ALBERTO MAGNO
SILVEIRA BOAVENTURA
ComUnidade
WirelessBrasil
06/02/03
• Smart Antenna/Adapative Antenna - Tecnologia BLAST
----- Original Message -----
From: Alberto Magno Silveira Boaventura
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, February 06, 2003 3:12 PM
Subject: Re: [Celld-group] Smart
Antenna/Adapative Antenna - Tecnologia BLAST
Pergunta:
Caros colegas,
Gostaria de obter maiores informações sobre a tecnologia Blast, abaixo segue
matéria publicada na Gazeta.
Alguns comentários.
A tecnologia BLAST é uma das técnicas empregadas no que genericamente é denominado de Smart Antenna/Adapative Antenna. No site da Lucent (http://www.lucent.com), existem bons materiais sobre este assunto, bem como, o seguinte artigo na Communications Magazine: Severine Catreux,Vinko Erceg, David Gesbert and Robert W. Heath, Adaptive modulation and MIMO coding for broadband wireless data networks, IEEE Communications Magazine, vol. 40, no. 6, Jun 2002, pp. 108 - 115.
Basicamente, uma técnica de múltiplo acesso num sistema de telecomunicações permite a transferência de informação através da representação sistemática das informações em funções ortonormais (ou simplesmente normalizadas). Estas técnicas podem ser: FDMA, TDMA ou CDMA. Em todas elas utiliza a informação temporal para estimação do sinal recebido. A proposta das antenas inteligentes é a utilização das informações espaciais do sinal recebido. Com o avanço de tecnologia em Software Radio, pode-se utilizar de algoritmos de estimação não só na dimensão temporal, como também na espacial. Com isto, pode-se representar os sinais em funções ortonormais espacial-temporal aumentando o ganho espectral de uma determinada tecnologia de múltiplo acesso. Seja ela FDMA, TDMA, ou CDMA. Um dos precursores dos algoritmos de estimação espacial-temporal fundou uma empresa denominada de ArrayComm (http://www.arraycomm.com) , que possui produtos desta natureza.
Também,
existe um trabalho bastante incipiente que fiz num passado remoto (1998):
http://planeta.terra.com.br/educacao/amsb/tese.pdf, cujo grande mérito é um tutorial inicial sobre antenas adaptativas.
Hoje a tendência para tecnologias de acesso em faixa larga é usando modulação e codificação adaptativa, isto passando por antenas adapativas e por modulação em subbanda (tipo OFDM). Com isto chega-se a número elevados de ganho espectral.
Espero que tenha ajudado,
Um abraço,
Alberto Boaventura