WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[30/04/14]  México espera ter milhares de MVNOs de quarta geração em 700 MHz - por Fernando Paiva

O México está protagonizando uma revolução em gestão de espectro para serviços móveis desde que incluiu em sua Constituição que a conectividade é um direito fundamental de seus cidadãos. Uma das primeiras medidas concretas tomadas neste novo cenário será a escolha de um operador atacadista que cuidará da implementação da rede 4G em 700 MHz. Esta empresa deterá toda a faixa de frequência, composta de dois blocos de 45 MHz, e ficará encarregada de revender o espectro para operadoras móveis virtuais (MVNOs) para que estas prestem o serviço de conectividade aos consumidores. A expectativa dos reguladores mexicanos é que esse modelo atraia milhares de MVNOs para o país, disse o chefe de política regulatória do Ifetel, Luis Lucatero, durante palestra no LTE Latin America, evento realizado nesta quarta-feira, 30, no Rio de Janeiro. "Pensamos que é possível ter mais de mil MVNOs rapidamente. Serão operadoras de caráter local, municipal, de M2M (machine-to-machine), corporativas, de distribuição de conteúdo etc.", exemplificou Lucatero. O vencedor da licitação terá que tratar todas as MVNOs de maneira não-discriminatória e vender o acesso também para uma operadora virtual do governo para fins de segurança nacional.

As regras para a seleção do operador atacadista estão em discussão e a licitação deve acontecer em novembro. A empresa vencedora não poderá atuar no mercado varejista, ou seja, não poderá vender serviços móveis para os usuários finais, apenas para MVNOs. Ela poderá utilizar prédios do governo para instalar seus sites e terá metas agressivas de cobertura. Segundo Lucatero, mais de dez investidores se interessaram em participar dessa licitação, a maioria fundos de pensão e investidores do setor de infraestrutura de transportes, como portos e rodovias.

O México tomou a decisão de entregar toda a faixa de 700 MHz para um mesmo consórcio por entender que essa seria a melhor maneira de garantir um bom serviço de banda larga móvel no país, em vez de dividir o espectro em vários blocos pequenos e distribuí-los entre as teles, o que geraria redes duplicadas. "Descobrimos que os canais de 5 MHz não são suficientes para banda larga móvel. Se queremos serviços de vídeo móvel com qualidade, precisamos de canais de pelo menos 15 MHz", disse.

Lucatero acredita que o projeto de construção dessa rede única em 700 MHz movimentará aproximadamente US$ 8 bilhões em cinco anos. O backbone a ser utilizado pela operadora atacadista deverá ter cerca de 2 milhões de km de extensão, o que garantirá que não haja nenhum ponto do país a mais de 40 km de distância da fibra. A expectativa é de que a rede em 700 MHz esteja em operação comercial em meados de 2015. "Nunca foi feito algo assim no mundo. É a primeira vez que se definiu um operador atacadista desde o princípio, sem uma rede legada e proibido de vender para o consumidor final", disse o executivo.