José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens
ComUnidade
WirelessBrasil
Junho
2011
Índice Geral
18/06/11
• Como motivar - e ensinar - crianças e jovens no
estudo de linguagens de programação? - Sugestões de José Smolka
Nota de Helio Rosa:
Esta mensagem refere-se à este "post":
Como motivar - e ensinar - crianças e jovens no estudo de linguagens de
programação? (1)
HR
--------------------------------
de J. R. Smolka smolka@terra.com.br
responder a Celld-group@yahoogrupos.com.br
para wirelessbr@yahoogrupos.com.br, Celld-group@yahoogrupos.com.br
data 15 de junho de 2011
assunto [Celld-group] Re: [wireless.br] Help! Como motivar - e ensinar -
crianças e jovens no estudo de linguagens de programação?
Oi Hélio,
Vou responder essa com base no que observei ao longo dos anos. Creio que, para
crianças na faixa "pré-aborrecente" em diante a melhor abordagem é encontrar
problemas práticos do dia a dia que possam ser solucionados via um algoritmo, e
usar uma linguagem de programação para implementar e executar os programas. Nada
como eles verem o resultado concreto do seu esforço.
A questão é: que linguagem? Um das opções é Pascal, mas não gosto muito dela
porque obriga o aluno a escrever o programa "de trás pra frente", por assim
dizer, já que as rotinas mais gerais só podem ser declaradas depois das mais
específicas, dando ao programa uma cara de árvore invertida. Pesando prós e
contras, exigências de formalismo versus simplicidade sintática, bem como a
biblioteca de funções predefinidas, minha escolha agora recai sobre a linguagem
REXX. Um dos interpretadores mais populares desta linguagem é o Regina,
disponível como
freeware aqui. Simplezinho mas bonitinho.
O problema é o próximo passo depois disso. Linguagens como C e C++ (ou Java) são
importantes, mas podem induzir o aluno a fixar sua linha de pensamento em um
nível de abstração muito alto.
Se possível recomendo tentar gerar interesse pelo aprendizado de linguagens do
tipo Assembly e pelo estudo da documentação do processador.
Aqui vão os links para o download da documentação de algumas arquiteturas:
IBM z/Architecture Principles of Operation,
Intel
64 and IA-32 Architectures Software Developers Manuals e, considerando o
tipo de processador usado (ainda) na maioria dos smartphones,
ARM architecture.
Entender os princípios de funcionamento de sistemas UNIX-like (como o Android,
por exemplo) ajudam muito.
O código fonte do Andrid pode ser baixado por qualquer interessado. Comece
nesta página e siga em
frente (você vai precisar de um ambiente UNIX para trabalhar com o código fonte
do Android).
A propósito, o código fonte para o kernel do Linux pode ser
baixado deste site.
O resto, receio, dependa completamente do grau de interesse dos seus netos neste
tipo de assunto. Para alguns (como eu) é um mundo a ser explorado, com inúmeras
coisas interessantes. Para outros é apenas uma chatice incompreensível.
[ ]'s
J. R.
Smolka
P.S.:
Seguem os links em formato texto, para os que não suportam mensagens formatadas
em HTML.
http://regina-rexx.sourceforge.net/
https://www-304.ibm.com/support/docview.wss?uid=isg2b9de5f05a9d57819852571c500428f9a&wv=1
http://www.intel.com/products/processor/manuals/
http://infocenter.arm.com/help/index.jsp?topic=/com.arm.doc.set.architecture/index.html
http://www.kernel.org/
http://source.android.com/
ComUnidade
WirelessBrasil
BLOCO