WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Recuperação judicial da Oi --> Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Folha
[26/06/16]  Dívida da Oi equivale à das dez maiores já em recuperação judicial

O valor da dívida da Oi é 857% maior do que a média dos 20 grandes devedores em recuperação judicial.

O dado é da consultoria especializada em reestruturação de empresas Alvarez & Marsal, que monitorou publicações de fatos relevantes.

Os R$ 65,4 bilhões que a Oi deve equivalem à soma das dez maiores dívidas de companhias que entraram com pedido semelhante na Justiça antes da tele.

(Gráfico não reproduzido aqui: Veja na Fonte)

"O instituto da recuperação foi usado pelos negócios de médio porte, depois maiores e agora gigantescas", afirma André Marques, sócio do Pinheiro Neto.

A capacidade para pagar empréstimos é um fator determinante, diz Marcelo Gomes, presidente da Alvarez & Marsal. "Não existe número mágico, mas quando a dívida passa de sete vezes o Ebitda, é difícil negociar com os credores dentro do padrão".

Uma empresa grande toma a decisão o mais rápido possível, segundo Luis Vasco Elias, sócio da Deloitte. Uma das variáveis que essas companhias analisam para entrar com o pedido é o caixa.

"Elas sabem que vão enfrentar de 6 a 8 meses de dificuldades, veem quanto dinheiro têm para enfrentar o período e se há recursos para o tempo sem crédito."

A tele, a maior empresa brasileira a usar essa saída para uma crise, faturou R$ 40,5 bilhões em 2015.

Entre janeiro e março deste ano, foram 755 pedidos de recuperação, alta de 95,1% em relação ao ano passado, segundo a Serasa Experian.