WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Wi-Fi para desafogar tráfego de dados  -->  Índice de artigos e notícias - 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[12/05/14]  Em Madrid, Wi-Fi acompanha passageiros dos ônibus municipais - por Luís Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz

Ao demonstrar, no 14º Rio Wireless, o uso prático de uma “cidade inteligente”, o diretor de novos serviços da empresa pública de transportes municipais de Madrid, Sérgio Balaguer apresentou os ganhos com serviços de valor adicionado usufruídos por pelo menos 500 mil usuários diários dos ônibus na capital da Espanha.

A empresa municipal de transportes investiu em cinco datacenters, usar cerca de 500 equipamentos móveis e oferece WiFi gratuito em todos os ônibus e nas paradas. O sistema oferece de um lado serviços aos usuários – como a própria compra de passagens – mas também o controle de combustível.

O salto vem com o aproveitamento dessa base imensa – pelo menos 500 mil pessoas usam diariamente os serviços de conectividade – para turbinar a análise de big data. “Usamos os ônibus como coletores de dados, como sensores para, a elaboração mapas em tempo real da concentração de pólen em Madrid.”

A oferta de ‘banda larga’ aos usuários do sistema também implica em serviços de valor agregado. Como descreve Balaguer, o sistema também permite que quando uma criança entra em ônibus, a própria rede mede se esta no ônibus correto e qual a parada da escola.

Do lado de fora dos ônibus o serviço também continua. Por exemplo, cada parada funciona como uma espécie de hotspot e ao se aproximar de uma é possível verificar, pelo smartphone, não só a localização do ponto mas quais as linhas atendidas ali e o tempo de espera.

Segundo ele, um lado importante do uso dos serviços pelos usuários da empresa foi a adoção de uma política de dados abertos para permitir o desenvolvimento de outros serviços por terceiros. “No começo medo de abrir aos competidores, mas na verdade estamos trazendo aliados ao desenvolvimento do transporte publico”.

Nas contas do diretor de novos serviços da empresa, são 10 milhões de acessos por mês, picos de 40 acessos por segundo, sendo 85% dos acessos realizados por meio de smartphones ou tablets. “Já temos mais de 30 aplicativos desenvolvidos por terceiros”.