FLÁVIA LEFÈVRE GUIMARÃES
Mensagens 


ComUnidade WirelessBrasil

 Novembro 2009               Índice Geral


13/11/09

• Salvos pelo gongo! Vivendi derrota Telefonica

Comentário de Flávia Lefèvre:  VIVA!!!!!!!!!!!!! VIVENDI!!!!!!!!!!!!!!

Fonte: Convergência Digital
[13/11/09]   Vivendi provoca reviravolta no mercado de telecom do Brasil - por Ana Paula Lobo

O desembarque da francesa Vivendi promete redesenhar o cenario competitivo em 2010 no país no setor de Telecomunicações do Brasil. A Oi,, mesmo ciente da possibilidade de enfrentar uma concorrência direta, manifestou expressamente a sua preferência pela rival Telefônica.

Nesse jogo, há ainda uma interrogação. Será que a compra da Intelig pela TIM será de, fato, confirmada? Há pendências judiciais envolvendo o Grupo Docas, controlador da Intelig, e anunciado em abril, até agora, o negócio não foi finalizado. O presidente da TIM, Luca Luciani, espera ter a transação fechada até dezembro.

Se ficar com a Intelig, a TIM ganha uma capilaridade nacional e uma infraestrutura de rede robusta. Nesse cenário quem, agora, fica em desvantagem é a Telefônica, uma vez que a concessionária - passa a ter mais um concorrente direto em São Paulo - e divide o controle da Vivo, com a Portugal Telecom, numa relação complexa e que já passou por altos e baixos.

Do ponto de vista de negócios, a chegada da Vivendi deve mexer em peças importantes no tabuleiro do mundo Telecom. E com o apelo forte para o consumidor. Tanto é assim que o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, foi taxativo ao falar sobre o negócio, durante o Futurecom 2009, na capital paulista.

"O Brasil é um bicho estranho e precisamos de players que conheçam as nossas regras." Segundo o executivo, um grupo de fora - como a francesa Vivendi - poderia chegar e criar condições irreais e depois sair do País porque não teve retorno e não há compromisso."

Falco informou ainda que a consolidação de mercado - o fato mais contestado pelas entidades de Defesa do Consumidor - não o assustava. "Eles (a Telefônica) conhecem o mercado brasileiro. Sabem quais são as nossas dificuldades. Teria mais receio se tivesse que enfrentar o grupo francês Vivendi. Eles não sabem nada daqui e poderiam promover ações complicadas e abandonar o País, como há exemplos na história", desafiou.

Um dos cenários mais importantes dessa aquisição da Vivendi deverá ser a briga na Banda Larga. O ex-ministro das Comunicações, Juarez Quadros, em entrevista ao Convergência Digital, quando ainda havia a expectativa de a GVT ficar sob o controle da Telefônica, deixou claro que a Anatel tinha acertado ao criar condicionantes mesmo sendo a Telefônica uma concessionária e a GVT, uma autorizatária. "Elas têm atuação relevantes e são competitivas na banda larga", declarou.

Fato é que a jogada de mestre da Vivendi - que viu a Telefônica fazer duas ofertas hostis para ficar com o controle da GVT e reagiu de forma certeira e sem chance para reação - agrada, pelo menos, nesta etapa, as entidades de Defesa dos Consumidores. Todas, sem exceção, foram 100% contrárias à possibilidade de a Telefônica ficar com a GVT. As entidades receavam pela concentração de mercado e pela piora da qualidade de serviço prestado ao cidadão.

No discurso, a Vivendi parece estar vindo para, de fato, "jogar o jogo' do mercado de Telecom no Brasil. Ou seja: Para brigar pelo seu lugar. Será a 'estranho no ninho'. Tanto que mandou um recado no seu informe oficial: Vai levar a GVT para cidades onde ela não tem presença ou possui presença pequena. Leia-se, São Paulo e Rio de Janeiro, os dois principais pólos do país.

A Vivendi não terá qualquer restrição legal para assumir a GVT. Na concessão da Anuência Prévia, a Anatel não impôs qualquer restrição ao grupo, exatamente, porque era uma empresa entrante. Enfim, 11 anos depois, o Brasil ganhou o tão sonhado player novo dos planos da privatização do setor.
 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO