WirelessBRASIL |
|
WirelessBrasil --> Bloco Tecnologia --> PLC - Power Line Communication --> Índice de artigos e notícias --> 2005
Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo
Leia na Fonte:
WirelessBRASIL
[15/11/05]
PLC Funciona? - por Thienne Mesquita Johnson
Nota do Coordenador do WirelessBR: Thienne Johnson, ao responder à uma pergunta no Fórum WirelessBR, elaborou um texto que é um verdadeiro artigo. Com sua autorização, vai reproduzido abaixo, ainda no formato da mensagem. HR
Para comparar, outras tecnologias usadas para home networking são phone-line (transmissão de dados pelo cabeamento telefônico), WLAN (redes locais sem fio) e Ethernet.
Rede phone lines (padrão HomePNA 2.0) suportam taxas de dados de até 10Mpbs e no futuro, com HomePNA 3.0, taxas de 100 – 128 Mbps. A principal desvantagem desta tecnologia é que os plugs de telephone não estão tão presentes em todos os cômodos de uma casa quanto os pontos de energia elétrica. O padrão UWB (Ultra Wide Band) sofre de pequena área de cobertura, mas é uma boa escolha para redes PANs (Personal Areas Networks). O famoso e muito usado padrão IEEE 802.11 a/b/g pode suportar taxas de até 54Mbps com excelente portabilidade e mobilidade. Mas não é uma boa escolha para aplicações multimídia devido à falta de suporte nativo à QoS (o padrão IEEE802.11n pode resolver este problema). Redes power-line são facilmente acessíveis. Como dito anteriormente, o padrão atual suporta taxas de 14 Mbps, mas a próxima geração HomePlug AV deve fornecer taxas de 60 a 80Mbps com suporte nativo à QoS.Para ler mais sobre uma comparação das tecnologias usadas em home networking este artigo de pesquisadores da Universidade da Flórida.
Mas a tecnologia funciona mesmo?
Uma pesquisa de opinião foi realizada para comparar a qualidade da transmissão de áudio e vídeo do ponto de vista do usuário, usando as tecnologias de PLC e WLAN (mais detalhes, como resultados de tempo de resposta e vazão).Os usuários viram diversos vídeos transmitidos em rede pelas duas tecnologias e também viram os mesmos vídeos tocados localmente em um aparelho de DVD. Os resultados são interessantes: