WirelessBrasil
- Bloco TECNOLOGIA
Rádio Digital
Artigos e Notícias
Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo
O consumidor que quiser aproveitar a melhor resolução das rádios digitais terá que trocar seu antigo aparelho, pagando, no mínimo, cerca de 70 reais, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, nesta quinta-feira (02/08).
A expectativa de preço revelada por Costa são de informações passadas ao ministro por fabricantes como Samsung e Sony sobre a fabricação nacional do equipamento.
O novo equipamento sintonizará tanto as rádios AM e FM atuais, em sinal analógico, como as novas estações que transmitirão em sinal digital.
Costa afirmou ter dúvidas sobre o funcionamento dos conversores, bastante populares nos Estados Unidos e Europa, que permitem que rádios antigos sintonizem o novo sistema de transmissão, "a menos que custasse no máximo 10 reais".
Para iniciar a fabricação dos novos rádios, as empresas esperam a decisão do governo federal sobre qual sistema de transmissão será adotado pelo país, o que deve ocorrer em, no máximo, 60 dias.
Para baratear ainda mais o preço do novo rádio, o governo federal estuda a possibilidade de fazer um acordo com as indústrias.
A idéia é fazer um acordo em que os empresários diminuam a margem de lucro e o governo diminua os impostos. Costa, porém, não revelou nenhum plano concreto quanto a isto.
“Uma questão foi levantada pelos empresários do setor e
eu vou levar ao presidente da República: Eles me disseram que 40% é a margem do
lucro do revendedor e 35% são impostos. Tem que ter uma discussão nesse
sentido”, adianta o ministro.
*com informações da Agência Brasil.