivação é usar a tecnologia para resolver problemas do cotidiano. “Na faculdade, formei um grupo com mais 3 amigos para pensar projetos que fossem úteis a várias pessoas”, lembra o jovem, que mais tarde decidiu submeter suas ideias às competições.

Os resultados começaram em 2009, quando Lucas conquistou o primeiro título da Imagine Cup com o Pró-Edu, um aplicativo que permite criar salas virtuais no Facebook para ajudar alunos de educação à distância a se comunicarem. “Descobrimos que essa modalidade de ensino tinha desistência de 49% por causa da solidão dos alunos, que tinham que estudar sozinhos.”

No ano seguinte, o grupo de amigos levou o vice-campeonato com o Biorider, um GPS integrado a redes sociais que informa em tempo real as condições do trânsito, mede a emissão de poluentes do carro e indica quando um amigo está próximo e precisa de carona. O sucesso levou a turma a criar uma empresa que hoje, além de desenvolver softwares para clientes, orienta estudantes de computação sobre como se destacar nas competições. “A tecnologia tem de aproximar as pessoas, e não afastá-las”, diz Lucas. Fica a dica.
Por Gisele Alves