WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  PGMC --> Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[01/08/16]  PGMC: a regulação da concorrência pelo atacado - por Miriam Aquino

A Anatel vai lançar sua nova proposta de plano para estimular a competição, que terá validade por quatro anos - por Miriam Aquino

O Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), que será votado nessa quarta, 3, pelo Conselho Diretor da Anatel para consulta pública é o instrumento do órgão regulador para atuar nas empresas que têm Poder de Mercado em determinadas áreas críticas de telecomunicações e que poderiam impedir a competição.

Mas a regulação é feita para o mercado de atacado. Com base nesse conceito, lançado em 2010 e aprovado em 2012 - o primeiro PGMC identificou à época seis setores do ecossistema de telecomunicações que precisariam ser vigiados.

Naquela época foram escolhidos os setores de
- EILD (infra de transporte de banda larga;
- rede de acesso da telefonia fixa (quando foram estabelecidos os unbundling e bit stream);
- interconexão rede fixa, terminação de chamada de rede móvel (VU-M);
- o roaming; e
- infraestrutura passiva.

A partir da definição desses segmentos, a Anatel apontou as empresas com poder de mercado e passou a aplicar os “remédios” para corrigir as falhas de mercado. Há quatro anos, os remédios aplicados valiam para o Brasil inteiro, e as empresas apontadas com poder de mercado são os quatro maiores grupos – Telefônica Vivo; Oi; América Móvil e TIM.

No setor de EILD, por exemplo, a agência mandou que as empresas fizessem ofertas públicas de suas redes, e foi criado SNOA – Sistema de Negociação de Oferta por Atacado.

Pela nova proposta, os mercados relevantes continuarão a ser apontados, mas a agência só irá atuar nas cidades onde identifica a real necessidade para estimular a competição, deixando de atuar ex-ante nas cidades onde não há estímulo econômico para qualquer operador ser apresentar, e por isso quem lá estiver não será incomodado.


Para entender o noticiário
O que é SNOA - Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado

O Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado (SNOA) é uma plataforma de intermediação da negociação de produtos de atacado ofertados pelos Grupos detentores de Poder de Mercado Significativo (PMS). 

Por meio do SNOA, os novos agentes poderão adquirir, de forma isonômica e não discriminatória, via internet, produtos de atacado como torres, dutos, linhas dedicadas (EILD), interconexões, acesso local e roaming - infraestruturas essenciais para agentes que estão chegando ao mercado brasileiro. 

Previsto no Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, o SNOA funcionará como uma bolsa de valores virtual, na qual serão negociados insumos de telecomunicações: os grupos econômicos com PMS ofertarão seus produtos de atacado no sistema e os interessados emitirão ordens de compra de forma livre e isonômica, remotamente pela internet. Todas as negociações de atacado serão centralizadas nessa plataforma, o que trará grande ganho de transparência nas relações comerciais de produtos de atacado do setor de telecomunicações. 

Com o SNOA, novos investidores, pequenas e médias empresas, terão acesso aos insumos de atacado de forma fácil, transparente e padronizada, podendo competir mais facilmente nos mercados de varejo. Ao lançar o SNOA, a Anatel propicia melhores condições de competição e viabiliza um novo ambiente regulatório capaz de atender os anseios da sociedade por mais serviços, com preços justos e com qualidade.