WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Telebrás e PNBL
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: G1
[24/02/12]  Ministros se reúnem em Brasília para discutir satélite geoestacionário - por Fábio Amato

Decretos sobre a empresa que desenvolverá o satélite são tema do encontro.

Os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da Defesa, Celso Amorim, participam nesta sexta-feira (24) de uma reunião para discutir dois decretos que tratam da empresa que vai desenvolver o satélite geoestacionário brasileiro.

De acordo com Paulo Bernardo, um dos decretos vai estabelecer o modelo de governança da empresa, criada a partir de uma parceria entre a Telebrás e a Embraer, e como o governo vai absorver a tecnologia dos equipamentos que serão comprados no exterior para montagem do satélite.

O segundo decreto, informou o ministro, vai permitir ao governo brasileiro comprar o satélite geoestacionário da empresa. A reunião está prevista para acontecer a partir das 15h30, na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília.

O país deve investir cerca de R$ 716 milhões no novo satélite geoestacionário do governo, previsto para entrar em órbita até 2014.

O satélite geoestacionário gira na mesma velocidade da Terra e fica "estacionado" sobre um mesmo ponto do planeta. Ele é utilizado em telecomunicação, meteorologia e, no caso do satélite público, um dos principais usos será também em comunicações militares.