FLÁVIA LEFÈVRE GUIMARÃES
Mensagens 


ComUnidade WirelessBrasil

 Setembro 2009               Índice Geral


09/09/09

• Nota da Pro Teste: "Nova pane nos telefones fixos em SP"

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br, wirelessbr@yahoogrupos.com.br
data 9 de setembro de 2009 09:29
assunto Nota da Pro Teste: "Nova pane nos telefones fixos em SP"

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Recebi da nossa Flávia Lefèvre a indicação desta Nota no site da Pro Teste:

Fonte: Pro Teste
[08/09/09]  Nova pane nos telefones fixos em SP
"A ocorrência de nova pane no serviço de telefonia fixa da Telefonica, dia 8 de setembro, em São Paulo, só reforça a importância da ação civil pública em tramitação, em que a PRO TESTE Associação de Consumidores busca reparação para os consumidores, por conta da interrupção ocorrida em junho último, também no serviço de telefonia fixa." (...) Ler mais

Na oportunidade, coleto algumas matérias relacionadas ao tema:

Sumário das Transcrições

Fonte: Pro Teste
[08/09/09]  Nova pane nos telefones fixos em SP

PRO TESTE

Quem Somos

Fonte: Convergência Digital 
[08/09/09] Telefônica e Anatel desconhecem as causas da pane na rede de voz - por Luís Osvaldo Grossmann 

Fonte: Teletime
[08/08/09]  São Paulo sofre com nova pane na rede de voz da Telefônica - Da Redação

Fonte: IDGNow!
[08/09/09]  Dia de caos nos serviços de telefonia atormenta usuários - por Clayton Melo

Fonte: Convergência Digital 
[08/09/09]  Engenheiros querem que BNDES divulgue investimentos da Telefônica - por Luís Osvaldo Grossmann

Fonte: Teletime
[08/09/09]  ProTeste denuncia Anatel ao TCU por improbidade administrativa - por Mariana Mazza

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

-----------------------------------------

Transcrições

Fonte: Pro Teste
[08/09/09]  Nova pane nos telefones fixos em SP

Falhas na prestação dos serviços de banda larga e telefone fixo justificam ação judicial da PRO TESTE

A ocorrência de nova pane no serviço de telefonia fixa da Telefonica, dia 8 de setembro, em São Paulo, só reforça a importância da ação civil pública em tramitação, em que a PRO TESTE Associação de Consumidores busca reparação para os consumidores, por conta da interrupção ocorrida em junho último, também no serviço de telefonia fixa.

A Ação Civil Pública, tramita na 6ª Vara Cível da Justiça de São Paulo desde dia 19 de junho, para que a Telefonica seja obrigada a deixar de cobrar por um mês, a assinatura básica de toda a sua base de assinantes, por conta das reiteradas falhas na prestação do serviço da telefonia fixa e da banda larga Speedy. A PRO TESTE pediu a concessão da antecipação de tutela (decisão liminar), para que o desconto pudesse ser feito já na conta seguinte, mas não foi atendida.

Na avaliação da PRO TESTE, a reiterada má prestação de serviços no setor de telecomunicações comprova que tem sido um fracasso a política do Governo de entregar o desenvolvimento da expansão da banda larga nas mãos das concessionárias, com enormes prejuízos para a sociedade como um todo. Basta ver que a nova pane, que deixou novamente sem acesso telefones de emergência, ocorreu dias depois da liberação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do serviço de speedy, que continua funcionando normalmente.

A PRO TESTE questiona a troca de metas de universalização de telefonia fixa por implantação de rede para o serviço de comunicação de dados, denominado de banda larga. Na ação civil pública, a Associação questiona a legalidade da venda casada entre o Speedy e a telefonia fixa e pede reparação pelos danos causados pelo subsídio que está por trás dessa prática.

A nova interrupção dos serviços reforça os argumentos da PRO TESTE de que a Anatel não tem fiscalizado a Telefonica e a preservação da rede operada pela concessionária, que é bem público e não pode ser precarizado pela ausência de investimentos.

A PRO TESTE apresentou em agosto, denúncia ao Tribunal de Contas da União, para que sejam apuradas as responsabilidades dos dirigentes da Anatel, que se omitem da devida fiscalização e atuam em benefício dos interesses particulares das concessionárias.

O acesso à telefonia fixa vem caindo - apenas 34% dos lares brasileiros tem telefone fixo. E os telefones de uso público não têm manutenção devida, encontrando-se em estado de abandono e sem funcionar, como comprovou pesquisa feia pela PRO TESTE. Em São Paulo - área da Telefonica - 45% dos orelhões não funcionam e a ANATEL não toma nenhuma providência.

Para a Associação, a Telefonica faz venda casada, pois não é possível para o consumidor residencial contratar o Speedy sem contratar o telefone fixo da mesma concessionária. Apenas neste ano de 2009, já ocorreram quatro interrupções na prestação do serviço de banda larga e telefones fixos – abril, maio, junho e agora em setembro.

A interrupção na prestação dos serviços de telefonia fixa em 9 de junho durou 12 horas, impossibilitando o funcionamento de corpo de bombeiros, delegacias, hospitais, gerando grande prejuízo para milhões de comerciantes e pessoas físicas em todo o Estado de São Paulo.Os prejuízos não se restringem diretamente aos consumidores que contratam o serviço, mas atingem difusamente a toda a sociedade.

-------------------------------------------------------------

PRO TESTE
Quem Somos

A PRO TESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor conta hoje com mais de 200 mil associados, constituindo-se na maior associação de consumidores de toda a América Latina.

A PRO TESTE é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e de empresas, e tem como objetivo A DEFESA DO CONSUMIDOR NO BRASIL. 

Para atingir essa meta, a PRO TESTE atua em várias frentes. Ajuda o consumidor a fortalecer seu poder de compra e a conhecer seus direitos com os testes comparativos e outros artigos publicados em suas revistas; orienta o associado sobre os direitos do consumidor em seu serviço de orientação; intermedeia, se preciso, as pendências que o associado tem com fornecedores que se recusam a atendê-lo; e encaminha a empresas e governos as reivindicações e propostas pertinentes.
A PRO TESTE ajuda você a conhecer e exercer seus direitos com orientação e informação em suas publicações, em seu site e na mídia.

---------------------------------------------------------------

Fonte: Convergência Digital 
[08/09/09] Telefônica e Anatel desconhecem as causas da pane na rede de voz - por Luís Osvaldo Grossmann 

Em nota divulgada no início da noite desta terça-feira, 8/9, a Telefônica sustenta que os problemas no serviço de voz que afetaram São Paulo já foram solucionados, embora ressalve que ainda existem "situações de instabilidade localizadas". A empresa não soube dizer, porém, qual foi a causa da pane.Segundo a Telefônica, "oscilações na rede de serviço de voz provocaram dificuldades no completamento de chamadas na capital e na grande São Paulo. Os problemas teriam se concentrado entre as 11h e 12h10.

A Anatel também não identificou ainda a causa do problema na telefonia em São Paulo, nesta terça. A agência informou que continua investigando o motivo da pane, mas tem uma ligeira discrepância em relação aos dados da operadora – para a Anatel, os problemas começaram às 10h30 e só foram solucionados às 14h.

A agência investiga, também, quais as áreas e quantas pessoas foram afetadas pela pane – e garante que, como prevê o regulamento do setor, vai exigir que a Telefônica cumpra com o ressarcimento proporcional aos clientes atingidos.

Veja a nota da Telefônica:

A Telefônica informa que, entre 11h00 e 12h10 da manhã desta terça-feira, 08/09, um conjunto de oscilações na rede de serviço de voz provocou dificuldades no completamento de chamadas para usuários da capital e cidades da Grande São Paulo.

Os serviços para o interior e litoral do Estado de São Paulo não foram afetados. O serviço de banda larga Speedy, assim como outros serviços, também não apresentou problemas em nenhuma região do Estado de São Paulo.A situação da rede de voz foi normalizada às 12h10, havendo situações de instabilidade localizadas em uma pequena parcela de clientes residenciais, serviços 0800 e alguns clientes empresariais.

As ações adotadas pela empresa produziram os efeitos esperados e os problemas localizados remanescentes estão sendo gradativamente resolvidos em um dia atípico de alta demanda pelos serviços de voz. As equipes da Telefônica permanecem mobilizadas para normalizar os casos ainda pendentes o mais rapidamente possível e identificar as causas que deram origem às instabilidades.

--------------------------------------------

Fonte: Teletime
[08/08/09]  São Paulo sofre com nova pane na rede de voz da Telefônica - Da Redação

Grande parte dos paulistanos amanheceu nesta terça-feira, 8, sem poder receber ou realizar chamadas no telefone fixo. A forte e insistente chuva que castigou praticamente todo o Estado ao longo do dia é a provável causadora do 'caladão' e fez o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretar 'estado de atenção' na capital desde as 8 horas da manhã. Usuários de bairros das zonas leste, sul, norte e oeste da capital, além de cidades vizinhas, como Barueri, sofrem com a instabilidade da rede desde o início da manhã. Procurada por esta reportagem, a assessoria de imprensa da Telefônica informou que a operadora ainda não tem o diagnóstico do problema e que trabalha para solucioná-lo o mais rápido possível. O mais provável é que a inundação em diferentes pontos da capital, somadas a vulnerabilidades nos cabos e armários, tenha danificado a rede que fica nas galerias subterrâneas da empresa. 

Segunda vez 
Esta pane é a segunda sofrida pela Telefônica neste ano. A primeira foi há exatos três meses. No dia 9 de junho, também em uma manhã de terça-feira, foi detectada uma forte instabilidade na rede de telefonia fixa da tele, comprometendo o completamento de chamadas de milhões de usuários. Na ocasião, a Telefônica apurou falhas em parte da rede de sinalização, necessária ao completamento de chamadas de voz, que atingiu os municípios de Guarulhos, Cotia, Santo André, Praia Grande, além de regiões e bairros da capital paulista, como Santo Amaro, Avenida Paulista, Praça da Sé, Pirituba e Higienópolis. Posteriormente, constatou-se tratar de um erro de procedimento na atualização de softwares da rede. 

Anatel 
A Anatel afirma que está investigando o ocorrido, mas ainda não está confirmada a abertura de um processo de apuração sobre o incidente. Segundo a agência, a pane começou às 10h30 e às 14h o sistema já estava reestabelecido. A fiscalização ainda está apurando as áreas afetadas e a quantidade de usuários atingidos.

-----------------------------------------

Fonte: IDGNow!
[08/09/09]  Dia de caos nos serviços de telefonia atormenta usuários - por Clayton Melo

Operação das empresas Telefônica, em São Paulo, e Oi e TIM, em Minas Gerais, enfrentam sérios problemas na terça-feira (8/9).

A volta do feriado foi caótica. Além da forte chuva que afeta diversas regiões do País, uma pane atrapalhou o serviço da Telefônica em boa parte da manhã. Enquanto a situação com a companhia espanhola bagunçou a vida dos paulistas - segundo a empresa, apenas a capital e região metropolitana de São Paulo tiveram o serviço interrompido -, Minas Gerais sofreu com problemas na operação de pelo menos outras duas companhias: Oi e TIM.

Responsável por prestar o serviço de telefonia fixa no mercado mineiro, a Oi emitiu comunicado sobre os problemas. "A Oi informa que, devido à ocorrência de uma falha numa central da empresa em Belo Horizonte, observou-se congestionamento pela manhã na capital mineira em seu serviço de longa distância", consta no comunicado.

O resultado é que os usuários tiveram dificuldades para completar as chamadas. "O congestionamento durou até o fim da manhã, quando os serviços foram normalizados", finaliza a nota feita pela empresa. 

A companhia de telefonia celular TIM afirmou que os problemas enfrentados por seus clientes hoje decorreram exatamente da instabilidade nos serviços da Oi. A operação no mercado mineiro ficou prejudicada por volta das "10h em função de uma falha no equipamento da Telemar", disse a TIM por meio de comunicado, referindo-se à operadora que hoje adota a marca Oi.

"Os usuários TIM da área 31 não conseguiram originar chamadas para números da Telemar, nem utilizar o código de seleção de prestadora (CSP) 31. Clientes TIM das áreas 32, 33 e 37 não conseguiram fazer ligações com o CSP 31. Os serviços foram restabelecidos por volta das 13h de hoje", consta na nota enviada pela empresa.

Explicações
Detalhes das razões que motivaram todas essas panes ainda não são plenamente conhecidos. No caso da Telefônica, segundo informações fornecidas pela área de atendimento da operadora de telefonia, as dificuldades para realização de chamadas durante a manhã seriam resultado de instabilidades nos backbones da empresa.

Numa segunda tentativa de contato com o suporte da Telefônica, a reportagem do IDG Now! relatou que identificou problemas na região do ABC, por exemplo. Recebeu como resposta - por meio do atendimento eletrônico - que o respectivo problema não estava na linha do assinante para o qual a reportagem telefonou, mas sim na rede responsável pela região. 

A reportagem também tentou contato com a assessoria de imprensa da organização por volta das 12h, por meio de um aparelho fixo, mas não conseguiu completar a chamada por esse sistema. O contato só foi efetivado por meio do celular. 

A empresa confirmou que o serviço enfrentou problemas nesta manhã em São Paulo, mas disse que não tem informações detalhadas sobre a pane. É possível que a forte chuva que caiu sobre a região metropolitana hoje tenha afetado o serviço.

O serviço telefônico da organização passou a dar sinais de normalização a partir aproximadamente das 13h, quando começou novamente a ser possível a realização de chamadas. 

Histórico de problemas 
A pane sofrida hoje pelo serviço da Telefônica soma-se a outros casos. Em 9 de junho, por exemplo, as linhas mantidas pela empresa ficaram mudas ou não completaram chamadas no Estado de São Paulo. Além da capital, consumidores de regiões como Jundiaí, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Praia Grande, entre outros locais, queixaram-se da interrupção do serviço. A pane foi provocada por uma "falha humana cometida pela equipe de um fornecedor que presta serviços na rede da empresa", alegou a operadora por meio de comunicado divulgado na ocasião.

Em abril, o Speedy, provedor de banda larga da companhia, passou por instabilidade durante dois dias, pouco tempo depois de outra parada no serviço de acesso à internet da organização.

No mês de julho de 2008, a empresa enfrentou uma queda generalizada em sua estrutura de voz e dados que desconectou não apenas o usuário doméstico, mas também órgãos do governo estadual.

A recorrência nos problemas com o serviço seriam resultado, segundo especialistas no setor, da falta de investimento em infraestrutura e na qualificação de pessoal, entre outros fatores.

-----------------------------------------------

Fonte: Convergência Digital 
[08/09/09]  Engenheiros querem que BNDES divulgue investimentos da Telefônica - por Luís Osvaldo Grossmann 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) recebe pedido da Associação dos Engenheiros de Telecomunicações (AET) para avaliar se houve falhas e abre um processo de análise com base nas denúncias feitas pela entidade com relação aos investimentos anunciados pela Telefônica no país.

"Queremos clareza no que foi investido. A empresa tem dado declarações ao mercado, mas não conseguimos identificar onde foram feitos esses investimentos nem junto aos fornecedores de equipamentos. A ideia é que a CVM consiga mostrar se investiu mesmo", afirma o presidente da AET, Ruy Bottesi.

Em uma nova frente, a AET também quer saber do BNDES o destino dos R$ 2 bilhões que o banco emprestou à Telefônica em 2007. "Como o empréstimo saiu em outubro de 2008, era de se imaginar que os investimentos aconteceriam em 2008, mas não conseguimos saber para onde foi o dinheiro", insiste Bottesi.

Para o presidente da AET, panes como as enfrentadas no Speedy, que levaram a Anatel a suspender a venda do serviço por mais de dois meses, estão relacionadas com falhas como a desta terça-feira, 8/9, na telefonia.

"Não faz sentido botar a culpa na chuva. O sistema é estável e tem contingenciamentos. Estamos achando que é um problema de sinalização", avalia Bottesi, referindo-se ao sistema que permite completar as chamadas.

----------------------------------------------

Fonte: Teletime
[08/09/09]  ProTeste denuncia Anatel ao TCU por improbidade administrativa - por Mariana Mazza

A Anatel pode ser alvo de processo do Tribunal de Contas da União (TCU) por improbidade administrativa de seus agentes caso uma denúncia feita pela ProTeste seja aceita pelo órgão de controle externo. A sugestão de abertura de processo para investigar irregularidades na atuação da agência, obtida com exclusividade por este noticiário e detalhada na edição deste mês de setembro da Revista TELETIME, é mais um golpe na agência reguladora, que tem sido alvo frequente de críticas de entidades de defesa do consumidor e autoridades públicas. 

O mais recente desconforto pelo qual a agência teve que passar foi a rejeição de seu Relatório de Gestão 2008 pelo Conselho Consultivo da Anatel, que apontou falhas na prestação de contas da agência. Várias ações tomadas pela autarquia nos últimos tempos compõe a denúncia da ProTeste, como o imbróglio envolvendo a possibilidade de cobrança pela oferta de pontos extras pelas TVs por assinatura e a atuação com relação às falhas do Speedy da Telefônica. 

Por ora, o TCU não se pronunciou se aceitará a denúncia e abrirá investigação sobre a responsabilidade dos agentes da Anatel nos problemas elencados pela associação de defesa do consumidor. De toda forma, os órgãos de controle externo já vêm conduzindo apurações sobre ações específicas da agência, como a aprovação da compra da Brasil Telecom pela Oi e o episódio de criação do informe de multas de elevado valor, citados no material da ProTeste. Assim, a denúncia pode colaborar com as investigações mesmo que não se constitua em um processo independente.


ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO