ALBERTO MAGNO
SILVEIRA BOAVENTURA
ComUnidade
WirelessBrasil
15/07/03
• Tarifação (1)
----- Original Message -----
From: aboaventura
To: Celld-group
Cc: wirelessbr ; Celld-group
Sent: Tuesday, July 15, 2003 6:33 PM
Subject: Re:[Celld-group] RE: [wireless.br] Alguém conhece a Norma?
Pergunta:
Olá pessoal!!! Estou precisando da ajuda de vcs pra esclarecer ou mesmo me dizer como é a norma vigente.
A situação é a seguinte:
Usuário da "operadora A" disca para um número inexistente da "operadora B". " A operadora B " intercepta chamada encaminhando a ligação para anúncio informando :
"Ligação gratuita Operadora B Informa, este número não esta recebendo chamada"; após essa mensagem houve-se o tom de desligamento.
A dúvida é a seguinte: Como se trata de um chamada gratuita essa ligação deve ( na minha opinião) ter a menor duração possível fazendo um desligamento
forçado, se necessário, após o fim da mensagem. Entretanto medições feita indicaram que se o lado originador não desligar a ligação, a rede fica ocupada por quase 2 minutos ( 20 segundos de mensagem + 10 seg de tom de desligamento + 90 seg de temporização)
Alguém saberia dizer com a legislação regulamenta essa situação ? Seria correto ocupar a rede tanto tempo não remunerando a operadora ?
Baseado na prática telebrás 220-250-715, no ponto de tarifação ao receber os sinais/mensagens B7/UNN/REL#1 para R2/TUP/ISUP a central deve enviar B5 sem atendimento para origem e encaminhar para máquina anunciadora.
Hoje, esta conversão de nível vago somente é feita na rede do provedor de serviço de origem, para não mascarar os contadores de qualidade da Anatel.
Segundo a mesma prática, o envio do B5 com esta finalidade de interfuncionamento não é seguido de atendimento, para não inciar a bilhetagem da central de origem. Porém, esta chamada poderia ser
excluída apropriadamente usando pós processamento filtrando o campo fim de seleção no AMA80, ou equivalente para tecnologias não aderentes ao AMA80. Finalmente, peço caso não tenha entendido seu questionamento, que não hesite em contestar.
Espero que ajude,
Alberto Boaventura