WirelessBRASIL - Bloco RESISTÊNCIA

Abril 2012             


10/04/12

• A tropa do BloP - Blogueiros Progressistas (3) - O "Comando" dos "progressistas" e os sites e blogs sob sua influência

Nota de Helio Rosa:

Aqui estão os "posts" anteriores:
A tropa do BloP - Blogueiros Progressistas (2) - A "democratização das comunicações" e "controle social da mídia"
A tropa do BloP - Blogueiros Progressistas (1) - Definição de "progressismo" e de "Blogueiro Progressista"; ligação com o "PC do B"

01.
Esta fase de intensificação do movimento dos blogueiros petistas ou governistas é boa para pesquisa de suas intenções, pois sentem-se tão poderosos que não temem (ainda) maiores exposições.

Recebo de um leitor o comentário de que estou dando visibilidade à um movimento desconhecido da sociedade.
Pode até ser mas é melhor que seja logo exposto para que possamos acompanhar sua atuação, némessmm?

Coerente com este leitor, recorto um trecho desta matéria, transcrita mais abaixo (o grifo é meu):
Fonte: Implicante
[06/10/11]  Progressismo Governista: Como a mídia virou inimiga?

(...) Como chegaram a tal ponto? Simples (ou não tão simples): ao longo de anos, em vez de fiscalizar o governo, passaram a CULPAR a imprensa por veicular os casos de corrupção das gestões por eles endossadas. Não importa quantos ministros caiam, a “culpa” é da mídia. A mídia é golpista. Etc. etc. etc.
Prepotência Folclórica
Isso não faz parte de qualquer linha temporal, mas é algo que de fato ocorre e, como ficará bem claro, não deixa de ser uma coisa engraçadíssima, até mesmo folclórica.
O pessoal da internê acha que influi nas eleições.
Isso é uma piada, claro. O número de pessoas acessando a “grande rede” aumentou, é claro, mas proporcionalmente é ridícula a quantidade dos que lêem blogs de política, especialmente aqueles dedicados a defender o governo com unhas e dentes – atacando justamente a mídia que possui mais leitores e telespectadores.
Não, a tal blogosfera progressista não tem poder algum quanto ao grande eleitorado. Nada, mesmo. Eles nem sabem o que é blog, muito menos “progressista” – se bem que essa última qualificação eu duvido que até os próprios integrantes saibam o que representa, no campo semântico.(...)


Mesmo assim, será um erro menosprezar a capacidade de organização deste pessoal pois, nos bastidores, está o PC do B, e sabemos que esta "turma" não desiste nunca, principalmente com recursos "ilimitados"!

02.
Altamiro Borges tem seu nome constantemente associado ao movimento dos blogueiros progressistas e posso deduzir que é seu líder ostensivo, eventualmente compartilhando a "visibilidade" com Paulo Henrique Amorim. Posso deduzir também que um líder "não ostensivo" seja José Dirceu, presença constante no encontro dos "progressistas" e assunto deste "post" e também deste, no Blog do Reinaldo Azevedo, transcritos mais abaixo.

Altamiro Borges é jornalista e membro de Comitê Central do PC do B onde é o Secretário Nacional para Questão da Mídia.

Altamiro Borges é o presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé cujo objetivo é "se somar a outras entidades e movimentos sociais que lutam pela democratização da comunicação, visando conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país" (grifo meu).

No primeiro "post" desta série vimos que o núcleo original do "Barão" era constituído pelos seguintes elementos: Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Altamiro Borges, Luiz Carlos AzenhaRodrigo Viana e Eduardo Guimarães.

Altamiro mantém ainda o "Blog do Miro", "uma trincheira na luta contra a ditadura midiática".

Não pesquisei a fundo mas aparentemente nada consta que desabone o Sr. Altamiro Borges como cidadão comum.
Mas, por sua atuação no "PC do B" e pela liderança que exerce sobre "bloqueiros e mídia progressistas", opino que é um cidadão cuja atuação é perigosa para a democracia.

03.
Multiplicam-se os encontros físicos dos blogueiros progressistas em congressos regionais e nacionais (ressaltei o termo "físicos") pois a "blogosfera" é essencialmente virtual).
Estou pesquisando e vou "holofotar" esses encontros num próximo "posts".

Mas antecipo e transcrevo mais abaixo esta matéria publicada no Portal Vermelho (cujo nome já diz tudo: trata-se de uma página mantida e gerida pela Associação Vermelho, "entidade sem fins lucrativos", em convênio com o Partido Comunista do Brasil - PC do B):
Leia na Fonte: Portal Vermelho
[21/03/12]   3º Encontro Nacional do BlogProg será em maio

Faço este recorte:
(...) Segundo (Altamiro) Borges, a Comissão vai discutir as formas de contornar as dificuldades e viabilizar a realização do Encontro, que deve reunir cerca de 500 ativistas digitais do Brasil inteiro, além de convidados e observadores internacionais.
“Desde a sua primeira edição, o Encontro vem se viabilizando através
- de apoio de entidades sindicais,
- de sites e revistas progressistas, como
Caros Amigos, Carta Capital, Carta Maior e Vermelho;
- de fundações de estudos, como a
Perseu Abramo e Maurício Grabois,
- além disso nós buscamos
apoios institucionais e cobramos pela inscrição.

Para se ter uma idéia de quem sejam os tais "observadores internacionais", anoto da relação que está no final desta página (comento no item que se segue), as seguintes referências:
Partido Comunista Colombiano, Partido Comunista da Argentina, Partido Comunista do Chile, Partido Comunista Português, etc...

04.
Mas vamos ao objetivo principal deste "post" que é listar os sites e blogs considerados, "progressistas", simpatizantes ou apenas "referências" pelo Sr. Altamiro "PC do B" Borges.

Vale fazer nem que seja um voo panorâmico sobre as relações.
Fiz apenas uma visita "aleatória" em alguns deles, afinal, tenho 70 anos e alguns textos destas páginas fazem mal muito mal à minha saúde estomacal... a famosa "azia"...

As fontes consultadas foram o "Barão de Itararé" (que os identificou como "rede de blogs")  e o Blog do (Alta)Miro que chamou sua relação de "lista de sítios".
Estão no final desta página.
HR

Matérias transcritas nesta página, além dos "sites e blogs progressistas"

Fonte: Implicante
[06/10/11]  Progressismo Governista: Como a mídia virou inimiga?

Fonte: Veja - blog de Reinaldo Azevedo
[
09/04/12]   Dinheiro público vai financiar encontro de militantes governistas da Internet. Adivinhem quem é convidado de honra… (José Dirceu)

Leia na Fonte: Portal Vermelho
[21/03/12]   3º Encontro Nacional do BlogProg será em maio


Fonte: Implicante
[06/10/11]  Progressismo Governista: Como a mídia virou inimiga?

A grande mídia é, hoje, o grande inimigo contra o qual combatem as “forças progressistas” ligadas ao governo (ideologicamente ou por meio de contratos sem licitação com estatais). Nem sempre foi assim, e qualquer um com mais de 30 anos sabe disso. Por que essa atitude agora? Qual o motivo da criação de tal inimigo? Onde vivem, o que comem? Você saberá no Globo Repórter… digo, aqui neste texto.
Vambora.

Analisando uma simples linha temporal, os fatos são explicados com certa facilidade. Nas décadas de 80 e 90, por exemplo, a atual “mídia má” era uma aliada poderosa dos partidos então oposicionistas, com especial e óbvio destaque ao PT. Notinhas plantadas, por exemplo, eram prática useira e vezeira.

As exceções eram Globo e Veja, sempre atacadas pelo partido, pelos militantes e até mesmo por vendedores de mariola com camisetas do Che Guevara.

Mas jornais e algumas outras revistas eram vistos com ótimos olhos e lá escreviam todos os “intelectuais” ligados a partidos de oposição – alguns (não exatamente intelectuais), hoje aplaudidos pelos progressistas da web, falavam e escreviam contra o PT e bem do governo do PSDB.

Essa lua-de-mel com a grande imprensa – hoje mídia má e golpista – durou até o início do governo Lula. Pouco a pouco, petistas e simpatizantes (aqueles que defendem com unhas e dentes, mas sempre dizem “ei, não sou petista”…) começaram a questionar essa tal de imprensa que ousava criticar a gestão por eles apoiada e endossada.

Nessa primeira fase, não passava de picuinhas aqui e ali. Motivo: não havia um grande escândalo. Mesmo o caso Waldomiro Diniz, gravíssimo, não gerou uma cobertura ostensiva de todos os veículos, de modo que não necessitou de reação exacerbada dos que defendem o governo mesmo desse tipo de coisa. E assim foi…

…até chegar o MENSALÃO.

Toda e qualquer pessoa que estava viva e lúcida nessa época (exibam aí suas camisetas “Mensalão: eu Fui!”) pode se lembrar com certa facilidade dos fatos agora narrados. Vamos às fases:

A – O Silêncio Ensurdecedor

Aqueles intelectuais petistas (ou de esquerda, vá lá) que até então ocupavam todo e qualquer espaço para falar de todo e qualquer assunto, simplesmente guardaram silêncio mais do que obsequioso. Poderia ser vergonha, e isso é compreensível. Eu mesmo pedia votos para o PT para amigos e familiares e, de repente, virei motivo de piada. Mas não estavam exatamente envergonhados: precisavam de alguma linha de defesa para continuar apoiando o partido.

B – O Questionamento

Após bem mais que um minuto de silêncio, alguns passaram a questionar a veracidade dos fatos, na base do “calma, será que foi tudo assim mesmo?”. Essa etapa durou algum tempo, mas evidências muito fortes surgiram e não havia mais como negar o Mensalão. Deputados petistas, mesmo líderes do partido, confessavam os fatos às lágrimas. Sim, o Mensalão existiu. Ponto.

C – Teorias Explicativas Estapafúrdias

Uma vez COMPROVADO o esquema, não havia como negá-lo. Então a saída foi encontrar explicações alternativas. A tal tese do “caixa de campanha” é boa não porque revela um crime menor (tudo é crime), mas porque crimes eleitorais prescrevem mais rapidamente. Alguns acusados adotaram isso e outros tantos partidários abraçaram a “explicação”. Nesse sentido, deputados aliados não foram comprados PARA VOTAR, mas sim PARA COMPOR A CHAPA.

Começaram a teorizar tanto sobre o tal esquema que, pelas tantas, houve quem refutasse o Mensalão pelo fato de que… ALGUNS RECEBERAM À VISTA, EM PARCELA ÚNICA. Desse modo, não seria um “Mensalão” (sério, falavam mesmo isso). Por aí, dá pra ter idéia do desespero.

D – Esfriamento

Como todo e qualquer assunto, especialmente quando se trata de corrupção no Brasil, o Mensalão foi deixando de ser uma grande notícia para se encaminhar a páginas mais distantes das capas dos grandes veículos. Até esse momento, vale registrar, a imprensa não estava no foco da militância: eles estavam preocupados em defender os acusados, e nunca se preocupavam muito com a lógica para realizar tal defesa.

E – Os Aloprados

A bomba do Mensalão estourou em 2005, de modo que na corrida eleitoral de 2006, mais de um ano depois, o assunto já era uma espécie de “coisa do passado” (embora ainda relativamente viva). Isso, claro, até que petistas fossem apanhados com uma montanha de dinheiro para comprar um dossiê fajuto. Lula os chamou de “aloprados” – sem negar que fossem petistas, sem negar que estivessem lá para uma prática ilícita.

Aí – EXATAMENTE AÍ – começou a grande campanha contra a mídia má. Foi esse o episódio que colocou os militantes francamente contra os grandes veículos.

Isso pode ser explicado pela fase eleitoral, durante a qual de fato alguns ânimos se tornam mais passionais, às vezes quase irracionais. Mas também decorre de algo simples: NÃO HAVIA MAIS ARGUMENTO ALGUM PARA DEFENDER O PARTIDO. Então, passaram a atacar quem o denunciava (nesse caso, a imprensa; toda ela).

F – Expurgados da Mídia, Repatriados no Governismo

Franklin Martins era da Rede Globo, grande inimiga dos petistas, e passou a integrar o governo Lula após ser afastado da emissora. Automaticamente, virou aliado. Isso se tornou algo comum, com a adesão de muita gente que outrora lidava com jornalismo.

Na internet, especialmente, essa turma passou a liderar uma campanha contra a mídia. Nada de atacar o governo corrupto, questionavam a cobertura realizada pela imprensa. Um truque não muito inteligente, é verdade, mas em favor deles havia (e há) o fato de que os militantes não sejam exatamente criaturas brilhantes – e além disso, são predispostos a acreditar em QUALQUER COISA OU TEORIA em favor de seu partido.

Até que deu certo.

G – Campanha Contra a Imprensa

Todo e qualquer blog desse tipo passou a ser uma espécie de “Ombudsman da Mídia Nacional”. Reportagens contra o governo eram rebatidas por meio de qualquer (qualquer mesmo) argumento. Parece idiota, mas há sentido nisso.

Após ANOS de xingamento, mesmo sem qualquer argumento sólido contra cada uma das reportagens atacadas, cria-se (na militância, especialmente – sempre nela…) uma espécie de “pressuposto verídico”: SAIU NA IMPRENSA, É MENTIRA. Era esse, afinal, o objetivo: atacar tudo que sai na mídia para, após algum tempo, estabelecer a máxima ideológica de que TUDO da mídia-má seria mentira deslavada.

A coisa chegou – e ainda está – em tal ponto de imbecilidade que, se um grande jornal escrevesse em favor do governo ou contra a oposição, tais textos eram destacados e tomados como verdade. Se falassem CONTRA o Governo, eram refutados usando como base críticas genéricas à imprensa e também específicas ao veículo. Com endosso dos comentaristas (algumas caixas de comentários se tornaram “diretórios 2.0” de partidos do governo).

H – A volta da Eloqüência

Vivemos essa época. Aqueles que guardaram silêncio constrangedor diante de vários casos gravíssimos de corrupção, agora produzem dissertações imensas e prolixas para descer a lenha em coisas banais como, por exemplo, uma propaganda de lingerie.

Já disseram, e é verdade: a calcinha de Gisele Bündchen é, para eles, mais ofensiva que aqueles dólares encontrados na cueca de um assessor parlamentar petista.

Como chegaram a tal ponto? Simples (ou não tão simples): ao longo de anos, em vez de fiscalizar o governo, passaram a CULPAR a imprensa por veicular os casos de corrupção das gestões por eles endossadas. Não importa quantos ministros caiam, a “culpa” é da mídia. A mídia é golpista. Etc. etc. etc.

Prepotência Folclórica
Isso não faz parte de qualquer linha temporal, mas é algo que de fato ocorre e, como ficará bem claro, não deixa de ser uma coisa engraçadíssima, até mesmo folclórica.

O pessoal da internê acha que influi nas eleições.

Isso é uma piada, claro. O número de pessoas acessando a “grande rede” aumentou, é claro, mas proporcionalmente é ridícula a quantidade dos que lêem blogs de política, especialmente aqueles dedicados a defender o governo com unhas e dentes – atacando justamente a mídia que possui mais leitores e telespectadores.

Não, a tal blogosfera progressista não tem poder algum quanto ao grande eleitorado. Nada, mesmo. Eles nem sabem o que é blog, muito menos “progressista” – se bem que essa última qualificação eu duvido que até os próprios integrantes saibam o que representa, no campo semântico.

Quem elegeu Lula e Dilma não foram as novas mídias, mas as velhas práticas políticas e eleitorais. É simples: aliança com Sarney faz efeito, blog xingando mídia e adversários não tem resultado eleitoral prático.

Mas também não é justo ignorá-los, pois estão aí na intenet, como nós (eu e vcs, leitores). E, justiça seja feita, foram eles que deram repercussão à campanha governista de demonização da mídia, elaborada na falta de qualquer argumento para os flagrantes de corrupção e, mais ainda, por uma (de certa forma óbvia) visão de longo prazo: continuando a mutreta, continuará a cobertura negativa da imprensa.

Foi assim que criaram esse “perigosíssimo” inimigo da democracia e do desenvolvimento social (a ousadia da imprensa foi noticiar trambiques do governo).

Ah, sim. Os “amigos” continuam os mesmos.

----------------------------------------

Fonte: Veja - blog de Reinaldo Azevedo
[
09/04/12]   Dinheiro público vai financiar encontro de militantes governistas da Internet. Adivinhem quem é convidado de honra… (José Dirceu)

Posts abaixo, contesto dois articulistas na abordagem que fazem sobre a corrupção brasileira. De certo modo, têm a mesma tese: o problema do Brasil é “a direita”. É mesmo, é? Lá vou eu excitar a fúria daquele gente simpática…, que depois sai me satanizando por aí na esgotosfera, na esperança de que eu responda para que recebam alguns leitores, que por lá não ficam, é claro!

Entre os dias 13 e 15 deste mês, no próximo fim de semana, ocorre em Fortaleza um troço chamado “2º WebFor - Fórum de Comunicação Social”. São três dias de seminário, com debates, palestras, eventos etc. reunindo os que se intitulam “blogueiros progressistas” - o que quer dizer “governistas”.

Os que mais ascenderam na “organização” já contam hoje com patrocínio do governo federal e de estatais, como sabem. São regiamente pagos com dinheiro público para atacar lideranças da oposição, ministros do Supremo que não sejam do seu agrado e veículos da grande imprensa. É, em suma, o JEG (Jornalismo da Esgotosfera Governista).

Agora eles vão fazer seu segundo encontro. Quem patrocina? Ora, o dinheiro público de novo: Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa do Ceará e Câmara Municipal de Fortaleza. Uma das críticas que faz esse bando de Schopenhaures à grande imprensa diz respeito à sua suposta falta de independência. Como se nota, a independência do tal evento já está garantida…

Ah… O “2º WebFor” tem um convidado de honra, que vai abrir o trabalhos; é o grande herói do encontro: o chefe de quadrilha (segundo a PGR) José Dirceu!

Entenderam por que decidi fazer picadinho, com a educação habitual, dos textos de Elio Gaspari e Eugênio Bucci? Direita? Ora… Quantos dos antigos admiradores restaram ao lado do senador Demóstenes Torres depois do que foi tornado público? Já a turma de Dirceu ama nele justamente uma das cabeças da hidra, como diria “Egogênio Bucci”.

Gaspari deveria aproveitar esse encontro e incluí-lo na sua prefiguração. Imaginemos só um país em que um banco público, um governo do estado, uma assembleia legislativa e uma câmara de vereadores financiam um evento de militantes políticos que têm o declarado propósito de defender o governo, atacar a oposição e agredir a imprensa livre. Pior: o grande homem da patuscada é ninguém menos do que um ex-deputado cassado por corrupção e chefão do maior escândalo político havido no país.

Esse país já existe em 2012, senhor Elio Gaspari!
Por Reinaldo Azevedo

------------------------------------------------

Fonte: Veja - blog de Reinaldo Azevedo
[02/04/12]  “Oi, tudo beeeinnnn, beeeeinnn, beinnnn?” Ou: Um jantar com Dirceu

Vocês devem imaginar como é dura a vida de blogueiros progressistas. Ajoelhou, tem de… Bem, eles sabem como é duro.

Na segunda-feira passada, Paulo Henrique Amorim — “Oi, tudo beeeinnnn? Beinnnn, beinnnn, beinnn???” — recebeu cinco dos autodenominados “blogueiros progressistas” para jantar em seu apartamento em Higienópolis, em São Paulo. Ele adora demonizar a cidade e o bairro, que já tratou como um reduto de reacionários. Segundo se entende, o Rio é que vive seu momento de glória. Mas gosta de brindar os paulistanos com sua altitude — sobretudo a moral.

Amorim é chique no úrtimo!!!. O jantar era servido por garçons. Um grupo de rapazes, num espaço privado, servido por garçons. O socialismo à moda da casa não pode prescindir da elegância.

Havia um convidado de honra: José Dirceu — sim, o “colunista”, o “chefe de quadrilha”, segundo a Procuradoria Geral da República. É evidente que todos eles tratavam só do interesse público e discutiam maneiras de melhorar o Brasil, que é o que sempre faz o Zé quando janta a rapaziada.

Alguns vão ficar enciumados. Têm a mesma profissão de Paulo Henrique Amorim, mas sem direito a certas regalias. O prato na noite foi o mensalão e a certeza do Zé de que será absolvido. Ele já está quase totalmente convencido da própria inocência. Os outros já se convenceram plenamente.
Por Reinaldo Azevedo

-------------------------------------

Leia na Fonte: Portal Vermelho
[21/03/12]   3º Encontro Nacional do BlogProg será em maio

A Comissão Organizadora do no 3º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas (BlogProg) se reúne no próximo sábado (24/3), a partir das 10h, em São Paulo para planejar ações voltadas para garantir a realização do evento nos dias 25, 26 e 27 de maio, em Salvador. O adiamento de uma semana foi proposto em reunião preliminar em Salvador no dia 14 de março.

“Na reunião com a Comissão de Blogueiros da Bahia, que ficou responsável pela organização do Encontro, foram levantados problemas naturais na realização de eventos nacionais, como a questão da estrutura da organização, a proximidade da data e também a realização de outra atividade importante na cidade na mesma data, que a Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. Diante disso, chegou a se levantar a possibilidade de adiamento, mas isso só pode ser decidido pela Comissão Nacional de Blogueiros que se reúne no sábado”, informou Altamiro Borges, da Comissão Nacional e da Barão de Itararé.

Segundo Borges, a Comissão vai discutir as formas de contornar as dificuldades e viabilizar a realização do Encontro, que deve reunir cerca de 500 ativistas digitais do Brasil inteiro, além de convidados e observadores internacionais.
“Desde a sua primeira edição, o Encontro vem se viabilizando através
- de apoio de entidades sindicais,
- de sites e revistas progressistas, como Caros Amigos, Carta Capital, Carta Maior e Vermelho;
- de fundações de estudos, como a Perseu Abramo e Maurício Grabois,
- além disso nós buscamos apoios institucionais e cobramos pela inscrição.

O governo da Bahia, através da Secretaria de Comunicação, tinha sinalizado a possibilidade de apoio e estamos aguardando a resposta para dar continuidade à preparação do evento”, acrescentou.

Desde 2010, quando o movimento começou, os eventos do BlogProg costumam reunir centenas de ativistas digitais, blogueiros e militantes pela democratização da comunicação por onde passam e não será diferente na Bahia, já que a discussão proposta pelo Encontro é extremamente importante. O Encontro Nacional Blogprog tem participação aberta ao público, sem a necessidade de escolha de delegação nos estados, participando do encontro os ativistas que se interessam em discutir as questões propostas. As inscrições serão feitas pela internet e custarão R$ 60 e R$ 30 para estudantes. [De Salvador, Eliane Costa]

-------------------------------------------

Blogs por Estado, listados pelo "Barão de Itararé" como "Rede de Blogs"

Acre

Eu quero é sossego
Blog AMUNAM
Plantão Diário

Amazonas

Vamos Pintar o Mundo de Povo
Medo de Vocês

Bahia

Evidentemente
Blog do Gusmão

Operaria das Ruínas
Valerio Ilhéus
Mapa Blog
A Borduna
Notícias em Trânsito
Blog do Gusmão
Blog de Vicente
Law Araújo
Cafundó

Ceará

Guerrilheiros Virtuais
Blog São Gonçalo
Do Carvalho
Jameson Igor
Vozes e Vezes
Alexandrina Mota
Mau Começo
Blog do Juazeiro

Distrito Federal

Somos Mulheres de Fibra
Carcari
Blog do Eduardo Valdoski
Blog do Filipe
Miúdo Cruzado
Rede Liberdade
Blog do Bruno
Blog do Alok
Pablo Amorim
Blog da Feifar
Lobo em Pele
Poesificando
Meu Caderno 2
Escombros Hablaneros
Outro Espectro
Blog do Ricardo Poppi
Nayara Imagens
Pelo Amor de Deus
Charme Indiscreto
Tijoladas do Alexei
Ubes do DF
Blog do Pinheiro
Espremedor de Cinema
Polivalência
Rede Democrática
Relevâncias N
Blog do Robson Camara
Agência T1
Apenas Marcia
Blog do Alex Alves
Democracia & Política
Marco Tassinari Linhares
Hiperfície
Escola do Mundo ao Avesso

Espírito Santo

Juntos Somos Fortes

Goiás

Blog do Professor Railton
Pensamento Consciente
As árvores são fáceis de achar
Blog do Marcus Vinícius
Onda Vermelha

Maranhão

Conversa de Feira

Mato Grosso

Blogueiros de MT
Eveline Bezerra
Tribuna dos Nobres

Minas Gerais

Interação Midiática
Observadores Sociais
Dom Total
Blog do Túlio Vianna
Cisco Zappa
Blog do Jipão
Blog do Rogério Correia
A tal Mineira
Falando Sozinho
Blog da Sumayra
Blog da Brauer
Blog do Ivanovitch 2
A outra palavra

Pará

Coletivo Bloco A
Vera Paoloni
Arte Bancária
Viva Marabá Pará
Multimidia Luv Life
Ananindeua Debates
Jurubeba Digital

Paraná

Engajarte
Amigos da TV Brasil
Mídia Crucis
Paraná Blogs
Economina Solidária e Agroenergia
Pauta Paraná

Pernambuco

Blog do Cláudio Angelim
Nessa Margem do Mundo
A voz da vitória
Blog de Antonino
Rádio Ponte FM 98,5
Blog de Julieta Brontée
Clarence Santos
Blog do Gilberto de Azevedo

Piauí

Blog do Cássio Borges

Rio de Janeiro

Opiniões – Sérgio Telles
Fatos Sociais
Márcia e suas leituras
Blog Palavras Diversas
Rio Blog Prog
Lotus Egípcio
Gutemblog
E agora?
Pra Escrever
Mobilização BR
Maria da Penha Neles
Blog Bueno
Blog de um Sem-Mídia
Blog do Luís Alberto
Rio Online TV
Blog do Kerbel
Blog do Marat Calado
Petrobras – Fatos e Dados
Página do ZéRo
Breakfastnopantheon
Blog do Leonardo Gomes

Rio Grande do Norte

Blog do Edson Dantas
De olho no discurso
Bodega do Padilha

Blog do Marcelo Souza
Grande Ponto
Blog da Jô Lopes
O Alto Notícias é 10
Blog do Romeu Dantas
Notas de um Geógrafo Radical
Embolando Palavras

Rio Grande do Sul

Somos Andando
Dialógico
Coisas de Soninha
Blog do Júlio Garcia
Blog do Kayser
Blog Cão Uivador
Cloaca News
Coletivo Catarse
Desabafo País
Diário Gauche
Blog do Gilmar da Rosa
Guerrilheiros Virtuais
Blog do Milton  Ribeiro
Blog RS Urgente
Café & Aspirinas
Negação Lógica
Neo Jornalismo
Blog do @heliopaz
Centro de Estudos Ambientais
Contra Machismo
Red Por Ti America
Itair Linchim na Comunicação
Blog Somos
Aldeia Gaulesa
UJS Gaúcha
Relatividade
Pimenta com Limão
Polenta News

Santa Catarina

ContextoLivre

São Paulo

Blog Bacaroço
Blog do Cappacete
Sou Mutirão
Jornalista Nata
Blog do Paulinho
Blog Tsavkko
Verso no Trombone
Bola & Arte
Blog da Vida e Além
Blog do Lado de Lá
Blog do Glauco Cortez
Escrevinhador
Blog Famaliá

O Caipira Digital
Janela Sobre a Palavra
Lamparina Urbana
Blog do Paulo Favari
Nossa Cara SP
O PTrem das Treze
Blog Pé na Terra
Poolts Eder Bruno
Blog Richard Jakubaszko
Uma Opinião Por Dia
Viomundo
Blog Viva Babel
Café do Elias
Mídia Caricata
Blog LepSog Br
Blog do Rafael Castilho
Blog do Miro
Pensamentos Soltos
Blog do Haroldo Azevedo
Maria Frô
Blog do Valter Bittencourt
Márcia Brasileira
Mentes em liberdade
Alternativa Cidadania
Diferença e Diversidade
Politikei
Pitacos da Vila
Em defesa da Educação
Um pouco de tudo
ImprenÇa
Esquerda Digital
Um outro Jornalismo é Possível
Branca Dias
Promotoria Comunitária
Blog do Wagner Göpfert
Blog do Adilson Santos
Bancários Classistas
BiDê Brasil
Corby Irreverente Poeta
el estupendo grouchomarxista
Petista On Line

Sergipe

Blog da Joanne Mota

Nacionais

Blog da Dilma
Rede Brasil Atual
Cinema e outras Artes
De olho no Discurso
Engajarte
Ensaios Comuns
Esquerdopata
Blog do Jadson
Fatos Sociais
Futepoca
Blog Alho e Olho
Interação Midiatica
Juventude Petroleira
Desenvolvimentistas
Blog Palpit
Pilha Pura de Joaninha
Provocações e Digressões
Rede Castor Photo
Blog do William Mendes
Sabotagemche
Amigos da TV Brasil
Blog da Bê
Blog do Zequinha Barreto


"Lista de sítios" do Blog do Miro