WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  PGMC --> Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[14/09/16]  TIM: compartilhamento define o equilíbrio entre a cooperação e a competição - por Ana Paula Lobo e Pedro Costa

O novo modelo de Telecomunicações vai escrever o futuro do setor no Brasil e é muito mais complexo do que trocar concessão por autorização ou se equacionar a questão dos bens reversíveis, atestou o VP da TIM Brasil, Mario Girasole, ao participar da 16ª Rio Wireless, organizada no Network Eventos, no Rio de Janeiro.

Para ele, há cinco itens essenciais para a discussão: o futuro do uso da radiofrequência, a qualidade do atendimento, destino dos fundos setoriais, o compartilhamento de infraestrutura e o Marco Civil da Internet. "Digo brincando que os bens reversíveis estão para 2025, mas antes, temos uma questão endereçada entre 2020 a 2024, onde praticamente 50MHz vão vencer nos próximos três a sete anos. São quase 30% do mercado de SMP", pontuou Girasole.

Para o VP da TIM Brasil, o compartilhamento - que já possui experiências interessantes no país - é palavra-chave para se determinar um novo modelo de Telecom. "É ele quem define o equilíbrio necessário entre a cooperação e a competição do setor". Para Girasole, o compartilhamento não pode ser uma obrigação de Poder de Mercado Significativo, mas essência de política pública.

Girasole falou também da contradição do PGMC e do impacto das medidas do Marco Civil da Internet. Assistam a apresentação do VP da TIM Brasil, que no evento, teve a sua opção pela cidadania brasileira anunciada. Desde esta semana, Mario Girasole é um cidadão do Brasil. Assistam.