WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[08/04/15]  PhoneBrasil anuncia acordo com T-Mobile e prepara smartphone próprio - por Bruno do Amaral

A prestadora de serviços de telecomunicações PhoneBrasil anunciou nesta quarta-feira, 8, parceria global de interconexão com a operadora norte-americana T-Mobile. O acordo (que envolve também a subsidiária Evolution Mobile) permite oferecer serviços de voz, longa distância internacional, SMS e dados LTE da tele nos EUA, além de roaming em 120 países (com dados 2G ilimitados). Mas não se trata do único plano: a companhia pretende fincar os pés no Brasil, além de apresentar um smartphone com sistema operacional proprietário.

Segundo o presidente e fundador do Grupo PhoneBrasil, Anderson Dias, a companhia está "trabalhando forte com a Anatel" para poder também oferecer serviços LTE no País. "A gente teve reunião com o pessoal da Anatel, mas a legislação não permite entrar com (acordos de interconexão) 4G por não termos participado do leilão. Nos próximos quatro meses, vamos apresentar proposta de plataforma, e há bancos que estão com a gente, mas no Brasil o processo é sempre um pouquinho mais lento", disse ele a este noticiário.

Dias reclama que a legislação brasileira é complexa, assim como algumas europeias, como a da Itália, mas diz que procura chegar a um denominador comum com o órgão regulador. "A situação é um pouco complexa, mas temos que respeitar. A gente está tentando."

Para ele, tentar uma licença como operadora móvel virtual (MVNO) no País não seria viável. "A MVNO não é um conceito muito bom no Brasil ainda, está iniciando. A gente busca parceiro de interconexão, seríamos apenas um vendedor de produto como MVNO", explica. A companhia começará a construção de um centro tecnológico em Curitiba, onde fica atualmente o escritório (a sede é em Miami).

Smartphone próprio

Além de serviços, a PhoneBrasil, por meio da Evolution, também ataca em outra frente. Isso porque a empresa trabalha no desenvolvimento de aparelhos – além de produtos como o Evo4S, smartphone Android quad-core que já comercializa, a empresa prepara a divulgação de um novo dispositivo batizado de "The Glass".

Pela imagem ilustrativa divulgada no site da PhoneBrasil, o smartphone deverá trazer um design diferente, com atalhos superiores e uma tela curvada na parte de baixo. Além disso, Anderson Dias afirma que o Glass terá um sistema operacional próprio. "É meu aparelho próprio, com design bem diferente, com um sistema próprio. É um objetivo nosso, um trabalho que tem três anos e que vamos anunciar no final de abril", declara, explicando que faltam finalizar detalhes com parceiros na China e prometendo divulgar mais detalhes no final do mês.