FLÁVIA LEFÈVRE GUIMARÃES
Mensagens
 

ComUnidade WirelessBrasil

 Junho 2008               Índice Geral


01/06/08

• BACKHAUL E PGMU (17) - Flávia Lefrève na reunião da Anatel + "Reversibilidade": 2 artigos

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: tele171@yahoo.com.br ; Smoka ; josersp ; Miriam Aquino ; Cristina De Luca ; Luiz Queiroz ; isantana@convergecom.com.br ; mariana.mazza@convergecom.com.br ; Flávia Lefèvre ; Eduardo Tude
Sent: Sunday, June 01, 2008 7:50 PM
Subject: BACKHAUL E PGMU (17) - Flávia Lefrève na reunião da Anatel + "Reversibilidade": 2 artigos
 
 
01.
Este é o "Serviço ComUnitário" sobre o Decreto Presidencial 6424 que determina uma mudança nos contratos de concessão com as operadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). Pelas novas regras, acordadas com as operadoras, estas deixam de estar obrigadas a instalar os PSTs - Postos de Serviços Telefônicos  (exceto no caso de cooperativas rurais), mas passam a ter que colocar seus backhauls em todas as sedes municipais brasileiras.
 
02.
Recebemos da nossa participante Flávia Lefrève, advogada do PRO TESTE, a mensagem abaixo, sobre
reunião do Conselho Consultivo da Anatel.
Obrigado, Flávia!

Temos mais "ecos" da reunião são encontrados nestas duas matérias transcritas mais abaixo
:
Fonte: Teletime
[30/05/01]  
Conselho Consultivo ouvirá Procuradoria e Abrafix sobre reversibilidade (acesso para cadastrados)
Fonte: Tele.Síntese
[30/05/08]  
Conselho consultivo da Anatel debate reversibilidade do backhaul  por Lúcia Berbert
 
03.
Mensagem de Flávia Fefrève:
 
----- Original Message -----
From: Flávia Lefèvre
To: Helio Rosa
Sent: Sunday, June 01, 2008 12:30 PM
Subject: BACKHAUL E REVERSIBILIDADE

Caro Helio
Aqui estou novamente, ainda com a história do backhaul.
 
A necessidade de insistir nesse tema é que, com o decorrer do tempo, as escolhas feitas pelo Governo, sem ouvir a sociedade - vale frisar - ficam cada vez mais claras.
 
Dia 30 tivemos reunião do Conselho Consultivo e ficou claro pelas explanações do representante da ANATEL que o caminho escolhido para expandir a rede de transmissão de dados foi usar o suporte do STFC - JÁ EXISTENTE - para ancorar o backhaul, cuja capacidade será utilizada para o Serviço de Comunicação Multimídia - SCM.
 
A justificativa para essa opção foi que a construção dessa nova rede exigirá muitos investimentos e que só as teles têm condições de fazê-los.
 
Será? Ah! Claro! Elas têm a receita da assinatura básica, que lhes rende 45% do faturamento e, além disso, passando o PL do Mercadante, terão também os recursos do FUST.
 
Ou seja, confirma-se a nossa afirmação de que o STFC vai subsidiar a implantação da rede para transporte de dados e, mais, que o Governo afastou a enorme oportunidade de incluir novos agentes econômicos no setor, pois deixou de abrir licitação na modalidade de PPP para garantir a competição. Ou seja, burlou-se a LGT e a Lei de Licitações.
 
Estabeleceu-se estratégica política pública com foco no interesse privado das teles: Às teles tudo!!!!!
 
Quanto à discussão sobre a cláusula de reversibilidade nos aditivos firmados por força do Decreto 6.424/2008, fui obrigada a ouvir  a seguinte  afirmação: a inclusão da cláusula deixando expresso que o backhaul é bem reversível fragilizaria a posição do Poder Concedente, pois, segundo a ANATEL, o fato de se incluir a previsão da reversibilidade gera a margens para que se sustente que o backhaul não é reversível.
 
Estranho, não é? Você já ouviu as máximas populares: preto no branco, ver para crer, o combinado não sai caro, ou as máximas jurídicas e constitucionais: ato jurídico perfeito, direito adquirido, pacta sunt servanda?
 
Diante dessas máximas, não é difícil engolir o surpreendente argumento de que a inclusão de uma garantia expressa por contrato gera insegurança e, ao contrário, que a ausência da disposição contratual gera segurança?
 
Pois é! Foi por isso que na reunião solicitei que o Conselho votasse por uma recomendação ao Conselho Diretor para que aditassem o aditivo e incluíssem a cláusula retirada, mas os Conselheiros Amadeu e Igor entenderam que a inclusão poria em dúvida o direito `a reversibilidade e ficou estipulado que a Procuradoria da ANATEL virá `a nossa próxima reunião para tecer considerações sobre o tema.
 
Solicitei também que a ABRAFIX venha `a reunião para se pronunciar sobre o assunto, a fim de evitarmos a situação de, ao final da concessão termos de discutir na Justiça se os backhauls, construídos com recursos públicos, são públicos ou privados.
 
Segue abaixo matéria publicada no Teletime.
Abraço e até mais.
Flávia
 
04.
No final desta mensagem estão os link para os "posts" anteriores registrados no BLOCO.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
----------------------------------------------------
 
Fonte: Teletime
[30/05/01]  
Conselho Consultivo ouvirá Procuradoria e Abrafix sobre reversibilidade (acesso para cadastrados)
 
O debate sobre a reversibilidade do backhaul para a universalização da banda larga por parte das concessionárias continua gerando discordâncias dentro do Conselho Consultivo da Anatel. Em reunião realizada nesta sexta-feira, 30, os conselheiros ouviram explicações por parte da Anatel sobre a retirada da cláusula que garantia expressamente a reversibilidade da rede dos aditivos contratuais assinados com as empresas. Mas os conselheiros que acreditam que, sem a cláusula, o backhaul não entra na lista dos bens reversíveis, mantiveram sua posição após a apresentação da agência.

As explicações foram apresentadas pelo assessor especial da Anatel, José Alexandre Bicalho. O cerne da argumentação levada por Bicalho é que a cláusula era dispensável para garantir a reversibilidade, uma vez que o decreto presidencial que cria o programa de universalização da banda larga define a nova rede como "de suporte ao STFC", o que a incluiria automaticamente no rol de itens que retornam à União após o fim da concessão.
Já que a Anatel garante que o backhaul é reversível, a conselheira Flávia Lefèvre sugeriu que fosse encaminhado ao Conselho Diretor um pedido para que o termo aditivo ao contrato fosse alterado novamente para incluir a cláusula, como uma forma de dar transparência sobre a definição. A sugestão foi rejeitada porque não houve unanimidade no apoio à proposta.

Desculpem a falha
Em contrapartida, os conselheiros contrários a alteração do contrato sugeriram que a Procuradoria da Anatel fosse chamada a prestar novos esclarecimentos sobre o assunto. A idéia foi aceita e, na próxima reunião, em meados de junho, devem comparecer representantes da Procuradoria e também da Abrafix para falar sobre o assunto.
Com relação ao fato de a Anatel não ter encaminhado o texto final do aditivo ao Conselho Consultivo – que teve acesso apenas ao texto onde havia a cláusula de reversibilidade, diferentemente do contrato assinado com as concessionárias – Bicalho pediu desculpas pela falha no procedimento.
 
----------------------------------
 
Fonte: Tele.Síntese
[30/05/08]  
Conselho consultivo da Anatel debate reversibilidade do backhaul  por Lúcia Berbert    

O conselho consultivo da Anatel se reuniu hoje para debater a reversibilidade do backhaul, que está sendo instalado pelas operadoras de telefonia fixa em troca dos PSTs (Postos de Serviços Telefônicos); as contas da agência de 2006 e 2007 e para a posse do novo componente, Walter Faiad, como representante dos usuários no órgão.
 
O assessor especial da Anatel, José Alexandre Bicalho, respondeu aos questionamentos de Flávia Lefèvre sobre a retirada da cláusula que explicitava a reversibilidade do backhaul do decreto presidencial, que consolidou a troca do PGMU. As explicações de que a cláusula era desnecessária não convenceram a conselheira, que propôs, sem sucesso, a aprovação de uma recomendação para que a cláusula fosse publicada em um termo aditivo ao contrato.
 
Em vez disso, ficou acertado que representantes da procuradoria da Anatel e da Abrafix (associação das operadoras de telefonia fixa) irão à próxima reunião do conselho, prevista para acontecer no dia 20 de junho, para novas explicações. Flávia Lefèvre disse que se isso acontecer, pelo menos haverá um registro de comprometimento das operadoras, que poderá acabar de vez com o risco de que o backhaul passará para a União, após o final do prazo de concessão, em 2025.
 
As contas de 2006 e 2007 da Anatel foram apresentadas pela superintendente executiva da agência, Simone Scholze, que serão relatadas pelo conselheiro Amadeo de Castro Neto. Ele deve apresentar o parecer na próxima reunião do conselho, dia 20 de junho.
 
Por fim, o presidente do conselho, Vilson Vedana, deu posse a Walter José Faiad de Moura, como representante dos usuários no órgão. Advogado e mestre em Direito nas Relações Internacionais, ambos pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Faiad de Moura é atualmente Diretor Secretário Geral do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon). Com a nomeação, restam apenas duas vagas em aberto no Conselho Consultivo: uma de representação das empresas e outra dos usuários.
 
------------------------------
 
Aqui estão as mensagens/"posts" anteriores registradas no BLOCO
29/05/08
BACKHAUL E PGMU (16) - Manifesto de entidades de defesa do consumidor
28/05/08
BACKHAUL E PGMU (15) - Tele.Síntese: "O backhaul é reversível. Não poderia ser diferente"
28/05/08
BACKHAUL E PGMU (14) - Mais opiniões de José Smolka
BACKHAUL E PGMU (13) - Opinião de Rogério Gonçalves, da ABUSAR
27/05/08
BACKHAUL E PGMU (12) - Nosso participante Bruno Cabral comenta a mensagem de José Smolka
BACKHAUL E PGMU (11) - Opiniões do nosso participante engenheiro José Smolka
25/05/08
BACKHAUL E PGMU (10) - Uma "aula": Decisão judicial sobre Ação Civil Pública movida pela PRO TESTE
25/05/08
BACKHAUL E PGMU (09) - Portal Tele.Síntese: "O direito ao serviço essencial - A Pro Teste e o STFC" por Flávia Lefrève
21/05/08
BACKHAUL E PGMU (08) - Opiniões de Flávia Lefrève e Miriam Aquino
18/05/08
BACKHAUL E PGMU (07) - Artigo do Tele.Síntese e a opinião de Flávia Lefrève
18/05/08
BACKHAUL E PGMU (06) - "Abrafix diz que reversibilidade da rede de dados é polêmica"
07/05/08
BACKHAUL E PGMU (05) - "Backhaul do programa de banda larga não é reversível à União " - Artigo no Teletime
25/04/08
BACKHAUL E PGMU (04) - Novo resumo - novas informações
23/04/08
BACKHAUL E PGMU (03) -  Mensagem de Carlos Carneiro
22/04/08
Backhaul e PGMU (02) - Para entender... e participar
19/04/08
Backhaul e PGMU (01) - Mensagem de Flávia Lefèvre, advogada do PRO TESTE
16/04/08
O que é "backhaul"? (05) - Repercussão do nosso participante Rogério Gonçalves, diretor de Pesquisa Regulatória da ABUSAR - Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido, sobre o Decreto Presidencial 6424 que determina uma mudança nos contratos de concessão com as operadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).
14/04/08
O que é "backhaul"? (04) - Mais uma explicação e os bastidores do Decreto 6424 - Observações do nosso participante José Roberto de Souza Pinto
O que é "backhaul"? (03) - Mais uma explicação e os bastidores do Decreto 6424
09/04/08
O que é "backhaul"? (02) - "...novo decreto define, agora, a criação do "Backhaul..."
07/04/08
O que é "backhaul"?

 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO