WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2012 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


18/09/12

• e-Thesis: Small cells: você ainda vai ter a sua...

Leia na Fonte: e-Thesis
[08/09/12]  Small cells: você ainda vai ter a sua...

Texto final e entrevistas: Jana de Paula, "owner" do e-Thesis (foto)

Small cells são estações móveis compactas, de baixa potência e pequeno alcance, ao contrário das macro células atuais, cujo alcance é de dezenas de quilômetros. As small cells são compostas por células micro, pico, femto, atto etc. - instaladas em residências ou pequenas empresas e conectadas à rede da provedora via banda larga - e metrocélulas, que são módulos com capacidade maior, cujo alcance é de poucas centenas de metros e geralmente ficam na parte interna ou externa de grandes edifícios, shoppings centers, estações e estádios.

A Amdocs, fornecedora de soluções de rede, anunciou esta semana parte de sua estratégia para suprir a demanda próxima pelas pequenas células (small cells**) no mercado brasileiro e latino americano de telecom. O cenário de negócios abrange as operadoras móveis que, mesmo reticentes no compartilhamento de suas táticas, já assumiram que estas pequenas células e o Wi-Fi são fatores importantes para melhorar o desempenho e a velocidade de suas redes, neste momento em que elas são 3G, mas desejam se tornar LTE. Até o governo, na figura da presidente Dilma Rousseff, sinalizou que a instalação destas células minúsculas no país será incentivada com redução de tributos e outros incentivos industriais. Travada desde 2011 nas gavetas da Anatel, a adoção das femtocells pelas operadoras com atuação local, subitamente, é facilitada. Por quê?

"Serão necessários novos investimentos em fibra óptica, microondas, Wi-Fi, redes Giga-on etc. para aumentar o desempenho e a capilaridade das redes móveis nos próximos cinco anos. Nesta atmosfera há inúmeras variantes e muitas as partes envolvidas. O fato é que se espera, neste período, uma demanda 20 vezes superior por dados móveis e fixos. É um tremendo desafio a ser enfrentado pelos departamentos de planejamento e logística de redes das operadoras", disse ao e-Thesis, Patrick McGrory, presidente da Amdocs para América Latina e Central. A Amdocs, inclusive, encomendou à Rethink Wireless um estudo que aponta que a instalação das pequenas células é essencial para que as operadoras lidem com o aumento de demanda pela rede 3G e para cumprir as expectativas do mercado em relação à LTE (os pontos mais destacados do estudo serão apresentados no final do texto).

Jose Smolka, engenheiro e consultor sênior do mercado de telecom, reforça que as small cells estão na mira das operadoras "por uma razão muito simples: o tráfego não para de aumentar". O tráfego de dados, especialmente. E é bom lembrar que, na LTE, a voz também vai trafegar via rede de dados. E, já que as medidas de ampliação através do aumento da eficiência espectral da interface aérea já atingiram toda a envergadura possível, Smolka destaca que o aumento de capacidade da rede só pode ser conseguido, nos locais de maior congestionamento, através de uma entre as seguintes alternativas:

a) Mudança da rede atual para uma rede exclusivamente de small cells (micro, pico, femto, atto... tanto faz o prefixo, a ideia é igual);
b) Uso de um modelo híbrido (heterogeneous networks ou Het Nets no jargão da moda), com uma cobertura de small cells subjacente à cobertura de células macro; e
c) Offload de parte do tráfego para outras redes wireless (ex.: Wi-Fi offload).

E o especialista continua:

"A alternativa (a) tem o problema do custo de substituição das células atuais pelas novas, além da necessidade de instalação de backhaul para escoamento do tráfego das small cells. A alternativa (b) é bonita no papel e está até prevista no release 10 do 3GPP; porém, os fabricantes de equipamentos ainda estão longe de atender os requisitos completos do release 10. Além disso - mais o problema do custo de instalação -, existe a questão da interferência entre small cells e big cells (o processo de gestão do handover, por exemplo, fica bem mais complexo).

"Por tudo isso, o que as operadoras parecem estar fazendo, em termos práticos, hoje em dia, é apostar na alternativa (c) como forma de, pelo menos, ‘passar a chuva'. Só que existe o que eu chamo de ‘efeito TCP/IP': usa-se o Wi-Fi porque já está aí, é maduro, é seguro e é fácil; depois, quando quiserem voltar para o que julgam ser a solução ideal, as operadoras vão descobrir que o provisório está tão entranhado no negócio e funcionando tão bem que, de fato, ele vira o padrão", avalia ele.

Talvez, seja por não desejarem ficar muito dependentes do Wi-Fi que as operadoras e o governo neste momento partem com força em direção à alternativa (b), já que não é economicamente viável a formação de uma rede exclusivamente composta das small cells, alternativa (a). (...)

Ler restante da matéria, com diversos gráficos