WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  5G 

Esta é a página inicial do website "5G"


Consulte o Índice de artigos e notícias para acessar o arquivo das matérias referentes à "5G"


Referências

Destaques sobre "5G" no Portal Teleco:

Seções:
[16/06/18] 5G: Tecnologias de Celular

[30/03/19] 5G no mundo

Tutoriais Teleco:

[10/01/22] Redes 5G I: Conceitos Básicos – Rádio e Core - por Eduardo Tude

[04/04/16] Redes 5G I: A Nova Geração da Rede Celular - por Pedro Henrique Sales Dias

[11/04/16] Redes 5G II: A Nova Geração da Rede Celular - por Pedro Henrique Sales Dias


 Abaixo está um  "recorte" à titulo de ambientação:

"Como todas as demais tecnologias, o 5G é a evolução natural das gerações anteriores (3G e 4G) de rede de internet móvel. Além de garantir até 20 vezes mais velocidade de download e upload, a tecnologia se destaca por ter uma cobertura mais ampla e conexões que não são instáveis e menor tempo de latência. Dessa forma, vários dispositivos podem se conectar na mesma rede, que por sua vez manterá a mesma estabilidade e velocidade para cada um desses aparelhos.

Tecnicamente, podemos dizer que atualmente existem duas “versões” do 5G: a real, considerada como um “5G puro”; e o 5G que já está disponível em algumas regiões do "Brasil sob o codinome DSS (Dynamic Spectrum Sharing), ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro, na tradução livre. Pois é, já existe 5G por aqui, mesmo que de um jeito bastante limitado.

O 5G DSS nada mais é do que a tecnologia de quinta geração, mas compartilhada na mesma rede usada para o 4G. Daí vem o “dinâmico”, uma vez que as operadoras podem utilizar uma única rede para suportar tecnologias diferentes. Qualquer dispositivo, seja um tablet ou smartphone, que tenha compatibilidade com 5G já pode acessar a rede. Aqui no Brasil, a lista vem aumentando pouco a pouco, e inclui modelos como toda a linha iPhone 12, da Apple, e alguns celulares da Motorola e Samsung.

O que torna o 5G diferente das gerações anteriores é que o alcance das ondas milimétricas é mais curto, e são justamente essas ondas as responsáveis por garantir maior velocidade, estabilidade e capacidade de conexão com milhares de dispositivos.

A questão é que, por essas ondas milimétricas serem menores, qualquer objeto físico no caminho — e isso vai desde um prédio até um carro ou uma pessoa — pode bloquear facilmente o sinal. O 5G no Brasil usará faixas de frequência de 3,5 GHz (Gigahertz) a pelo menos 26 GHz. Por isso, a ideia é que antenas menores sejam instaladas para atuar em conjunto com as antenas já existentes, ampliando o alcance e penetração do sinal de 5G." (Fonte)

 O que está acontecendo:

Em 25 de fevereiro de 2021 o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital do leilão de 5G com a maior oferta de espectro da história da Anatel, a licitação das radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.

Leia na Fonte: Tele.Síntese
[05/02/21]  Minuta do Edital 5G

Neste edital a Anatel definiu que a melhor maneira para lidar com as interferências à TV via satélite é a migração do sinal da Banda C para a Banda Ku. As operadoras serão responsáveis pelos custos da migração, incluindo a distribuição de kits de recepção da Banda Ku para usuários, que terá prazo de 18 meses, bem como a adaptação das emissoras ao novo espectro de operação.

Em 19 de março de 2021 o plano de negócios do leilão foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) que tem 90 dias para se pronunciar a respeito.

Em 25 de agosto de 2021 o Tribunal de Contas da União aprovou, em definitivo, a proposta de edital para o leilão do 5G. Embora com ajustes o texto que retorna à Anatel é praticamente o mesmo aprovado no início do ano.
Com a publicação do acórdão da decisão pelo TCU, algumas etapas deverão ser cumpridas pela Anatel.
"Após os ajustes necessários pela área técnica da agência, uma nova minuta de edital será encaminhada ao Conselho Diretor, que sorteará um novo relator para o processo e publicará o texto definitivo em sete dias, segundo afirma o MCom. A aprovação pela Anatel poderá ocorrer em circuito deliberativo remoto, devido à urgência.
Com a publicação, se inicia um prazo de 30 dias para questionamentos. Nesta fase serão submetidas as perguntas e respostas dos interessados no leilão, que depois serão incluídas como anexo do edital."

Clique aqui para ver a íntegra do documento com a decisão do TCU. [Fonte: Convergência Digital]

Em 24 de setembro de 2021, o Conselho Diretor da Anatel aprovou a versão final do edital que norteará o leilão de espectro para a tecnologia 5G.

Em 27 de setembro de 2021 foi publicado no DOU o "Aviso de Licitação". A íntegra do documento (310 páginas) está aqui, no site da Anatel. O início do certame será em 04 de novembro, data de aniversário da agência.

Em 04 e 05 de novembro de 2021 foi realizado o "Leilão 5G".

As novas siglas
A massificação da TV Digital e a liberação de faixas de freqüências para o 4G no país foi possível devido ao enorme sucesso da EAD (Empresa Administradora da Digitalização) e do Gired (Grupo Gestor da Digitalização).
A Anatel pretende seguir o mesmo modelo para o 5G com a criação da EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz) e do GAISPI (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência).
Para a faixa de 26 Ghz estuda-se a criação da EACE (Entidade Administradora da Conectividade de Escolas) e do GAPE (Grupo de Acompanhamento do Custeio à Projetos de Conectividade de Escolas.).

Em 10 de dezembro de 2021 foi instalado o GAISPI.


Consulte o Índice de artigos e notícias para acessar o arquivo das matérias referentes ao "5G".