WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2012 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


21/09/12

Flávia Lefèvre: Mais reflexões a respeito da licitação ocorrida em junho deste ano da frequência 2,5 GHz vinculada à frequência de 450 MHz e a licitação que está para ocorrer sobre a faixa de 700 MHz

Olá, WirelessBR e Celld-group!

Flávia Lefèvre prossegue com o tema em seu Blog.

"Post" anterior:
10/09/12
Obscuridades X Planejamento (1) - Vídeo da AET (Associação dos Engenheiros de Telecomunicações)

"Post" de ontem:
20/09/12
Obscuridades X Planejamento (2) - Novo Vídeo da AET sobre a licitação de frequências realizada pela Anatel em junho (transcrição mais abaixo)

Comentários?

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL

--------------------------------------

20/09/12
Obscuridades X Planejamento (2) - Novo Vídeo da AET sobre a licitação de frequências realizada pela Anatel em junho

Segue mais um vídeo da AET - Associação dos Engenheiros de Telecomunicações a respeito do plano obscuro do governo na licitação das frequências necessárias para a inclusão digital:



AET Vídeos - Rede 4G no leilão da Anatel de 12/Jun/2012 (duração: 7min 19s)


Chamaram minha atenção especialmente 4 pontos:

- A ANATEL não divulgou os estudos de demanda para a frequência 4G;

- A faixa de frequência 3G tem uma ocupação de apenas 15% a 20%, podendo crescer e atender não só a demanda para as necessidades da Copa do Mundo, mas também a demanda dos consumidores pela melhoria da qualidade da prestação dos serviços, que hoje está degradada;

- As fibras óticas vinculadas aos contratos de telefonia fixa são fundamentais para o desenvolvimento do 3G E 4G e NÃO ESTÁ HAVENDO INVESTIMENTOS PARA ISTO;

- A faixa de 450 Mhz não é apropriada para atender a área rural.

E duas perguntas me ficam:

- A ANATEL tem capacidade e condições de orientar o aproveitamento pleno das frequências de 3G e 4G, no sentido de garantir o cumprimento dos cronogramas de implementação dos respectivos editais de licitação?

- Será necessário um investimento volumoso de recursos para que as frequências licitadas sejam devidamente aproveitadas e utilizadas de modo a garantir qualidade de serviço aos consumidores. Da onde virão esses recursos?

Abraço a todos!

Flávia Lefèvre Guimarães