ALBERTO MAGNO SILVEIRA BOAVENTURA

ComUnidade WirelessBrasil

Índice


01/06/03

VoIP (2)

----- Original Message ----- 
From: Alberto Magno Silveira Boaventura 
To: antonio kleber ; 'Helio Rosa' ; 'Maxwell Domiciano Rodrigues' ; amsb@ieee.org 
Sent: Sunday, June 01, 2003 11:10 PM
Subject: Re: Mini-ComUnidade VoIP (2)

Comentário:
Eu sempre trabalhei com TI mas nunca como técnico.
Estou interessado na tecnologia VoIP para meu projeto de KM (gestão de conhecimento) na serra de Macaé. Quero conectar minha central no projeto com minhas linhas no RJ via link satélite.


Imagino que em Macaé exista uma estação VSAT onde compartilha aplicações de internet, e agora vc deseja utilizar VoIp via satélite até a estação mãe em terra, onde seria conectado com o STFC (rede fixa), peço que corrija se estiver errado. Existem os seguintes passos:

1) Escolha da arquitetura. Existem basicamente duas arquiteturas para VoIP: H.323 e SIP. Ambas definem sinalização, serviços, topologia e entidades. O H323 é um um protocolo guarda-chuva criado a partir do H.320 para ISDN, onde permite conexões multimída usando a internet. Existem três elementos: Gateway (conversor para stream de voz), Gatekeeper (para provisionamento, e eventualmente para análise de dígitos e serviços), MCU para serviço de vídeo e audio conferencias. O Netmeeting é H.323 que usa a versão 2 deste protocolo. Para este caso, poder-se-ia usar o Netmeeting nas estações, e um roteador após a estação mãe com funcionalidade de Gateway/Media Gateway (como o Cisco 3640). O SIP é um charter do IETF e a grande aposta para arquitetura VoIp que existirá no futuro. Ele define basicamente a arquitetura, protocolos, e quatro elementos: SIP Proxy, SIP Redirection, SIP Registrar e IP user agent. Estes elementos combinados possuem o mesmo efeito que o H.323. O IM no Windows XP é um SoftClient para SIP. Os roteadores da Cisco também suportam SIP, mas precisaria estar checando qual é a versão de IOS.Para os elementos mencionados existem diversos fornecedores. Existem outros SIP UA além do IM do Windows XP, como SIP Phone da Cisco. Depende de quanto deseja estar investindo, ou seja, uma rede mais complexa ou outra mais simples. 

2) Interface com o STFC (rede fixa). A interface com o STFC é simples e se dá através de roteadores apropriados com a função de media gateway, normalmente as interfaces são PRI ou E1 com R2. Não havendo problemas de interfuncionamento com os principais vendors. 

3) Dimensionamento. Existem vários codificadores de voz, como G.711, G.729, G.723 etc. É preciso levar em conta com existe um enlace satélite a soma do atraso de processamento devido a descompressão dos codificadores. Porém, as estações VSAT possuem uma largura de banda bastante restrita. Tem que se avaliar este compromisso bandaxqos/atraso. Feito isto segue basicamente o dimensionamento é um pouco diferente de Erlang B para telefonia. Pois existe multiplexação estatística. Existem vários softwares para dimensionamento de rede IP, em especial o da OPNET. 

4) Serviços suplementares. Isto fica praticamente definido com a escolha da arquitetura> Porém se for só para chamada de voz, ambas arquiteturas servem muito bem. 

5) Segurança. Hoje o grande problema e a segurança em rede IP. Como se trata de uma intra-net, sem problemas. Porém se a conexão ao STFC fica além do proxy, alguns cuidados adicionais precisam ser verificados para evitar escuta pela internet (da sinalização principalmente). 
Feito estes checks, imagino que tenha esgotado, agora é colocar num papel e criar uma RFQ.
Um forte abraço,
Alberto Boaventura


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice