WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[23/06/16]  Codemig ingressa no mercado de telefonia móvel comprando parte da Datora - por Miriam Aquino

A estatal mineira comprou 45% das ações da MVNO de celular e terá direito a dois representantes do conselho de administração

O conselho diretor da Anatel aprovou hoje, 23, a mudança acionária da operadora Móvel Virtual (MVNO) Datora, para o ingresso da estatal mineira Codemig, que passará a deter 45% do capital da operadora.

A mudança acionária foi aprovada com o voto de três conselheiros, pois Otãvio Rodrigues votou contrário à aprovação, devido à propriedade cruzada que o novo controlador detém com o segmento de radiodifusão, o que é proibido pela Lei do SeAC ( Lei de TV por assinatura). O conselheiro Rodrigo Zerbone está de férias.

Mas o conselheiro Igor de Freitas defendeu a aprovação da entrada da nova empresa na operadora de celular por entender que a emissora de rádio que está sob o guarda chuva do governo de Minas Gerais, a rádio Inconfidência, não tem fins comerciais, e por isso, não estaria enquadrada nas proibições da lei do Seac, que impede a concentração de empresas de telecom e emissoras de radiodifusão com fins lucrativos e comerciais. Além disso, ressaltou, a Codemig, subsidiária da Codepar Participações, é uma empresa pública, outra característica que facilitaria a aprovação da medida.

A estatal mineira comprou a participação da Datora Participações, que detinha 98% das ações da Datora Mobile. A Datora Participações, por sua vez, tem em sua cadeia de controle a empresa norte-americana Chaicom, que controla a holding brasileira com 4%. Do outro lado, com 0,17% há a família Fuchs (Raul, Daniel e Tomas) que possuem 0,17% das operações.

A Codemig é uma empresa pública estadual mineira e investe em mineração, óleo, gás natural, hotelaria. parques e balneários.