José Roberto de Souza Pinto

WirelessBrasil

Julho 2021               Índice dos assuntos  deste website    


15/07/21

• Gestão Empresarial e a presença da alta administração.

* Publicado em 13 de julho de 2021 no Linkedin

A imagem representa uma situação de risco para a população assim como para os gestores da Empresa responsável por esta instalação, que nesse caso é uma Concessão, mas poderia ser qualquer outra atividade empresarial.

Entretanto o foco das minhas considerações não é só o risco de queda do poste com as possíveis consequências.
Nosso foco se concentra na gestão empresarial da alta administração que precisa ser fazer presente em suas instalações como esta, ou fabricas e demais ambientes de trabalho, para verificar in loco o bom andamento dos processos de trabalho, eventuais falhas e os aspectos positivos como inovações que devem ser multiplicados para toda a organização.

Não resta dúvida que a alta administração das Empresas é suprida de inúmeros relatórios e análises, no sentido de avaliar os indicadores de desempenho técnico e econômico/financeiro, assim como as perspectivas de mercado e a qualidade do atendimento aos seus consumidores.

Qualquer curso mais avançado de administração apresenta todo esse conteúdo, como forma de se obter cada vez mais um melhor resultado para a Empresa, assim como o aumento da base de clientes, com todos os atributos de satisfação garantidos.

Recentemente, fui apresentado a novas metodologias que envolvem riscos associados aos negócios.

Destaco a análise de impacto nos negócios (BIA - Business Impact Analysis) que é um processo sistemático para determinar e avaliar os efeitos potenciais de uma interrupção de operações comerciais críticas como resultado de um desastre, acidente ou emergência. A BIA é um componente essencial do plano de continuidade de negócios de uma organização; inclui um componente exploratório para revelar quaisquer vulnerabilidades e um componente de planejamento para desenvolver estratégias para minimizar o risco. O resultado é um relatório de análise de impacto nos negócios, que descreve os riscos potenciais específicos para a organização estudada, preparado especificamente para a alta administração das Empresas.

As grandes e médias organizações estão, sem dúvida atentas a essas novas metodologias de modo a minimizar os riscos de sua operação.

Outras técnicas interessantes e até um certo ponto diria divertidas e discutíveis quanto a sua efetividade são as que envolvem Diretores da Empresa de uma certa área, de forma dissimulada, participando como trabalhador diretamente das atividades e processos de trabalho, sem serem identificados. Essa técnica visa verificar os aspectos positivos e negativos do funcionamento de diversas atividades, de modo a poder fazer com segurança as necessárias modificações na sua área de atuação ou mesmo na administração do seu negócio.

Penso que todo esse conjunto de medidas ou métodos de gestão com indicadores de desempenho, podem ser aplicados para melhoria dos processos de trabalho e principalmente para reduzir os riscos no seu negócio.

Retornando a imagem inicial do poste, alguns podem dizer que este é um problema do técnico da área geográfica do seu supervisor ou mesmo do gerente regional que não reportou o problema ou não tomou as devidas providências para evitar o possível desastre. Destaco que a imagem do poste é só um exemplo do que pode estar acontecendo na área de responsabilidade da Empresa que você é um dos dirigentes.

O que aprendi com meus superiores, adotei nas inúmeras oportunidades em Cargos de Gerência e Direção em atividades operacionais de implantação e de planejamento é que nada substitui a presença física nos diferentes locais de trabalho para ver as instalações os ambientes de trabalho, conversar com as equipes de trabalho e com isso procurar a melhoria continua do desempenho das atividades empresariais.

Podem acreditar, mas as visitas e conversas nos levaram à situações inusitadas sobre os aspectos das mudanças de rumo, o que não cabe neste momento relatar.
Portanto se você ainda não tem na sua agenda um item destinado a visitar as suas instalações e conversar com os colaboradores das diversas equipes de trabalho no campo, recomendo a inclusão de um período destinado a esta sua atividade gerencial. Afinal você pode ser surpreendido com as consequências da queda de um poste, certamente no sentido figurado da imagem.

Jose Roberto de Souza Pinto, engenheiro e mestre em economia empresarial.