helyoWAP |
helyoWAP é um site de divulgação de tecnologia, independente, sem fins lucrativos, contendo artigos e anotações de estudo do autor. |
|
Mini-pages
WAP - Como fazer (II) |
||
Helio Rosa |
Nota do autor: Este artigo recebeu a última atualização em OUT/2000. Alguns dos sites citados sofreram modificações posteriores. A conferir. Este artigo foi a origem do site "helyoWAP".
Esta página contém 4 figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.
1.Introdução
Convencionou-se que as gerações de sistemas móveis são as seguintes:Primeira geração: celulares analógicos;Segunda geração: os atuais celulares digitais;Terceira geração: em avançado estágio de desenvolvimento; o atual conceito de células geográficas que deu origem ao popular "celular", deverá ser expandido para células de tamanhos diferentes ( pico, micro e macro-células ); cada célula deverá adotar uma tecnologia diferente para a "interface aérea" ou transmissão dos sinais de rádio; as macro-células provavelmente terão como base a estrutura do GSM ( Global System for Mobile communications) na tecnologia W-CDMA (Wideband Code Division Multiple Access) criada pelos militares norte-americanos; velocidades elevadas de transmissão e integração completa de tecnologias de telecomunicações (incluindo "posicionamento global") e eletrônica de estado sólido servirão de suporte para sistemas multimídia com enorme poder de processamento.A ITU ( International Telecommunicatio Union) está ultimando as especificações de um novo padrão para os sistemas móveis de terceira geração já conhecido como IMT-2000.
Mas surgiu uma novidade no final da atual segunda geração.Um novo tipo de aparelho telefônico celular já está em uso principalmente na Europa e também em alguns paises asiáticos e Estados Unidos. E com ele surge um novo espaço cibernético ( ou seria um sub-espaço ?). Algumas indústrias do setor começam a chamá-lo MMM-Mobile Media Mode; alguns órgãos da imprensa utilizam os termos "Internet Móvel" ou "Internet Portátil". Outros o denominam "Wireless WEB" (WEB sem fio). Mas nos sites europeus os termos mais comuns são "WAP WEB"e "WAP World" (Mundo WAP).WAP é a sigla para "Wireless Application Protocol" (Protocolo para Aplicações sem fio"). Simplificadamente, WAP é um vasto conjunto de especificações com o objetivo de padronizar as interações entre dispositivos portáteis (móveis, sem fio) e a WEB. Este protocolo foi elaborado inicialmente por quatro empresas ( Phone.com - antiga Unwired Planet, Ericsson, Nokia e Motorola) reunidas no famoso WAP Forum, que conta hoje com mais de uma centena de associados. WAP já é um padrão de fato e pretende ser global.Os portáteis desta final de 2G acessam mini-páginas programadas em WML - Wireless Markup Language que pode ser considerada uma evolução da HTML, já no padrão WAP, adaptada para o uso "compacto" exigido pela "portable internet".
O serviço "semelhante" que empresas e bancos oferecem no momento aqui no Brasil é baseado em outra tecnologia chamada SMS - Short Message System . Numa comparação simplista, um "celular SMS" tem capacidade de trafegar e-mails mas não navega na WEB ; um "celular WAP" se comporta como um verdadeiro browser : trafega e-mails e navega nas "mini-pages" escritas em WML.
2. Uma amostra da MMM
Na sequência desta página será apresentada uma visão geral mas bastante prática deste assunto.
Você vai :
- acessar " mini-pages WML" usando mini-browsers : o primeiro com aparência de celular e o segundo parecido com um browser mesmo.
- construir sua primeira mini-page mesmo sem conhecer a WML, usando um editor próprio; e, de imediato, vai publicá-la na Web (ou MMM se preferir já variar o jargão).
- fazer seu primeiro programa em WML, agora escrevendo tag a tag ou comando a comando.
3. O UP.SIMULATOR
Eis um aparelho celular simulado por um programa cujo download Você vai fazer gratuitamente. Esta é apenas uma figura por isso não adianta clicar nas teclas. No programa simulador Você vai acioná-las quando necessário, clicando no mouse. O termo "generic" sugere que Você tem opção de simular um equipamento específico de um determinado fabricante, se desejar.
Esta figura do simulador faz parte da documentação pertencente ao programa Phone.com Software Development Kit (UP.SDK ) na versão 4.0 desenvolvido pela empresa Phone.com (inicialmente Unwired Planet ). O UP.SDK contém uma vasta e completa documentação sôbre o assunto, assim como o simulador de aparelho telefônico celular UP.Simulator 4.0 . Este simulador está dotado de um "mini-browser WAP" chamado UP.Browser. A empresa Phone.com, que já se chamou Unwired Planet, inventou inicialmente a HDML - Handheld Device Markup Language e muitos celulares ( pioneiros da 3G ) ainda utilizam esta tecnologia. Na época não havia o padrão WAP. Pode-se dizer que a WML é a HDML adaptada para o padrão WAP. O padrão WAP foi estabelecido inicilmente em 1997 pelas empresas Unwired Planet, Ericsson, Nokia e Motorola que fundaram o WAP Forum com esta finalidade.
Você vai encontrar o link da Phone.com em outra página deste nosso site. No site da Phone.com Você deverá fazer sua inscrição como futuro usuário (sign-up) e preencher um formulário com seus dados. Você escolherá um nome e uma senha de acesso. Faça o download gratuito do UP.SDK versão 4.0. Após o download dê um duplo clique no arquivo .exe gerado no processo. A instalação será efetivada e o menu do SDK 4.0 poderá, a seu critério, ser colocado no menu Iniciar/Programas do Windows. Abra-o e clique em UP.Simulator: o aparelho visto na figura acima surgirá em primeiro plano na sua tela. Você deverá estar conectado na Internet e o simulador começará a interagir com o site da Phone.com. Não se assuste pois é sinal que tudo está funcionado bem até agora. Se preferir, faça o download agora : (Sites e Downloads).
Os computadores que hospedam homepages HTML precisam ser configurados para aceitar mini-pages escritas em WML. O UOL - Universo On Line já está configurado e Você vai acessar uma mini-page elaborada como exemplo, hospedada lá.
Note que o simulador é um programa que vai acessar outro programa (página), tudo no "interior" da Web. Com um celular real tudo será apenas parecido mas a infraestrutura de telecomunicações e hardware dos servidores, transparente para o usuário (espera-se !), será bastante complexa.
Em tempo: Na WEB programada em HTML um local ( site ) é constituido de páginas (pages). Na Web padrão WAP o que seria um site passa a ser chamado de deck ( maço, grupo ou conjunto ) e o que seria uma page passa a ser chamado de card (cartão). Um deck é um conjunto de cards.
Para seu primeiro teste hospedamos no UOL um deck chamado teste10.wml constituido de dois cards. Digite no campo GO do simulador o endereço do deck : http://sites.uol.com.br/helyr/teste10.wml. Eis o resultado:
Repare na palavra "proximo" : trata-se do label da tecla ACCEPT que está abaixo dela. Ao clicar nesta tecla ( lá no simulador ! ) surge o próximo card:
Mais um teste. Mas antes um alerta : o simulador usa uma memória cache para os endereços. Ao digitar um novo endereço na campo "GO", este pode ser ignorado e a preferência ser dada ao endereço antigo. Para evitar este problema faça o seguinte: digite o novo endereço normalmente no campo "GO"; ressalte-o, isto é, dê um duplo clique no interior do campo "GO" até o mesmo ficar sombreado (ou azulado); abra o menu Edit do simulador e clique em Reload; se o novo card não for exibido automaticamente, tecle Enter (no teclado do seu micro).
Hoiley.com é um "hotel" para decks WML. Você vai conhecê-lo melhor logo mais. Para este teste hospedamos lá um deck de apenas um card chamado web2.wml. Digite no campo GO a URL correspondente: http://www.hoiley.com/user/helyoo/web2.wml
Eis o resultado:
Home WirelessBR helyoWAP Anterior Próxima |